Esse filamento, quando disparado por substâncias químicas ou contato, perfura a presa e injeta a substância urticante produzida pelo cnidário. Essa substância pode ter diversas ações, causando, por exemplo, paralisia ou morte da presa.
Os cnidários estão entre os organismos mais peçonhentos que se conhecem. Caracterizam-se por possuir células urticantes denominadas cnidócitos, e diversas espécies, como as chamadas caravelas e águas-vivas, podem ocasionar danos ao homem.
Essas células possuem uma cápsula, o nematocisto, que se abre assim que o cnidócito é tocado. Dentro dessa cápsula há um filamento enrolado com uma ponta que se desenrola e penetra na pele da presa ou de um possível predador, injetando uma toxina capaz de paralisar e matar pequenos animais.
A substância urticante presente na estrutura ajuda na captura do alimento, provocando paralisia e até mesmo a morte. Os cnidócitos são células especializadas que atuam na defesa do animal. São os cnidócitos os responsáveis pelas famosas “queimaduras” causadas por águas-vivas, quando estas tocam a pele de banhistas.
Os cnidários são animais diblásticos (possuem dois folhetos germinativos) e possuem tecidos, simetria radial e apenas um orifício corporal: a boca. Essa abertura corpórea está rodeada por variados tentáculos que são uma forma importante de defesa, além de ajudar na captura de alimento.
16 curiosidades que você vai gostar
Os cnidários são animais diblásticos, pois seus corpos são formados com base em dois folhetos embrionários: a ectoderme e a endoderme. Entre a gastroderme e a epiderme está presente a mesogleia, que possui consistência gelatinosa. A mesogleia, geralmente, não apresenta células.
Significado de Cnidário
adjetivo Relativo aos cnidários, ao filo de animais invertebrados (águas-vivas, corais e anêmonas-do-mar), de habitat normalmente marinho cujo corpo em formato de pólipo ou medusa, radialmente simétrico, apresenta uma boca circular rodeada por tentáculos.
As águas-vivas são exemplos de representantes do filo Cnidaria que frequentemente causam acidentes nas praias. São comuns relatos de pessoas que apresentaram queimaduras por esses animais.
Os corais exportam matéria orgânica e nitrogênio para seu redor,aumentando a produtividade das águas e a reprodução de muitos peixes, que servirão de alimento para o ser humano. E também podem ser utilizados na produção de esponjas de banho.
Qual a pertinência da psicologia para ciência jurídica?
O que é preciso para ser um astrônomo?
Como que é a nota do Sustenido?
Como se tornar uma mulher malvada?
Como pagar as multas com 40% de desconto?
Como tomar chá de hibisco para perder barriga?
Como se tornar um empreendedor na internet?
Como é feito o remédio da babosa?
O que precisa para ser engenheiro de qualidade?
Como se faz um Golem de neve no Minecraft?
Como separar a sílaba silêncio?
Como virar um editor profissional?
Para que serve um cálculo atuarial?
Como a psicologia pode intervir frente a inclusão no contexto educacional?
Como se tornar um consultor em TI?