Hoje se aceita que existe uma remodelação dos músculos respiratórios em situações de sobrecarga, que consiste tanto em adaptações estruturais (dos sarcômeros) como metabólicas (capacidade oxidativa), o que pode ter sido responsável pelo aumento da capacidade contrátil da cadeia muscular respiratória, com consequente ...
ADAPTAÇÕES CRÔNICAS: são aquelas que ocorrem após a sistemática realização de atividade física. Exemplos: bradicardia, hipertrofia muscular, aumento massa magra, aumento da potência aeróbia, aumento da densidade mineral óssea.
Durante o exercício, é esperado aumento da frequência cardíaca, do débito cardíaco, da ventilação pulmonar e da temperatura interna em comparação ao estado de repouso. Todas essas mudanças são exemplos de adaptações agudas.
O termo adaptação à vida extrauterina diz respeito às modificações cardiorrespiratórias que ocorrem ao nascimento e que permitem ao recém-nascido a autonomia para exercer funções vitais fora do ambiente uterino. Tais alterações envolvem a transição da circulação fetal ou placentária para uma respiração independente.
As adaptações são classificadas como agudas e crônicas (RONDO E BRUM, 2003). Segundo Brum et al. (2004) nos exercícios estáticos, as adaptações agudas têm compatibilidade com a elevação da frequência cardíaca, pausa ou até mesmo diminuição do volume sistólico e um menor acréscimo do débito cardíaco.
1) ADAPTAÇÕES CRÔNICAS POSITIVAS: são as adaptações crônicas que estão associadas as alterações morfofuncionais que SÃO BENÉFICAS para as pessoas.
A atuação do sistema respiratório durante o exercício objetiva essencialmente a oxigenação do sangue e a remoção de gases, principalmente o CO2, para garantir o funcionamento apropriado frente a diferentes demandas. Para cumprir esses papéis o sistema mobiliza mecanismos em vários níveis integrados pelo sistema nervoso central.
Antes de tratarmos das alterações específicas ocorridas durante o exercício, vamos destacar conceitualmente as principais variáveis envolvidas. A avaliação da função pulmonar durante o exercício pode ser medida pela observação do comportamento da ventilação.
O sistema pulmonar é constituído por um grupo de passagens que filtram o ar e o transportam para os pulmões, onde a troca gasosa ocorre no interior de pequenos sacos aéreos denominados alvéolos. Resumo 18. Mecânica respiratória 19.
RESUMO: A autora faz uma revisão sobre a influência do envelhecimento na função pulmonar e sobre as adaptações do aparelho respiratório ao exercício fisico.
Com quantos anos cai o dente de leite?
A arquitetura da cidade livro por aldo rossi?
Qual a importância da leitura no ensino médio?
Quanto tempo dura uma sinusite?
Qual é a flor que simboliza a amizade?
Como conservar compotas em frascos de vidro?
O que pode reprovar no exame de audiometria?
Quanto ganha um eletricista em portugal?
Quais foram os motivos que levaram Freud a abandonar a hipnose?
Quanto ganha um camareiro de cruzeiro?
Quem pode fazer um testamento?
Quanto tempo fazer passaporte?
Qual o objetivo da dança popular?
O que fazer em figueira da foz portugal?
Qual é o significado da posição Maranata?