O conjunto de critérios que caracterizam as aglomerações urbanas segundo o IBGE são: população, densidade demográfica, mobilidade pendular e ocupação, crescimento populacional, grau de urbanização.
Tóquio continua a ser a maior aglomeração urbana do mundo com 38 milhões de habitantes, seguida de Deli com 25 milhões, Xangai com 23 milhões e a Cidade do México, Mumbai e São Paulo, cada uma com cerca de 21 milhões de habitantes.
Aglomeração é o ato e o resultado de aglomerar: reunir muitos elementos, acoplar ou colar diferentes substâncias ou fragmentos de algo. Uma aglomeração de pessoas, por outro lado, é uma reunião massiva de indivíduos: “A aglomeração de fanáticos dificultou a visualização dos jogadores”. ...
Na atual fase da urbanização mundial podemos afirmar que os principais tipos de aglomerações urbanas atualmente existentes ou seja aquelas cidades que estão no topo da hierarquia urbana e que protagonizam a economia mundial são as cidades média ou metrópoles ou as régios metropolitanas ou as cidades artificiais ...
As cidades de Pelotas e Rio Grande formam uma área de concentração populacional, sendo que Pelotas, principalmente, caracteriza-se como centro regional importante com a presença de inúmeros serviços e equipamentos urbanos para o atendimento de toda a região sul do Estado.
Apenas nestas aglomerações moram mais de 159 milhões de habitantes, mais de 35% do total da população sul-americana.
Maiores densidades Demográficas
São Paulo e Rio de Janeiro lideram o ranking das regiões urbanas no País com o maior número de habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
A aglomeração urbana é um processo de expansão de núcleos urbanos distintos com produção e intensificação de fluxos que extrapolam os limites políticos/administrativos dos municípios.
Higienizar com frequência os brinquedos das crianças e aparelho celular. Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, toalhas, pratos e copos. Evitar aglomerações, principalmente em espaços fechados e manter os ambientes limpos e bem ventilados.
O conjunto de critérios que caracterizam as aglomerações urbanas segundo o IBGE são: população, densidade demográfica, mobilidade pendular e ocupação, crescimento populacional, grau de urbanização.
Assim, a partir do estudo realizado nas cidades de Presidente Prudente e Álvares Machado, localizados no interior do estado de São Paulo-Brasil, pretende-se contribuir nas pesquisas e debates sobre o processo de aglomeração urbana em cidades de porte médio e pequeno, de caráter não metropolitano.
Ainda nesse sentido, Moura & Ultramari (1994) apresenta a aglomeração urbana como o espaço de comutação diária entre as cidades, com uma relação de dependência entre centro-periferia.
Cidades médias e aglomerações urbanas no Estado de São Paulo: novas estratégias de gestão territorial, por Roberto Braga. Anais do X Encontro de Geógrafos da América Latina – São Paulo, 20 a 25 de março de 2005. Este artigo sobre urbanismo, planejamento e estudos urbanos é um esboço.
Como lançar ETF no imposto de Renda?
O que é logística empresarial e sua importância?
Como pagar a conta de energia com cartão de crédito?
Quando usar Get Up ou Wake Up?
Como pagar a faculdade de medicina?
Como pode ser diminuída a taxa de corrosão do aço no concreto?
Como fazer pagamento de funcionários Santander?
Como usar sérum vitamina C La Roche-posay?
Quando um documento pode ser eliminado?
Qual a definição sociológica básica de cultura?
O que explica o predomínio de baixas altitudes no relevo brasileiro?
Como usar Keltrina Plus para piolhos?
Como pode ser definido o conceito de força quais são seus efeitos?