A Arte Bizantina
A arte bizantina se destacou na pintura e na arquitetura, mas a sua forma mais expressiva foi o mosaico. O destaque para a arquitetura foi a construção de grandes e imponentes igrejas. Na pintura, as principais obras foram as pinturas e afrescos.
Mosaico Bizantino Eram aplicados no interior das igrejas e exibiam cores intensas e materiais nobres que refletiam a luz, concedendo suntuosidade aos templos. Eram criados a partir de pequenos pedaços de pedras em cores distintas, colocados sobre cimento fresco em uma parede e que compunham, assim, um desenho.
Império Bizantino. Baixo relevo Os baixos-relevos é uma forma escultórica muito utilizada na decoração de elementos arquitetônico.
A arte bizantina sofreu influências do cristianismo, do helenismo grego e das culturas orientais. Essa arte pode ser observada na grandiosidade das arquiteturas e nas sutilezas das pinturas.
A escultura bizantina caracteriza pela influência oriental, sendo uma referência da degeneração do Império Romano do Ocidente. Podemos citar como características principais: uniformidade, rigidez, falta de naturalidade e presença de linhas geométricas e folhagens estilizadas.
O mosaico é a expressão máxima da arte bizantina e, não destinando-se somente a decorar as paredes e abóbadas, serve também de fonte de instrução e guia espiritual aos fiéis, mostrando-lhes cenas da vida de Cristo, dos profetas, e dos vários imperadores.
Resposta: muitas vezes, com a utilização de ouro, a cor dourada era usada para representar o céu, uma vez que os cristãos consideravam que a maior riqueza que o ser humano poderia alcançar era a salvação da alma e o encontro com Deus, que, simbolicamente, habitava o reino dos céus.
As imagens da arte bizantina tinham como objetivo: a) mostrar a beleza de seus textos visuais; b) ensinar as verdades fundamentais da fé cristã; c) utilizar figuras e símbolos dos pagãos; d) preparar os cristãos para a vinda de Cristo. 3.
Até que em 313 o imperador Constantino outorgou o Édito de Milão, que proibia a perseguição aos cristãos e, então, o Cristianismo começa a crescer. Surgem assim, as igrejas cristãs e um novo estilo de arte, a Arte Bizantina.
Uma das técnicas bastante utilizadas pelos pintores bizantinos foi a têmpera, que consiste em preparar os pigmentos junto a uma goma feita de material orgânico (como a gema de ovo) a fim de fixar melhor as cores à superfície.
Os exemplos mais conhecidos de arquitetura da Arte Bizantina são: As Basílicas de Santo Apolinário e São Vital, em Ravena; A Igreja de Santa Sofia, em Istambul ...
As igrejas e os palácios ilustravam a riqueza arquitetônica dos bizantinos. Na construção das igrejas, os arquitetos usavam a cúpula sobre pilares, a planta em cruz grega e o capitel (extremidade superior de uma coluna) cúbico.
Como inserir um tópico no sumário?
O que fazer para começar a programar?
Como iluminar os cachos sem descolorir?
Em qual constelação fica As Três Marias?
Onde informar crédito Extemporaneo no SPED Pis-cofins?
Qual o melhor impermeabilizante para reservatório de água?
Como identificar defeito em placa eletrônica?
Como administrar bicarbonato intravenoso?
Quais os sintomas de câncer na unha?
O que usar para impermeabilizar cimento?
O que é relação de causa e efeito?
Como configurar iPhone com botão Home quebrado?
Como impermeabilizar piso de tijolo?
O que é conjunções e exemplos?