Por ser muito reservado seu temperamento é compulsivo e violento, por isso ninguém ousa irritá-lo e a ele devemos todo o respeito. Sendo assim, ele é considerado em todas as nações de religião afro, como o mais temido e perigoso dos Orixás.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Olokun proprietário do oceano é a divindade iorubá do mar. ... O deus, que já vagava pelo mundo quando somente havia pedras e fogo, transformou o vapor das chamas vulcânicas em uma grande quantidade de nuvens que se precipitaram sob a forma de chuva: era Olokun, que ocupou os espaço da Terra e formou os oceanos.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
Obatalá (em iorubá: Obàtálá) ou Orixanlá (em iorubá: Òrìsànlá) na África, "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia iorubá, é o criador dos humanos. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê. É o mais velho dos orixás, é o próprio Oxalufã o rei de vestes brancas, raiz de todos os outros Orixás.
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Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás. No conjunto das religiões afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota.
Diferenças entre o Candomblé e a Umbanda
Há incorporação somente de entidades, mas o orixá não fala, não dá consulta, só dá o axé (benção). ... Tem incorporação de entidades encarnadas, ou seja: de espíritos que já viveram na terra. Esses dão consultas e conselhos diretamente ao cliente. Não há incorporação do orixá.
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.
Muitos são filhos de Exu e não sabem
Existe um problema muito comum: o estereótipo de que Exu é o diabo. Por esse preconceito errôneo, muitas vezes alguns pais-de-santo evitam dizer aos consultantes que são filhos desse Orixá, para não assustar a pessoa. Por isso, acabam atribuindo a eles um outro orixá de cabeça.
Seu nome vem do ioruba Olokun : Olo: proprietário – Okun: Mar. É o Orixá dos oceanos, donde toda vida se oRiginou, e o zelador das suas riquezas e mistérios. Babá Olokún é um Orixá que governa as profundezas dos oceanos, designado por Olorun pAra manter o equilíbrio com a terra.
Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível. Ele criou o mundo e os orixás para governá-lo e servirem de intermediários entre ele e os humanos. Olodumaré não aceita oferendas, pois como é o criador de tudo tem poder sobre tudo e não há nada que ele não possua.
A pombagira surgiu no início do século 20, simbolizando uma mulher liberada da submissão e do recato impostos ao sexo feminino por uma sociedade machista e patriarcal. Para o médium Rubens Saraceni, a entidade é especialista em amor e relacionamentos por ser o orixá do Trono do Desejo e estímulo.
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
que refere à capacidade mediúnica, digamos, dos adeptos. Existem aqueles que possuem a condição de entrar em transe, de serem possuídos por seus orixás ou por outros espíritos. Diz- se que esses são médiuns rodantes, que “rodam no santo” ou “viram no santo”.
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
Um Pai de Santo é um homem atencioso, equilibrado, sereno e disponível. Está sempre estudando e pronto para atender seus filhos da forma mais eficiente possível. Não é rancoroso, não se deixa abalar por conflitos de ego e nem toma atitudes por interesse próprio.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
Omolu tem o rosto coberto por uma máscara de palha porque teve varíola. Orixá da saúde e da enfermidade e responsável por abrir os caminhos na vida das pessoas, ele recebe pipocas como oferenda, já que, na cultura do candomblé, esse alimento abre caminhos.
A religião acredita nos orixás como espíritos ancestrais, que se comunicam com a terra por meio da incorporação de médiuns. Os trabalhos e assistências ocorrem enquanto os espíritos estão incorporados. Durante a incorporação, alguns orixás/espíritos fazem uso do tabaco e bebida por parte dos médiuns.
Normalmente, são três orixás principais que podem acompanhar uma pessoa: o de frente ou cabeça; o Orixá adjunto e o ancestral.
Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.
Dos Guardiões emana o magnetismo mental que guarda a lei e estabelece o equilíbrio entre os planos desse planeta. Pelo menos esses três tipos de Exu todo médium possui. Já as pessoas comuns (não médiuns) têm apenas um Exu Natural individual, ao qual não é possível identificar porque eles não se mostram (..)
Exu é representado pela liberdade, força e, principalmente, pelo trabalho. Pomba-Gira é representada através de atributos considerados típicos do sexo feminino, como beleza e sensualidade, e também pelo trabalho.
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