Verificar se a resistência está queimada Ligue o chuveiro, deixe a água cair e depois feche. Desligue o disjuntor, ligue novamente e repita o processo. Caso a água não esquente, provavelmente a resistência do chuveiro queimou.
Enquanto aquece a água, ao mesmo tempo a resistência se resfria. Então, se a resistência é ligada e não está em contato com a água, ela vai queimar. Isso porque nesse caso não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.
A unidade convencional para resistência elétrica é o ohm (Ω). Exemplo: para um resistor que está ligado em 220 V, com uma corrente de 11 A, a resistência elétrica será R = 220 / 11 = 20 Ω. O valor de resistência elétrica também pode ser facilmente obtido através de medição, utilizando-se um multímetro comum.
Quando o chuveiro for ligado no modo quente no próximo banho, um choque térmico acontecerá com a água fria acumulada e a água quente, o que pode ocasionar na queima de um dos polos da resistência. Para evitar que isso aconteça, ligue o chuveiro no morno e então coloque para o quente.
Os motivos mais comuns são: falta de energia elétrica; desligamento do disjuntor que protege o circuito do chuveiro; queima da resistência e redução da pressão da água, o que provoca o desligamento do chuveiro.
Quando o chuveiro for ligado no modo quente no próximo banho, um choque térmico acontecerá com a água fria acumulada e a água quente, o que pode ocasionar na queima de um dos polos da resistência. Para evitar que isso aconteça, ligue o chuveiro no morno e então coloque para o quente.
Fios e disjuntores inadequados para a potência do chuveiro; Chave de temperatura do chuveiro desligada; Pressão e vazão da água incompatíveis; Ligação elétrica interrompida ou danificada (queimada);
“Porque, como a água tem que sair com mais pressão, ela perde temperatura. Nos que usam cano, a tendência é aquecer mais pelo uso de menos pressão”, justifica. Contudo, a melhor solução para um banho mais quente, com chuveiro elétrico, é trocar o ponto de energia para 220V.
Ao trocar a resistência o melhor é sempre seguir as instruções do fabricante discriminadas na embalagem.– Após desmontar o chuveiro, aproveite para limpar e desentupir o espalhador de água com uma escova de dente, enxaguando bem em água corrente.–
O próximo passo é iniciar a desmontagem do chuveiro. Os de plástico são mais simples, basta desenroscar a parte de baixo, também chamada de espalhador.– Se a resistência do chuveiro estiver queimada, você vai ver um rompimento na espiral ou vai notar marcas de queimado em volta da peça.–
– Para evitar choques, um passo muito importante é desligar a chave geral ou o disjuntor antes de checar se a resistência do chuveiro está mesmo queimada.– Durante o procedimento será necessário utilizar uma escada, que deve ser posicionada embaixo do chuveiro se certificando de que o piso está seco.–
Se o seu chuveiro elétrico não esquenta, a resistência pode estar queimada. É um problema bastante comum de acontecer durante a vida útil de um chuveiro. E, dos problemas domésticos a se resolver sozinha, acredite, esse é dos mais tranquilos e sem grandes segredos.
Porque o balão com água não estoura no fogo?
Como conseguir cópia do auto de infração de Trânsito?
Qual é o significado do anel solitário?
Como ingressar no Colégio Naval feminino?
Como os bancos classificam os clientes?
Qual é o arcanjo de Capricórnio?
É normal a pressão arterial oscila durante o dia?
Quando Bleach vai voltar a ser dublado?
Quanto suporta um transformador de 300VA?
Quais letras devemos ensinar primeiro?
Porque que já morreu quando tocou na Arca da Aliança?
Quais os 8 tipos de código de barras?
Quem tem colesterol alto pode comer frango grelhado?
Qual é o indicador oficial do Google para o posicionamento de página?