Estes retículos é que fazem com que os compostos iônicos apresentem as seguintes propriedades: São sólidos em condições normais de temperatura (25°C) e pressão (1 atm); São duros e quebradiços; Possuem pontos de fusão e de ebulição elevados.
Apresentam baixa dureza; Apresentam alta tenacidade quando comparados a um composto iônico; Apresentam baixa capacidade de condução de corrente elétrica e de calor; Em temperatura ambiente, os compostos covalentes podem ser encontrados nos estados físicos sólido, líquido e gasoso.
Os compostos orgânicos em sua maioria são formados pela ligação entre átomos de carbono e hidrogênio. Sendo assim, a atração entre elétrons das moléculas orgânicas é praticamente a mesma, essa propriedade nos leva a abordar uma característica dos compostos orgânicos: a polaridade.
Apresenta-se em estado sólido para condições normais de temperatura e pressão. Sua distribuição eletrônica é 1s2 2s2 2p2. O carbono possui raio atômico pequeno e afinidade com muitos outros elementos pequenos, além de ser um composto tetravalente, ou seja, pode estabelecer quatro ligações com outros átomos.
São sólidos em condições normais de temperatura (25°C) e pressão (1 atm); São duros e quebradiços; Possuem pontos de fusão e de ebulição elevados. Visto que a atração elétrica entre os íons é muito forte, é necessário fornecer uma grande quantidade de energia para quebrá-la.
44 curiosidades que você vai gostar
As principais classes são: hidrocarbonetos, alcoóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos, éteres, ésteres, aminas, amidas, haletos orgânicos, fenóis, nitrocompostos, nitrilas, ácidos sulfônicos e compostos organometálicos.
Compostos orgânicos são os compostos do elemento carbono com propriedades características. Além do carbono, os principais elementos que compõem a grande maioria das substâncias orgânicas são: hidrogênio (H), oxigênio (O), nitrogênio (N), enxofre (S) e halogênios (Cl, Br e I).
Os compostos orgânicos são aqueles formados pelo elemento carbono. Eles estão presentes em compostos naturais vegetais e animais e também em compostos sintéticos.
Os compostos moleculares são aqueles que possuem somente ligações covalentes entre seus átomos. A menor partícula deste composto denomina-se molécula.
A água e o metano são substâncias moleculares, pois são formadas por moléculas. Além dessas, podemos citar como exemplos de substâncias moleculares: o açúcar (estado sólido), o álcool (estado líquido) e os gases em geral (estado gasoso).
Propriedades dos Compostos Metálicos
Apresentam brilho característico. Elevada condutividade térmica e elétrica por causa dos elétrons livres. Apresentam elevados pontos de fusão e ebulição. Maleabilidade (facilidade de se moldar mediante a pressão produzindo chapas e lâminas).
o Sólido: açúcar (sacarose), sílica (areia), diamante, grafita; o Líquido: água, acetona, etanol; o Gasoso: Sulfeto de hidrogênio, gás cloro, gás bromo, gás hidrogênio.
Um composto covalente é um composto constituído por moléculas. Por isso, também é chamado de compostos moleculares. Esses compostos têm uma ligação covalente entre eles e compartilham elétrons. Geralmente é composto de 2 não metais.
Tanto os compostos covalentes quanto os moleculares não conduzem corrente elétrica, com exceção da grafita, que conduz bem eletricidade no estado sólido.
Atualmente, são conhecidos mais de 19 milhões de compostos orgânicos e por isso existe um ramo da Química destinado apenas para o estudo desses compostos, a Química Orgânica.
A principal diferença entre os compostos orgânicos e inorgânicos está na presença do carbono. Compostos orgânicos, em geral, possuem carbono (C) em sua estrutura, enquanto os inorgânicos, não possuem este elemento.
Os compostos orgânicos, produzidos pelos seres vivos, por plantas ou animais, que se encontram formando a matéria viva da célula são os carboidratos, os lipídios, as proteínas e os ácidos nucleicos. Os carboidratos, também denominados açúcares, são utilizados pelas células, primariamente, como fontes de energia.
São: açúcares, lipídeos, proteínas e ácidos nucleicos.
Constituição básica dos organismos vivos: hidrogênio, carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre. Carbono: estrutura básica da matéria viva. Suas combinações formam moléculas orgânicas, como açúcares (glicogênio e amido).
Os Compostos Orgânicos
Os principais grupos de compostos que formam os seres vivos são os seguintes: proteínas (e as enzimas), carboidratos, lipídeos e vitaminas.
Para saber se um composto realiza ligação iônica ou covalente, nós vamos olhar para a diferença de eletronegatividade. Quando o valor for menor que 1,7 a ligação será classificada como covalente. E se a diferença de eletronegatividade for maior ou igual a 1,7, a ligação será do tipo iônica.
A ligação covalente é aquela em que os átomos dos elementos químicos compartilham seus elétrons a fim de ficarem estáveis. A ligação covalente é um tipo de ligação química que ocorre entre átomos de hidrogênio, ametais e semimetais, com a finalidade de ficarem estáveis.
Ligação covalente simples. Ligação covalente dupla. Ligação covalente tripla. Ligação covalente coordenada ou dativa.
O que a leitura nos proporciona?
Como limpar japamala olho de tigre?
O que o tribunal de contas faz?
Quanto tempo demora para consertar um carro batido?
Quais são as normas da ABNT 2021?
Quais são os tipos de resistores que existem no mercado?
Quanto tempo deve durar a soneca da tarde do bebê?
O que são instaladores de drivers?
Onde fica o giro frontal superior?
Como fazer a depreciação de um bem?
O que aconteceu na revolta de Felipe dos Santos?
Quais são os peixes mais conhecidos?
Quais os pneus mais importantes?