Assim, “você” é um pronome de tratamento que, como todos os outros da mesma classe, pede verbos conjugados em terceira pessoa, e não em segunda.
Significado de Você
substantivo masculino Esse pronome: na região sudeste do Brasil o você é o pronome mais usado. Etimologia (origem da palavra você). A palavra você deriva como forma contraída de vosmecê, derivada de "vossemecê", esta da forma de tratamento "vossa mercê".
1 vassuncê, vosmecê, vossa mercê, vossemecê. Tratamento formal: 2 a senhora, o senhor.
Hoje o pronome “você” é usado como se fosse um nono pronome pessoal do caso reto (além de eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas).
Significado de Alguém
substantivo masculino Um indivíduo, um sujeito, uma pessoa: aquele alguém sobre o qual falávamos já não está mais entre nós. Etimologia (origem da palavra alguém).
17 curiosidades que você vai gostar
prometer;afirmar verbalmente,afirmar por escrito;tomar o compromisso de,propor-se,comprometer-se,obrigar-se,garantir,asseverar,dar sua palavra (de honra),penhorar,dar esperanças de,prestar juramento;assumir o compromisso,assumir a responsabilidade,assumir o encargo de;empenhar a palavra,comprometer a palavra;obrigar-se ...
O Português do Brasil usa o pronome pessoal você, quer para designar a 2. ª, quer a 3. ª pessoa do singular, correspondentes ao tu e ele/a do Português Europeu. É uma forma de tratamento muito comum no Brasil (e em outros PALOP) no relacionamento informal.
Você é um pronome pessoal de tratamento. Refere-se à segunda pessoa do discurso, mas, por ser pronome de tratamento, é empregado na terceira pessoa (como "ele" ou "ela").
O pronome “tu” deve ser conjugado na segunda pessoa do singular, enquanto o pronome “você” – por se tratar de um pronome de tratamento, tal como Vossa Alteza e Vossa Excelência – deve ser conjugado na terceira pessoa do singular.
Em resumo, devemos usar os pronomes pessoais oblíquos da terceira pessoa (lhe ou o/a), quando a pessoa com quem falamos for tratada por “você”. Já se a pessoa for tratada por “tu”, devemos utilizar o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa (te).
Os pronomes pessoais possuem as funções de substituir o nome de um ser e, ao mesmo tempo, situá-lo em relação a pessoa gramatical do discurso; ou seja, indicar quem fala (1. ª pessoa), com quem se fala (2. ª pessoa) ou de quem se fala (3. ª pessoa), tanto no singular quanto no plural.
Exemplos de pronomes de tratamento: você, senhor ou senhora, vossa senhoria, vossa excelência, vossa magnificência, vossa santidade, vossa reverendíssima, entre outros.
“Você” é um pronome evoluído. Começou como uma deferência da realeza em Portugal e, conforme a Coroa veio para o Brasil, o “vossa mercê” ou “sua graça” (“vossa”, do pronome “vos”, e “mercê, que significa “graça”) se popularizou para se referir a pessoas que não aceitariam ser chamadas por “tu”.
"Você" é um pronome de tratamento. Ao contrário dele, "eu", "tu" e "ele" são pronomes pessoais. Para conjugar os verbos usando o "você" basta copiar a conjugação da terceira pessoa do singular (ele/ela). Por exemplo: "você fecha os olhos"(presente do indicativo).
Abreviatura que significa "você".
Os pronomes pessoais designam diretamente uma das pessoas do discurso, seja no singular (eu, tu, ele) ou no plural (nós, vós, eles). Dessa maneira, podemos definir: PRONOMES PESSOAIS são aqueles que indicam as três pessoas do discurso.
Vossa senhoria é um pronome de tratamento formal utilizado na língua portuguesa para se referir às autoridades em geral. Normalmente, “vossa senhoria” costuma ser usado em comunicações formais, direcionado principalmente às autoridades ou em correspondências comerciais e oficiais.
Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: ... 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural); 3ª pessoa: ele, ela (singular), eles, elas (plural).
Sempre que o verbo estiver conjugado na segunda pessoa do singular, deve ser usado Tu. O pronome você, embora também seja segunda pessoa do singular, concorda com verbos conjugados na terceira pessoa. O você, usa a mesma a concordância de ele / ela.
Mim e me são pronomes oblíquos da primeira pessoa do singular, assim como comigo. Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.
SEPARAR EM SÍLABASQuantas sílabas tem alguém? 2 sílabas.É uma palavra aguda (Portugal) ou também chamado oxítona (Brasil), acento tônico na última sílaba.
Essa frase é usada quando alguém falsamente insinua que uma pessoa disse algo, para se beneficiar ou tenta fazer a pessoa acreditar que ela disse tal coisa.
Quais são os espaços públicos de lazer?
Quais são os 5 maiores parceiros comerciais do Brasil?
Com quantos anos nasce o siso?
Como é o clima em Gramado em novembro?
O que foi o totalitarismo soviético?
Como aumentar a serotonina no cérebro?
O que estuda no curso de marketing?
Qual a diferença do proctologista para o coloproctologista?
Como tirar mofo da roupa com bicarbonato?
Como rastrear cartão pelo CPF?
Quais são as estações que mais chove?
O que significa PcD em supermercado?
Onde desenvolveu se a civilização egípcia?
Quais são os problemas da inclusão social?
O que aconteceu com o Rapadura da Praça é Nossa?