EquinodermosEquinodermos.Lírio-do-mar, um equinodermo séssil.Anatomia da estrela-do-mar e os pés ambulacrários.Estrela-do-mar.Serpente do mar.Lírio do mar.Pepino do mar.Ouriço do mar.
Os equinodermos podem ser divididos em cinco classes: Asteroidea (estrelas-do-mar), Ophiuroidea (estrelas-serpentes), Echinoidea (ouriços-do-mar e bolachas-da-praia), Holothuroidea (pepinos-do-mar) e Crinoidea (lírios-do-mar).
Os equinodermos são animais exclusivamente marinhos que possuem espinhos pelo corpo. O filo Echinodermata reúne animais invertebrados exclusivamente marinhos que possuem como representantes os pepinos-do-mar, as estrelas-do-mar, os ouriços-do-mar, entre outros.
O filo Echinodermata possui como sinapomorfias a presença de endoesqueleto composto por carbonato de cálcio na forma de calcita; sistema conjuntivo mutável; sistema hidrovascular, que é responsável por diversas funções vitais, tais como, alimentação e locomoção, além da simetria pentarradiada secundária (PAWSON, 2007).
A excreta liberada pelos equinodermos é na forma de amônia que é enviada para o meio externo através das pápulas e dos pés ambulacrais por difusão. Os equinodermos podem realizam as trocas gasosas através de brânquias primitivas localizadas próximas a boca desses organismos.
24 curiosidades que você vai gostar
A palavra “equinodermos”vem do grego e significa echinos = espinho; dermatos = pele, ou seja, os equinodermos são animais que possuem o corpo todo recoberto por espinhos. Estes, além de terem função de defesa, também atuam na locomoção do animal.
Os equinodermos não possuem órgãos especializados na excreção, e as trocas gasosas ocorrem de maneira distinta em cada grupo, sendo observada a respiração branquial e também a difusão pelo sistema ambulacrário.
Os Crinóides, quer estejam pedunculados ou móveis, apresentam sempre a face oral para cima, dando-lhes o anel de braços em torno da boca um aspecto de flor. Possuem pelo menos 10 braços, mas algumas espécies têm até 40 e outras 200. Os braços têm uma fila de projeções, as pínulas, dando-lhes o aspecto de penas de ave.
Os equinodermos são todos de vida livre. Nunca formam colônias e não há espécie parasita. O corpo não revela segmentação. Desprovidos de cabeça, eles têm um sistema nervoso elementar, com um anel nervoso ao redor esôfago, do qual partem nervos radiais que se dirigem os braços ou para os lados (nos que não têm braços).
Artrópodes (filo Arthropoda) são animais dotados de patas articuladas e que possuem esqueleto externo (exoesqueleto) nitidamente segmentado. Entre eles, besouros, borboletas, aranhas, camarão, centopeia e piolho de cobra. O grupo dos insetos tem a maior diversidade entre os animais, sendo os besouros os mais comuns.
aranha. As aranhas são animais com oito patas conhecidos por tecer teias de seda. Elas usam as teias para apanhar insetos.
Artrópodes são animais pertencentes ao Filo Arthropoda, um filo que agrupa organismos que se destacam pela presença de apêndices articulados e um exoesqueleto quitinoso, que protege o corpo do animal contra perda de água e predadores.
Os equinodermos são animais triblásticos celomados. Ao contrário dos demais invertebrados, o orifício embrionário primitivo (blastóporo) dos equinodermos não dá origem à boca, mas ao ânus. ... Devido a essa possível divisão, a simetria dos equinodermos é chamada pentarradial.
Características Gerais. Os equinodermos são triblásticos, celomados e deuterostômios. Durante a fase larval apresentam simetria bilateral e na fase adulta, a simetria é radial. ... Quase todos os sistemas de um equinodermo, como o digestivo, o nervoso e o reprodutor, ficam dentro do esqueleto calcário.
Nos equinodermos, o sistema circulatório geralmente não está presente, mas quando está, é rudimentar. Existe um líquido incolor que circula pelos canais encontrados por todo o corpo desses animais, sendo que este líquido realiza as funções do sangue, ou seja, transportam substâncias por todo o organismo.
Os Crinoides, classe dos equinodermos, apresentam alguns caracteres muito primitivos. Os lírios-do-mar possuem um pedúnculo que liga por um lado o cálice e por outro fixa-se ao fundo do mar por meio de prolongamentos em forma de raízes. ...
Os crinóides são animais exclusivamente marinhos que ocupam todas as profundezas até aos 6000 metros. Atualmente, a classe conta com apenas algumas centenas de espécies mas o registo geológico mostra uma biodiversidade muito maior dentro do grupo.
Existem cinco classes no filo Echinodermata: Crinoidea (lírios-do-mar)
Não é uma característica que pode ser atribuída aos equinodermatas: Sistema ambulacrário.
Esses animais apresentam corpo circular, abaulados (no caso dos ouriços) ou achatados (caso das bolachas-da-praia), sem braços. A boca fica localizada na região oral e o ânus na parte superior (aboral). Os pés ambulacrais estão distribuídos por todo o corpo e a locomoção ocorre pela movimentação dos espinhos e dos pés.
A semelhança entre os equinodermos e os cordados, ou seja, os animais vertebrados, é a existência de notocorda, ou seja um sistema nervoso que é protegido, apresentam também sistema circulatório fechado para as trocas gasosas, ... Os equinodermos são animais que habitam o ambiente marítimo.
Quando ameaçados, alguns dos equinodermos são capazes de liberar filamentos pegajosos para enganar seus inimigos.
A excreção no subfilo dos vertebrados é realizada através de um par de rins, sendo que cada um desses órgãos possui um grande número de unidades excretoras, que podem ser do tipo: pronefrons, mesonefrons e metanefrons.
Sistema respiratório
Ocorre por difusão, entre a água do mar e a que ocupa o sistema ambulacrário. ... Entre as brânquias dérmicas e os numerosos espinhos, os ouriços-do-mar possuem apêndices chamados pedicelárias, dotados de pinças nas extremidades e empregados na limpeza de detritos que se depositam no corpo.
Quanto recebe um contabilista em portugal?
Como copiar e colar no macbook?
Quanto ganha um cirurgião plástico?
Como navegar de forma anonima?
O sistema urinário é constituído por?