São designadas como alho algumas plantas do gênero Allium, embora o termo se aplique especificamente ao Allium sativum, uma planta perene cujo bulbo, composto por folhas escamiformes, é comestível e usado tanto como tempero como para fins medicinais.
"O alho roxo também possui excelentes antioxidantes, como a tiamina, riboflavina e vitamina C, que contribuem no combate à hipertensão, protegem contra o diabetes gestacional e impedem o crescimento e proliferação de bactérias", aponta Alisson Melo, médico nutrólogo pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
O alho ajuda a estimular as funções respiratórias graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas que facilitam a respiração. Por isso, o alho pode ser usado para tratar gripes, tosse, resfriados, ronco, asma, bronquite e outros problemas pulmonares.
Isso porque mastigar o dente de alho pode causar azia, náusea, dor abdominal e vômito. O alho cru ainda pode causar uma sensação de queimação na boca, mau hálito, diarreia, odor corporal e inchaço. A probabilidade de que esses sintomas sejam observados aumenta conforme a quantidade ingerida do alimento.
A alicina, além de ser a origem do odor característico do alho, é potente no combate a vírus, bactérias e fungos – ou seja, o uso da planta para evitar ou amenizar os sintomas de gripes e resfriados se confirma eficaz. Aliada a ela, a vitamina C também aumenta a imunidade e atua nesse combate.
31 curiosidades que você vai gostar
Em laboratório, mediante diluição em série, o extrato fresco de alho mostrou ser capaz de inibir de destruir 14 espécies de bactérias, entre as quais o Stafilococcus aureus, Klebsiella peneumoniae e Escherichia coli, que são bactérias potencialmente maléficas à saúde e causadoras de infecções.
O principal benefício de comer alho em jejum se deve ao seu poder desintoxicante e depurativo, capaz de estimular a eliminação de toxinas e de rejeitos do corpo, além de facilitar a expulsão de lombrigas e evitar o tifo.
"O alho é excelente para o coração e para controle da pressão, ajuda no aumento da imunidade - evitando e ajudando a tratar gripes e resfriados - e ajuda também no combate de bactérias e fungos", afirma.
O alho é considerado um bom alimento para a parte neurológica e para o cérebro por uma combinação de fatores. O fato de melhorar a imunidade, o seu efeito de diminuição da pressão arterial, a sua ação de redução do colesterol ruim e por favorecer que os antioxidantes a circulem melhor e se regenerem no organismo.
Qual a influência que os 4 Ps tem na estratégia das empresas para conquistar mercado?
Quais são as principais características das briófitas e pteridófitas?
Como funciona a herança genética?
Qual é o melhor stain do mercado?
O que é estilo livre na dança?
Quantas galáxias existem no mundo?
Quantos watts tem uma geladeira frost free Electrolux?
Como limpar o cache do navegador no celular Samsung?
O que se planta no mês de junho e julho?
Quais são as novas modalidades das Olimpíadas de 2020?
Qual a importância das esculturas para o Cristianismo na Idade Média?
Qual é a árvore mais antiga do Brasil?
Como é a circulação de um anfíbio adulto?
Quando posso fazer o distrato?
Qual o predador natural do sapo cururu?