A Bíblia fala que essa viúva era uma das mulheres dos filhos dos profetas. O marido era um servo de Deus e temia ao Senhor. Porém, a viúva estava com dívidas e veio o credor para levar os filhos como escravos para o pagamento da dívida.
Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21; 2Co 4.7).
(2 Reis 4:20-21) O começo de uma aflição
A lembrança do servo de Deus: A morte dessa criança era algo inesperado, pois não foi um pedido que ela fez a Deus, mas que foi entregue como presente. O ato dela ter levado ao quarto do profeta nos mostra que ela lembrou desse fato.
Pela lógica, a viúva de Sarepta não atenderia ao pedido do homem de Deus. Ela porém deixa o seu instinto protetor de mãe e crê na palavra do Senhor, que encontrou terreno fértil no seu coração, apesar da seca que castigava tudo ao redor de si. Em momentos de Seca, é preciso ter fé.
Com certeza, havia viúvas que não eram pobres, mas que tinham bens. Isso não impediu que muitas vezes estivessem em desvantagem por serem mulheres, já que geralmente não podiam fazer negócios por elas mesmas porque não eram consideradas cidadãs.
41 curiosidades que você vai gostar
Caso o marido deixasse alguma dívida, a viúva era obrigada a pagá-la, o que implicava às vezes na venda dos bens, da entrega dos filhos à servidão, e a todo tipo de exploração da parte dos credores.
Normalmente as mulheres viviam reclusas em suas residências e as janelas, quase sempre, eram construídas com grades para que elas não pudessem ter seus rostos vislumbrados pelos passantes nas ruas. Se um homem tentasse se dirigir a uma mulher, cometia um pecado muito sério.
Etimologia. O termo Sarepta significa fornalha de fundição, fundir, refinar e cadinho, provavelmente devido à atividade de fundição de metais existente neste local à época do relato bíblico.
A viúva era a mulher de Obadias, mordomo do rei Acabe. Obadias escondeu 100 profetas numas covas e os sustentou com pão e água. Porque Jezabel, mulher de Acabe, queria matá-los. A dívida que Obadias fez foi para alimentar os 100 profetas nas covas.
“Não temas”, disse ele à viúva, “porém, faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra”.
Na Bíblia, o azeite é utilizado como símbolo da presença do Espírito Santo (Deus). ... Os judeus utilizavam o azeite nos seus sacrifícios e também como uma divina unção que era misturada com perfumes raros.
Significado de Botija
substantivo feminino Vaso de grés, cilíndrico, de gargalo pequeno e boca estreita, usado para conter genebra ou outros líquidos. [Figurado] Indivíduo gordo.
De acordo com 2 Reis 4, ela demonstrou hospitalidade com o profeta Eliseu, construindo um quarto onde ele poderia ficar sempre que estivesse na cidade. Ela não tem filhos, mas Eliseu profetiza que terá um filho. Um ano depois, ela dá à luz um filho.
Na Bíblia, o termo lâmpada ou luz possui dois sentidos: o primeiro tem o significado concreto, isto é, lâmpada ou lamparina como instrumento de barro, usado para iluminar a casa. ... Para os cristãos, 1 Reis 11,36 deve ser lido à luz de João 8,12: "Eu sou a luz do mundo" (conferir Mt 4,16; Lc 2,32; Jó 3,19).
Disse-lhe ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. Ela foi e contou ao profeta Eliseu.
Obadias, também chamado de Abdias na Bíblia católica, (em hebraico: עבדיה, Ovadyah, "Servo de Javé") é um profeta da Bíblia hebraica (na tradição cristã, parte do Antigo Testamento), considerado um dos "Profetas Menores" (o quarto, na ordem do cânone hebreu e na Vulgata, e o quinto na Septuaginta).
Ela acreditava que o Deus que lhe deu um filho, poderia ressuscitá-lo. 2. Deus honrou sua fé e trouxe seu filho de volta a vida. ... Essa Palavra retrata a vida de uma mulher fiel a Deus e seu nome era Sunamita.
Na torrente de Querite, onde habitou por um tempo, Elias profetizou um período de seca e fome para Israel. Em Serepta, hoje Líbano, realizou milagre para beneficiar uma viúva.
Eram confinadas em casa, como mães, donas de casa, esposas. Suas atividades por excelência eram moer e tecer. Também eram submetidas ao silêncio com relação aos homens, qualquer conversa podia ser entendida como adultério.
Segundo a Bíblia, neste local se deu o duelo espiritual entre o profeta Elias e os profetas de Baal. ... A Bíblia ainda cita esta montanha como o local em que a mulher sunamita que perdera seu filho, foi encontrar-se com o profeta Eliseu (II Reis, capítulo 4, versículos 8 a 31) para entender a sua perda.
Alimentou cem homens com vinte pães e algumas espigas (2Reis 4:42-44). Curou o capitão da SíriaNaamã de lepra (2Reis 5:1-19). Fez um machado que havia caído no rio flutuar (2Reis 6:1-7). Adivinhou os planos dos inimigos do rei (2Reis 6:8-12).
Baruch ressuscita após oração de Elias.
Botija é um vaso de cerâmica, cilíndrico, de gargalo pequeno e boca estreita, usado para guardar líquidos.
e para achar uma botija é necessário ter coragem de enfrentar forças sobrenaturais. Segundo a tradição, as elas são uma das razões da existência de casas assombradas. Alguns espíritos permaneceriam ligados ao dinheiro escondido, não podendo descansar até que ele venha a ser encontrado.
Qual o sintoma da encefalite viral?
Quem julgar crimes contra sociedade de economia mista?
Quando surgiu o primeiro satélite?
Qual é o patrimônio imaterial?
Quanto custa uma cirurgia no maxilar?
Como funciona internação compulsória pelo SUS?
Quem era o mestre das Varinhas?
Qual símbolo indica que não pode lavar na máquina?
Qual Estado tem mais água no Brasil?
Por onde a urina e transportada ate a bexiga?
Qual é o estilo de música de rave?
Para casar no civil quantas testemunhas precisa?
Quando um casamento pode ser anulado?
Quais são as medidas antropométricas por que é importante?
Quanto custa um branqueamento no dentista?