A Arte Bizantina
A arte bizantina se destacou na pintura e na arquitetura, mas a sua forma mais expressiva foi o mosaico. O destaque para a arquitetura foi a construção de grandes e imponentes igrejas. Na pintura, as principais obras foram as pinturas e afrescos.
Mosaico Bizantino Eram aplicados no interior das igrejas e exibiam cores intensas e materiais nobres que refletiam a luz, concedendo suntuosidade aos templos. Eram criados a partir de pequenos pedaços de pedras em cores distintas, colocados sobre cimento fresco em uma parede e que compunham, assim, um desenho.
Império Bizantino. Baixo relevo Os baixos-relevos é uma forma escultórica muito utilizada na decoração de elementos arquitetônico.
A arte bizantina sofreu influências do cristianismo, do helenismo grego e das culturas orientais. Essa arte pode ser observada na grandiosidade das arquiteturas e nas sutilezas das pinturas.
A escultura bizantina caracteriza pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas.
O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não destinando-se somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas, e dos vários imperadores.
Resposta: muitas vezes, com a utilização de ouro, a cor dourada era usada para representar o céu, uma vez que os cristãos consideravam que a maior riqueza que o ser humano poderia alcançar era a salvação da alma e o encontro com Deus, que, simbolicamente, habitava o reino dos céus.
As imagens da arte bizantina tinham como objetivo: a) mostrar a beleza de seus textos visuais; b) ensinar as verdades fundamentais da fé cristã; c) utilizar figuras e símbolos dos pagãos; d) preparar os cristãos para a vinda de Cristo. 3.
Até que em 313 o imperador Constantino outorgou o Édito de Milão, que proibia a perseguição aos cristãos e, então, o Cristianismo começa a crescer. Surgem assim, as igrejas cristãs e um novo estilo de arte, a Arte Bizantina.
Uma das técnicas bastante utilizadas pelos pintores bizantinos foi a têmpera, que consiste em preparar os pigmentos junto a uma goma feita de material orgânico (como a gema de ovo) a fim de fixar melhor as cores à superfície.
Os exemplos mais conhecidos de arquitetura da Arte Bizantina são: As Basílicas de Santo Apolinário e São Vital, em Ravena; A Igreja de Santa Sofia, em Istambul ...
As igrejas e os palácios ilustravam a riqueza arquitetônica dos bizantinos. Na construção das igrejas, os arquitetos usavam a cúpula sobre pilares, a planta em cruz grega e o capitel (extremidade superior de uma coluna) cúbico.
Tem que pagar pra regularizar o CPF?
Quais são as causas de dor na nuca?
Quantas pessoas cabem no cruzeiro MSC?
Como fazer uma conjuntivite falsa?
Como os detergentes atuam na limpeza?
Como organizar um prontuário médico?
Quem é o representante legal de uma empresa?
Qual é o animal que produz a seda?
Qual a transitividade do verbo voltar?
O que deve ser evitado em um texto dissertativo?
Quem patrocinava as artes na Idade Média além do clero?
Tem como recuperar couro sintético descascando?
É possível ou não a alteração do pedido e da causa de pedir após a propositura da ação?
Quanto tempo os antidepressivos para sair do nosso organismo?