Características físicas do Oxigênio É um ametal e, por isso, apresenta tendência de ganhar elétrons (formar ânion); Deve receber dois elétrons para que seu átomo torne-se estável, segundo a teoria do octeto, já que apresenta seis elétrons na camada de valência.
Quando eu dividir esses elétrons, o oxigênio vai estar ligado a estes elétrons aqui. E, se eu for contar, eu tenho: um, dois, três, quatro, cinco e seis elétrons ligados no átomo de oxigênio. E isso vai ser igual a zero. Ou seja, a carga formal do oxigênio aqui é igual a zero.
A resposta não é porque o oxigênio é inflamável, mas porque ele é um acelerador. Isso significa que, para que uma substância possa queimar, é necessário oxigênio (ou de algum outro agente oxidante forte), mas o O2 por si só não produz as chamas.
O oxigênio possui número atômico (Z) igual a 8, ou seja, possui 8 prótons e 8 elétrons quando está em seu estado fundamental. Sua distribuição eletrônica é: 1s² 2s² 2p4 2 p 4 . Isso significa que o oxigênio apresenta 6 elétrons na camada de valência (2 + 4).
A massa atômica do oxigênio é 16 u. A sua massa molar é 16 g/mol e massa molar do gás oxigênio é 32 g/mol. O oxigênio é um ametal, possui tendência a ganhar elétrons. Apresenta alta eletronegatividade, a segunda maior da tabela periódica, atrás apenas do Cloro (Cl).
26 curiosidades que você vai gostar
Como o oxigênio precisa de mais dois elétrons para atingir o octeto, cada hidrogênio irá compartilhar o seu elétron, o que possibilitará que os três átomos cheguem ao número ideal para se tornarem estáveis. Nesse caso, os dois elétrons do par eletrônico vêm do mesmo átomo.
Características do oxigênio
Esse elemento é capaz de realizar duas ligações químicas covalentes (por apresentar dois orbitais p incompletos); É o segundo elemento mais eletronegativo e de maior afinidade eletrônica da tabela periódica (perdendo apenas para o flúor);
As moléculas do gás oxigênio são contituídas por meio da ligação covalente. Ligação Covalente é a união estabelecida entre átomos por meio de pares de elétrons, ou seja, há um compartilhamento de elétrons. Para entendermos melhor tal conceito, consideremos o caso do gás oxigênio (O2). Não pare agora...
Aplicações. O oxigênio utiliza-se principalmente nas indústrias metalomecânicas como comburente de maçaricos para soldagem e corte de materiais de ferro e aço; utiliza-se também na produção de gás de síntese, quer por oxidação do gás natural quer por redução do vapor de água pelo carbono.
Qual o melhor filme romântico para assistir com a namorada?
Qual importância do pensamento crítico na área da saúde?
O que é necessário para incorporar uma empresa?
O que significa o sinal de menos na fatura?
Que tipo de enfermidade E a gripe?
O que é a projeção de Fischer?
Quanto custa o transfer de Recife para Porto de Galinhas?
Como deixar a voz mais agradável?
Quando pode sacar o FGTS 2022?
Quanto se gasta na França por dia?
O que é a quimioterapia paliativa?
O que acontece quando vc ignora uma pessoa?
Quem ganhou o prêmio influenciadores 2019?