Principais tipos de sonda vesical Este tipo de sonda está indicada quando é necessário promover o esvaziamento constante da bexiga, monitorar o débito urinário, fazer o preparo cirúrgico, realizar irrigação vesical ou para diminuir o contacto da urina com lesões de pele próximas à região genital.
Normalmente, a sonda vesical é inserida na uretra para tratar retenção urinária, em casos de hipertrofia benigna da próstata ou em pós-operatórios de cirurgias urológicas e ginecológicas, por exemplo.
Conforme indicado pelo fabricante da sonda (geralmente a cada 12 semanas).
Segura o pênis com a mão não dominante perpendicular ao corpo (na mulher, afasta os grandes lábios) e com a mão dominante insere a sonda até atingir a bexiga com a saída de urina pela mesma. Depois enche o balão da sonda para evitar a sua saída espontânea. Fixa a sonda na face medial da coxa.
A sonda nasoenteral é colocada da narina até o sentido pré-pilórico (no estômago) ou pós-pilórico (no intestino — duodeno ou jejuno). Possui calibre fino, fio-guia maleável no seu interior, tarja radiopaca que permite controle radiológico e sistema de fechamento exclusivo.
26 curiosidades que você vai gostar
Sonda vesical de demora – SVD
Este tipo de cateter possui um balão em sua extremidade que fica dentro do corpo. É um sistema fechado cuja extremidade externa está ligada a uma bolsa coletora de urina, uma vez que toda a urina produzida pelos rins não mais se acumularão na bexiga.
Não é normal a urina reter de forma significativa após este procedimento, a não ser que ocorra algo inesperado (o que deve ser comunicado imediatamente ao seu médico). O que pode ocorrer é uma urgência miccional, vontade de urinar com muita frequência com pouco volume e uma ardência na micção.
O médico precisará usar um cateter temporário para esvaziar sua bexiga. Para conseguir urinar depois de uma operação, fale com o médico antes do procedimento, movimente-se e tente relaxar o órgão depois do procedimento, e alerte o médico se houver algum problema pós-operatório.
A higiene íntima pode ser realizada durante o banho, com água corrente e sabão neutro, cuidando para não puxar e movimentar a sonda, especialmente nos casos de pacientes que tomam banho no chuveiro. Nos pacientes acamados a higiene íntima deve ser realizada a cada troca de fralda.
Quando a guarda unilateral é recomendada?
Como saber quanto tenho no Ourocap?
Qual o melhor clareador de pele?
Quanto tempo o protesto sai do Serasa depois de pago?
Quantos quilos tem 1 bar de pressão?
Qual a relação entre espiritualidade e o sentido da vida?
Pode colocar prato de vidro no microondas?
Qual era a expectativa de vida no Antigo Egito?
Qual a diferença de equações é inequações?
Qual foi a primeira profissão do Brasil?
Qual é a diferença entre 32 bits e 64 bits?