Com casos de febre amarela e outras epidemias, é muito comum que as pessoas fiquem com a dúvida se precisam da vacina para viajar e para ”mostrar” que estão fora de perigo. Não se preocupe, pois para ir para Portugal não precisará de mostrar nenhuma carteira ou certificado de vacinação.
Segundo a OMS, os Estados Unidos e a maioria dos países da Europa não fazem exigência da vacinação de febre amarela. Mas países que também costumam receber brasileiros, como Austrália, Bolívia, Equador e África do Sul, exigem a apresentação do certificado.
Já para os viajantes que estão indo para o sul da Europa, seja o destino Portugal, Itália, Grécia ou outros da região, as vacinas recomendadas são de hepatite A e B, tétano e difteria, febre tifoide, poliomielite, infecções meningocócicas e encefalite transmitida por carrapatos.
Algumas viagens internacionais requerem a comprovação da vacina de febre amarela. O processo de verificação é rigoroso e caso a vacinação não esteja em dia é possível perder o embarque ou ser proibido de visitar o país de destino.
Além do nosso, que ganhou lugar graças à febre amarela, fazem parte desta lista países como China, Costa Rica, Camboja, Egito, Equador, Guatemala, Índia, Madagascar, Malta, Nepal, África do Sul, Tunísia, Vietnã.
20 curiosidades que você vai gostar
As companhias aéreas já passaram a exigir o comprovante de vacina durante o embarque dos passageiros que estão vindo do exterior para o Brasil, após o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF) explicar a regra na última quarta-feira (15).
Para o viajante: Apesar de não existir uma normativa internacional publicada, alguns países estão aceitando o Certificado Nacional de Vacinação contra a COVID-19 como comprovante de vacinação.
Depende. Embora o Brasil não exija o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIPV) para a entrada no país, a recomendação é que os estrangeiros que forem visitar localidades brasileiras em que a vacina é recomendada e que nunca tenham se vacinado contra a febre amarela devem se vacinar previamente.
E, para te ajudar a entender melhor quais vacinas você precisa tomar antes de viajar, preparamos um artigo tirando as principais dúvidas sobre o assunto.
...
Vacinas recomendadas:Vacina Hepatite A e B.Vacina Tríplice Bacteriana.Vacina Tríplice Viral.Vacina de Varicela.Vacina de Febre Tifóide.Vacina de Raiva.
Vacina obrigatória: nenhuma O Certificado internacional de vacinação para a Febre Amarela não é obrigatório. Vacinas a considerar: Febre Tifóide, Hepatite A e Hepatite B.
A maioria dos países da Europa ainda não exige nenhuma vacina obrigatória para os brasileiros que queiram visitar o continente. As exceções ficam por conta de Malta, Albânia, Argélia, cuja vacina para febre amarela é obrigatória. Já a Geórgia exige vacina contra a Poliomielite.
O que preciso para entrar em Portugal como turista?Passaporte válido, a validade deve ser superior a 3 meses após a sua data de saída da Europa;Seguro de viagem internacional com cobertura para toda a sua estadia no país ou PB4;Teste negativo de Covid-19;Formulário de localização de passageiros preenchido;
Todos os cidadãos que pretendam viajar para Portugal por via aérea, exceto as crianças com menos de 12 anos, têm de apresentar Certificado Digital Covid da UE ou certificado de vacinação ou recuperação emitido por países terceiros e cuja validade seja agora reconhecida, nos termos acima referidos.
Dos nossos vizinhos da América do Sul, os países que exigem o certificado são: Bolívia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Paraguai, Suriname, Venezuela e Colômbia.
O Egito não exige, atualmente, nenhuma vacina para entrada no país, contanto sugerimos que se certifique que suas vacinas a seguir estejam em dia: Hepatite A e B. Febre Amarela.
Em geral, viagens aos Estados Unidos costumam ter escalas em países da América Central ou do norte da América do Sul. Nessas regiões, é normalmente exigida a vacinação contra a febre amarela — é uma boa ideia incluí-la na lista de vacinas para viajar os EUA.
Para aproveitar a sua viagem com tranquilidade, verifique com antecedência se você deverá tomar alguma vacina para poder embarcar para o seu destino. Dependerá de diversos fatores, tais como seu país de origem, conexões do seu voo e estadias recentes em áreas de epidemia ou consideradas de risco.
Podem se vacinar qualquer pessoa a partir de 12 anos que deseja iniciar com a primeira dose ou concluir o esquema vacinal com a segunda dose. Pessoas acima de 18 anos, também podem tomar a dose de reforço. Pessoas com alto grau de imunossupressão também podem tomar a quarta dose da vacina contra a Covid-19.
É aconselhável tomar as seguintes vacinas:Febre amarela.Hepatite A (em duas doses). É importante lembrar que uma vez tomada a primeira delas, você já estará imune.Atualizar a vacina antitetânica e contra a hepatite B.
Estrangeiros poderão ser vacinados em aeroportos, diz Rodrigo Cruz, da Saúde. Publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (9/12), a Portaria Interministerial 661 prevê novas restrições sanitárias para a chegada no Brasil por aeroportos e via terrestre.
Não são atualmente exigidas vacinas para entrar no país. No entanto, as autoridades colombianas exigir-te-ão a vacina contra a febre amarela se fores visitar locais turísticos como o Parque Nacional da Serra Nevada de Santa Marta, o Parque Tayrona e as várias reservas da Amazónia.
Essa vacina, produzida no Brasil desde 1937, primeiramente pelo Instituto Oswaldo Cruz e, posteriormente, pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos Bio-Manguinhos, é constituída por vírus atenua- dos derivados de uma amostra africana do vírus amarílico selvagem, denominada Asibi.
Para emissão do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia, o interessado deve realizar um pré-cadastro no endereço http://www.anvisa.gov.br/viajante, clicar na opção “cadastrar novo” ou no link “cadastro”. É necessário apresentar a passagem no momento da vacinação.
Tomar a vacina contra febre amarela. Tome a dose integral da vacina em uma unidade básica de saúde (posto do SUS) ou em uma clínica privada. ... Solicitar o Certificado. Faça seu cadastro e preencha o formulário de solicitação. ... Receber o Certificado. Você vai receber o Certificado por e-mail, para imprimir em casa.
O aplicativo Poupatempo Digital permite a consulta da versão digital da carteira de vacinação contra a Covid-19, para comprovar a primeira, segunda e terceira doses, além de contar com lembretes de imunização. Os cidadãos de todos os 645 municípios paulistas podem obter o documento de forma gratuita, prática e segura.
Quais alimentos aumentam a endorfina?
Quantas vezes devo tomar colágeno por dia?
Quantas medalhas o Brasil já conquistou em Jogos Paralímpicos?
Qual foi o primeiro dinossauro que já existiu?
É possível estudar inglês e trabalhar nos EUA?
O que é o sistema Android no celular?
Como descobrir inscrição municipal pelo CNPJ SP?
Qual foi o motivo da criação do Mercosul?
Quem são os gestores e o que eles fazem?
Quais os benefícios da cera fria?
O que causa pelo no rosto feminino?
Quanto custa o metro de guarda corpo inox?
Qual é o melhor Sannin lendario?
O que é um espaço terapêutico?
O que é abstinência por Descontinuacao?