Um dos fatores que mais contribuiu para que Portugal e Espanha descobrissem o caminho para as Índias foi a expansão marítima desenfreada e os interesses mercantilistas dos dois países. Em Portugal, a Escola de Sagres fez com que este objetivo fosse atingido com pioneirismo.
A Índia continuava a ser o grande alvo das navegações marítimas portuguesas. Os interesses mercantil e religioso prevaleciam acima de qualquer outro. "A alternativa ao espaço índico, território das especiarias e pedras preciosas, é, para todo o nosso século XVI, o norte da África.
Em suas expedições à África, a coroa portuguesa buscava jazidas de ouro e praças de comércio de especiarias e escravos. ... Com o ouro e o cobre retirados da África os portugueses compravam nas Índias as tintas, principalmente o anil, e toda gama de especiarias orientais: canela, pimentas, gengibre, etc.
Essa empreitada começou em 1497, quando Vasco da Gama saiu de Portugal, cruzou do Atlântico para o Índico e deu início à expansão europeia para aquela região. Em 20 de maio de 1498, o navegador aportou na costa ocidental da Índia.
Era do descobrimento e exploração de novas terras pelo mundo
No começo, o objetivo principal era encontrar uma nova rota para chegar nas Índias, devido ao mercado de especiarias provenientes daquela região que era dominado pelos italianos.
21 curiosidades que você vai gostar
Enquanto os portugueses navegaram para as Índias contornando a África, os espanhóis optaram por um outro caminho. O genovês Cristóvão Colombo, financiado pela Espanha, pretendia chegar às Índias, navegando na direção oeste. ... Além de retirar as riquezas dos indígenas americanos, os espanhóis destruíram suas culturas.
O projeto para o caminho marítimo para a Índia foi delineado pelo rei português D. João II como medida de redução dos custos nas trocas comerciais com a Ásia e tentativa de monopolizar o comércio das especiarias.
A viagem de Vasco da Gama como marco
O primeiro contacto português com a Índia deu-se a 20 de maio de 1498, quando Vasco da Gama atracou em Calecute.
No século XVI (16) os portugueses, “navegantes por mares nunca dantes navegados” estabeleceram-se em territórios conquistados na Índia e na China. Em 1557, em Macau e em 1510 em Goa, além de outros pequenos territórios como Damão e Diu.
A descoberta de um novo caminho para as Índias fez com que portugueses retomassem sua relevância comercial e obtivesse lucros exorbitantes. ... a chegada de Vasco da Gama às Índias pela rota que contornava a África, em 1498; a chegada de Pedro Álvares Cabral ao litoral brasileiro, em 1500.
Os governantes de Portugal reconheciam a vantagem estratégica de um território localizado no litoral atlântico-sul. Ele servia como escala dos navios rumo às riquezas das Índias e, sobretudo, ajudava a garantir o monopólio da Rota do Cabo, em direção às Índias.
Em princípio estabeleceram comércio com os povos da região. Os interesses portugueses nesse momento eram principalmente encontrar uma nova rota para as Índias e produtos rentáveis para o mercado europeu.
Qual o interesse dos portugueses na extração do pau-brasil? O pau-brasil se mostrou economicamente interessante para os portugueses, pois essa madeira continha uma tinta vermelha muito utilizada na coloração de tecidos. Além disso, essa mesma madeira era de grande serventia na construção de casas, móveis e embarcações.
Em 1515, Rafael Perestrelo chegou ao Rio da Pérola. Estes terão sido os primeiros contactos dos portugueses com a China. ... Macau foi depois entregue aos portugueses como recompensa do auxílio por eles prestado aos chineses contra a pirataria marítima no período de 1557 a 1564.
O Timor-Leste é o único país nesta lista que corresponde ao continente asiático! Isso mesmo, quem iria imaginar que o idioma português chegou até a Ásia. O país foi colonizado pelos portugueses no século XVI, conhecido também na época como Timor Português.
Apesar de vir se extinguindo cada vez mais do continente asiático, o português é falado em Timor Leste, Goa, Damão na Índia e Macau na China.
No dia 20 de maio de 1498, o navegador português Vasco da Gama chegou ao porto de Calecute, na costa oeste da Índia. Ele foi o primeiro europeu a circundar o continente africano pelo Cabo da Boa Esperança.
Índia. Sim senhoras e senhores, na Índia também se fala português, mas especificamente no estado de Goa. Apesar do português não ser o oficial, mais de 1,4 milhões de pessoas falam a língua. Os idiomas mais falados no lugar são Concani e Marata.
A presença pioneira dos portugueses na Ásia foi responsável por muitos dos que seriam os primeiros contatos entre europeus com os países no Oriente. ... O objetivo de Portugal no oceano Índico foi o de assegurar o monopólio do comércio de especiarias, estabelecendo várias fortalezas e feitorias comerciais.
O objetivo era contornar o continente africano, primeiro pelo oceano Atlântico e depois pelo Índico, para chegarem às Índias. Para conseguirem este feito, os portugueses precisaram de quase um século. ... Depois, gradativamente os portugueses foram conquistando ilhas e pontos do litoral africano, em direção ao sul.
Alguns fatores explicam esse pioneirismo de Portugal:
náutico; • Interesse da sociedade na expansão do comércio; • Investimentos estrangeiros no comércio; • Posição geográfica. No século XV, Portugal era uma nação politicamente estável.
Isso porque os portugueses desejavam encontrar, por meio da costa africana, uma rota que os permitisse alcançar as Índias.
Para conseguir alcançar os mercados onde eram comercializadas as lucrativas especiarias orientais, na Índia, os espanhóis precisavam encontrar uma rota alternativa à dos portugueses. Para isso, os Reis Católicos contrataram o navegante genovês Cristóvão Colombo.
Buscando quebrar o domínio que havia sido estabelecido sobre o comércio de especiarias no Mar Mediterrâneo, Portugal traçou uma nova e arriscada que consistia em contornar o continente africano para se chegar ao Oriente. ... Essas navegações pelos mares permitiram uma série de descobrimentos entre 1415 e 1543.
Os objetivos
Encontrar um novo caminho para as Índias era uma tarefa difícil, porém muito desejada. Portugal e Espanha desejavam muito ter acesso direto às fontes orientais, para poderem também lucrar com este interessante comércio.
O que gasta mais caloria calor ou frio?
Qual a diferença entre as Skol Beats?
Qual foi o primeiro ritmo do carnaval?
Qual a importância da municipalização do trânsito?
O que é sociedade na visão de um sociólogo?
Como se chama a Torre dos Vingadores?
Qual ferramenta usar para quebrar concreto?
Qual a Marinha mais antiga do mundo?
Quem foram os povos que migraram para Amazônia?
É possível parar de tomar insulina?
O que significa ver uma aranha à noite?
O que é o tal material seco que vai na composteira?
Como fazer efeito enferrujado?
O que é o que é diversidade cultural?