A principal característica dos processos MIG/MAG é a proteção gasosa que envolve a atmosfera adjacente à poça de fusão e que é proporcionada por gases inertes ou misturas deles, no caso do processo MIG, e por gases ativos ou misturas de gases ativos e inertes, no caso do processo MAG.
Geralmente possui curva característica de saída de tensão constante, podendo ser fabricada com diversos tipos de tecnologia para controle da tensão, como chaves comutadoras, controle tiristorizado ou através de inversores.
A solda por MIG/MAG tem uma grande vantagem frente as demais: por não gerar escória, ela não necessita de acabamento. Assim é possível ter uma soldagem rápida e limpa.
A soldadura MIG/MAG (Metal Inert Gas/Metal Active Gas) consiste num fio de soldadura contínuo protegido por uma atmosfera de proteção. A única diferença entre MIG e MAG é o tipo de gás utilizado.
O processo MIG de soldagem utiliza como proteção um gás inerte, esses gases, portanto, são constituídos de átomos monoatômicos. Os principais gases utilizados, são o gás Hélio ou Argônio. Estes não interagem fisicamente com a poça de fusão da soldagem, por isso, são largamente utilizados nesse processo.
16 curiosidades que você vai gostar
Vale lembrar que uma das principais diferenças entre solda MIG MAG e Eletrodo Revestido é que uma utiliza arame e gases através de uma tocha, enquanto a outra utiliza eletrodo com o revestimento responsável por liberar gases de proteção.
A soldagem MAG é normalmente utilizada em materiais ferrosos e, dependendo da combinação dos gases, na soldagem de aços inoxidáveis. MIG é uma abreviação de Metal Inert Gas e utiliza um gás de proteção inerte, ou seja, um gás que não participa de alterações metalúrgicas da poça de fusão ou na solda.
O gás de proteção básico para soldagem MIG/MAG é o argônio (Ar). Hélio (He) pode ser adicionado para aumentar a penetração e fluidez da poça de fusão. ... e) Melhor em soldagem curto-circuito e melhores propriedades na soldagem em posição que com o Ar + (1-2)% O2. f) Maior fluidez da poça de fusão que o Ar.
As principais vantagens da soldagem MIG/MAG são: soldar em qualquer posição; não ter perdas de pontas (ou a necessidade de remoção de escória);
Soldagem MIG é ideal para projetos grandes, com peças grossas e que requerem soldas repetitivas, ou seja, alta produtividade. O TIG pode oferecer maior “detalhe na solda”, e é indicado para trabalhos que necessitam soldas mais pontuais.
Espessura do material a ser soldado
Você consegue soldar metais grossos com maior rapidez, utilizando o processo MIG. Agora, se for o caso de estar trabalhando com metais/peças de menor espessura, utilizar o processo TIG pode ser melhor.
Aqui é bom ter em mente que a soldagem MIG/MAG não deve ser feita em local aberto, pois as correntes de vento podem prejudicar a proteção da poça de fusão. Isso não é bem uma desvantagem, mas sim uma limitação, ou seja, utilize-a apenas em locais fechados, sem grande corrente de ar.
Basicamente o processo MIG/MAG inclui três técnicas distintas de modo de transferência de metal: curto-circuito (short arc), globular (globular) e aerossol (spray arc). Essas técnicas descrevem a maneira pela qual o metal é transferido do arame para a poça de fusão.
Já para a soldagem MIG/MAG, a lista de equipamentos, inclui: Fonte de energia elétrica; Sistema de alimentação do eletrodo em forma de bobina de arame; Tocha de soldagem; Eletrodo para a abertura do arco; Fonte de gás protetor; Unidade para circulação de água para refrigeração da tocha, quando necessário.
Uma das principais vantagens do processo MIG/MAG é a alta produtividade. Na maioria das aplicações utiliza-se a polaridade positiva, devido a maior estabilidade do arco, geração de menos respingos e formação de cordões com geometria adequada.
Hoje quem trabalha como Soldador Mig Mag ganha em média um salário de R$ 2.119,00. E antes de se tornar Soldador Mig Mag, 27% foi Soldador e depois 12% se tornou Soldador MIG.
A qualidade do cordão de solda conseguido pelos processos MIG/MAG é influenciada por alguns parâmetros, tais como intensidade de corrente, tensão e comprimento do arco, velocidade de soldagem, “stick-out”, gases de proteção,diâmetro do eletrodo e posição da tocha, seus tipos e vazão.
A soldagem mais resistente é o processo TIG (esse método é conhecido por criar uma solda limpa e eficaz) e o motivo dessa escolha é a alta taxa de eficiência. O processo TIG possui várias aplicações. Eles são capazes de produzir soldas com integridade em materiais de alumínios, por exemplo, peças automotivas.
A soldagem MIG é o processo mais simples (possuindo uma facilidade operacional). Essa forma de soldadura é frequentemente vista como mais amigável para iniciantes. Porém, lembre-se que será essencial um soldador experiente para parametrizar o equipamento, o que pode vir a ser difícil para iniciantes.
O arame “sem-gás” possui importantes limitações técnicas e não possui o mesmo acabamento do arame sólido, é uma soldagem bastante grosseira e com nível de acabamento infinitamente inferior. Neste caso basta fazer um teste, e se você conhece um pouco de soldagem, perceberá facilmente a diferença. Simples.
Como acontece em qualquer processo, a soldagem MIG/MAG apresenta algumas limitações: Não solda metais muito espessos, sendo indicada para metais de pequena e média espessura. Não deve ser utilizado em presença de corrente de ar; Manutenção mais trabalhosa, (tocha, roldanas, bico de contato, bocal, regulador de gás);
Como importar tênis Nike original?
Qual o nível da dor de uma queimadura?
Como faço para mudar de setor na Avon?
Tem como converter de MM para cm no Excel?
Como sair do Oi Controle para Pré-pago?
Como transformar sua vida em 21 dias?
Como mudar a sua vida em 21 dias?
Tem como imprimir a CNH Digital?
Como fazer para corrigir o sobrenome?
Como voltar para a sala principal no zoom?
Como ir direto para uma aba no Excel?
Como alterar a voz do Google assistente?
Como colocar as frases em inglês na forma negativa?
Como tirar carteira de trabalho pela internet?