A intoxicação por paracetamol acontece quando a pessoa ingere altas quantidades de medicamento contendo essa substância. Em alguns casos, pode não haver qualquer sintomas ou manifestações leves como vômito (algumas horas após a ingestão) e dor abdominal (até 72 horas).
Não atentar para as fórmulas leva, muitas vezes, à ingestão acidental de paracetamol em quantidade maior do que a dose máxima diária, o que pode causar insuficiência do fígado e a morte. Para adultos, o limite é de quatro gramas (ou oito comprimidos de 500 mg).
Ainda porque, além da toxicidade menor do que a do paracetamol, existem estudos (1) que não associam a droga a efeitos de sangramento gastrintestinal, comuns com outros AINEs.
Em altas dosagens, o mecanismo de metabolização do paracetamol se dá por meio de oxidação a um metabólito reativo (N-acetil-p-benzoquinona-imina) (figura 4), que provavelmente é o principal responsável pela necrose hepática em superdosagem.
Resultados chave: carvão ativado, lavagem gástrica e ipecacuanha podem reduzir a absorção de paracetamol se iniciados dentro de quatro horas após a ingestão de paracetamol, mas o seu benefício clínico não é claro. O carvão ativado parece ser a melhor escolha se a pessoa for capaz de o tomar.
Apesar de os mecanismos de toxicidade do paracetamol estarem bem estabelecidos, o seu mecanismo de ação ainda hoje está por ser elucidado e constitui um motivo de grande debate.
Trata-se de um modelo de base fisiológica que permitiu estudar a distribuição e caraterizar a hepatotoxicidade de uma dose supraterapêutica de paracetamol. Dada a sua relevância e atualidade, este modelo foi analisado em maior detalhe tendo sido simulado em Microsoft Excel®.
O Paracetamol é largamente disponível, e sua toxicidade frequentemente é subestimada entre os leigos. Está presente em diversas apresentações e combinações medicamentosas. A falha em reconhecer a sua presença em diferentes medicações ou o não entendimento de orientações de dosagem podem propiciar casos de intoxicação.7
O paracetamol é absorvido rapidamente ao nível do intestino delgado, ao contrário da absorção gástrica que é insignificante. A velocidade da sua absorção é, no entanto, dependente da velocidade do esvaziamento gástrico, ou seja, quanto mais rápido for o esvaziamento gástrico mais rápida é a absorção do fármaco.
Onde as proteínas são bem absorvidas?
Quantas horas uma cadela fica em trabalho de parto?
Como tirar a borda preta das letras do celular?
Como o YouTube consegue armazenar tantos vídeos?
Como saber se a fonte do carregador iPhone é original?
O que neutraliza o verde do cabelo?
Como resolver cheiro de esgoto na pia da cozinha?
Como saber se a broca e para parede?
Como imprimir o Extrato do INSS?
O que precisa para pegar cheque no Bradesco?
Como saber se o Fila é original?
Qual o tempo para sair o cheiro de verniz?
Quais as possíveis complicações de uma cesárea?
Como saber a diferença entre carne bovina e carne de cavalo?
Como saber se a cerca elétrica tá ligada?
Como saber se uma cerveja e preta?
Qual a diferença entre função quadrática completa e incompleta?
Como saber se uma chapinha e original?