O procrastinador, cuja causa é psicológica, costuma adiar as tarefas por questões mentais, como transtornos de ansiedade. A falta de autoestima e segurança também é um problema que afeta a realização das atividades, uma vez que o indivíduo evita concluir algo para não ser avaliado pela entrega.
Para pessoas com ansiedade, é comum pensar demais sobre as tarefas, o que também aumenta a sensação de mal estar, fazendo com que a procrastinação se torne algo frequente.
Agende uma consulta!
Só que essas reiteradas postergações não impactam somente na baixa produtividade, mas também em males a nossa saúde. Estresse crônico, sintomas relacionados com a depressão e ansiedade, hipertensão e até doenças cardiovasculares são alguns dos problemas ligados à procrastinação.
A procrastinação pode não apenas exacerbar nossos níveis de estresse, deixando-nos com mais coisas para fazer em um período mais curto de tempo, mas também pode causar sentimentos de baixa autoestima , nos tornar mais vulneráveis à ansiedade e à depressão e aumentar o sofrimento psicológico geral .
Não procrastinar é cumprir uma tarefa, compromisso, atividades de forma geral, sem atrasar ou postergar.
Veja abaixo:
O hábito da procrastinação causa angústia e mal-estar constantes. A sensação de não conseguir atender a todas as demandas pode nos causar uma sensação de sobrecarga, gerando estresse e ansiedade. O estresse e a ansiedade, por sua vez, podem ocasionar uma baixa de imunidade e até depressão, comprometendo a sua saúde.
A procrastinação em si não é uma doença, mas ela pode ser o indício de algo mais sério que precisa ser tratado. Ela pode se apresentar como um hábito do qual você precisa corrigir ou uma evidência de algum transtorno psicológico.
O primeiro passo para lidar com a procrastinação é observar que o está a fazer e aceitar isso como um facto da vida. Se o faz com frequência, registe e procure padrões. Observe o que está a acontecer quando entra no “modo procrastinação”. Que tipo de coisas procrastina?
Do ponto de vista psicológico, a procrastinação é um problema de regulação emocional. Já a preguiça ou a desorganização são questões mais gerais, então, uma pessoa preguiçosa vai ter essa postura para tudo, assim como alguém que não consegue se organizar, vai ser desorganizado com tudo.
Isso pode ser conquistado com leitura e autoconhecimento, mas uma ajuda profissional é especialmente bem-vinda, afinal, com o auxílio de um psicólogo você conseguirá encontrar caminhos para solucionar muitas problemáticas internas que podem até estar conectadas. Além disso, geralmente a procrastinação requer empenho para ser superada.
Isso te lembra alguma coisa? À primeira vista, a procrastinação pode ser facilmente associada à preguiça e desorganização, mas na verdade esse hábito tem origens mais complexas, que vão além de listar as tarefas do dia na agenda. Não, procrastinar não é preguiça. Do ponto de vista psicológico, a procrastinação é um problema de regulação emocional.
Qual a importância das regras de uma sociedade?
Em que ano foi criado o município de São Paulo?
Como foi fundado os Estados Unidos?
Quais são as condições de trabalho?
Como surpreender por mensagem?
Como saber se o dente está mole?
Como é a moradia dos índios hoje?
Como saber se queimou a resistência do chuveiro?
Como liberar o cache L2 do processador?
Qual o tratamento para toxoplasmose em gatos?
Como a dor é transmitida da periferia até o sistema nervoso central?
Como saber qual a melhor baqueta para usar?
Como saber se você não gosta mais de uma pessoa?
Como saber se ele quer terminar?
Quando o casamento está no fim?