De uma forma geral, podemos dizer que os mapas de pequena escala são aqueles que apresentam pouco pormenor, ou seja, aqueles em que a realidade foi muito reduzida. Representam grandes áreas, como o mundo.
A escala numérica indica a relação entre as dimensões do espaço real e do espaço representado, por meio de uma proporção numérica. Por exemplo, numa escala 1:100 000, 1 centímetro medido no mapa representa uma distância de 100 000 centímetros ou 1 quilômetro na superfície terrestre.
As escalas grandes são aqueles que reduzem menos o espaço representado pelo mapa e, por essa razão, é possível um maior detalhamento dos elementos existentes. Por isso, são aquelas cujo denominador é menor. As escalas maiores normalmente são denominadas de plantas que podem ser utilizadas num projeto arquitetônico ou para representar uma cidade.
Para calcular a escala, basta lembrar o seu conceito: Escala (E) é a relação (divisão) entre a área do mapa (d) pela área real (D). Assim: E = d D
Assim, para calcular uma escala de um mapa em que dois pontos estão a 5 cm de distância um do outro, sendo que, no mundo real, eles estão separados por 1000 cm, basta aplicar a fórmula: E = 5 ...
Numa pequena escala o mais importante é representar as estruturas básicas dos elementos representados e não a exatidão de seu posicionamento ou os detalhes que apresentam. Aliás, o detalhamento neste tipo de mapa compromete a sua qualidade e dificulta a sua leitura.
Qual o principal hormônio feminino?
Para ganhar massa muscular quantas series e repetições devo fazer?
Como Monitorar um celular pelo número?
Como saber de onde vem o bloqueio judicial?
Como proteger a madeira da maresia?
Qual é a respiração normal de um paciente?
O que fazer quando o funcionário traz muito atestado?
Quem toma antidepressivo pode usar droga?
Onde fica a configuração do teclado Samsung?
Qual ponto do corpo pressionar para dor de cabeça?