Cansaço, alteração do sono, fraqueza, desânimo e ganho de peso são alguns dos sinais que podem indicar tanto depressão quanto hipotireoidismo. Isso porque os hormônios da tireoide atuam nos sistemas noradrenérgico e serotoninérgico, responsáveis pela regulação do humor e de diversas funções do cérebro.
Tanto se associa o hipotireoidismo ao ganho de peso e à fadiga que muita gente não sabe que ele também pode levar à depressão. “E isso mesmo com a estimativa de que uma a cada duas das pessoas que tem hipotireoidismo apresenta sintomas depressivos e até mesmo depressão.
NÉVOA MENTAL – O hipotireoidismo pode realmente retardar as sinapses em seu cérebro e reduzir a velocidade de sua função cerebral. Você não conseguirá pensar com tanta clareza e poderá sentir que tem uma neblina no cérebro. Tal sentimento de desaceleração também pode acompanhar mudanças de humor e depressão.
Insônia e ansiedade estão mais relacionadas aos sintomas de hipertiroidismo e depressão, por sua vez, é mais comum em pessoas que apresentam níveis de hormônios tireoidianos abaixo do normal — ou seja, hipotiroidismo. Prejuízos cognitivos são similares nos dois tipos de distúrbios da tireoide.
Complicações: Se o hipotireoidismo não for corretamente tratado, pode acarretar redução da performance física e mental do adulto, além de elevar os níveis de colesterol, que aumentam as chances de problemas cardíacos.
45 curiosidades que você vai gostar
A qualidade de vida piora e os sintomas podem levar a doenças cardíacas. Nos casos em que a falta do hormônio decorre de cirurgia de retirada da glândula, a situação mais extrema pode ser o avanço da doença que leva ao coma mixedematoso, o estágio mais grave do hipotireoidismo, e que afeta outros órgãos.
Causado por uma queda na produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina) pela tireoide, o hipotireoidismo pode provocar fadiga, aumento de peso, intolerância ao frio, ressecamento da pele, queda dos cabelos, aumento das taxas de colesterol e do fluxo menstrual, além de infertilidade e depressão.
As disfunções hormonais da tireoide podem sim causar sintomas de ansiedade e depressão. É importante utilizar corretamente a medicação prescrita para avaliar a evolução do quadro. Converse sempre o seu endocrinologista para tirar todas as dúvidas.
A produção excessiva de hormônios tireoidianos pode causar no indivíduo sintomas como insônia, nódulos no pescoço, nervosismo, intestino irregular, perda ou ganho de peso, sensação de calor excessiva, fraqueza muscular.
O importante é prestar atenção no seu organismo e buscar atendimento médico quando os sintomas persistirem. O hipertireoidismo acontece quando a glândula tireoide está hiperativa e produz hormônios em excesso. Esta alteração de hormônios pode mexer, inclusive, com o nosso estado emocional.
Depressão, desaceleração dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, cansaço excessivo, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso e aumento de colesterol no sangue estão entre os sintomas do hipotieroidismo.
A fadiga é um sintoma comum em pessoas com hipotireoidismo. Isso ocorre porque a falta da produção dos hormônios tireoidianos causa uma queda no metabolismo e nas funções do organismo. Por isso, a pessoa sente um cansaço extremo, além de sonolência, falta de ânimo e energia para realizar as atividades.
- Os hormônios tireoidianos agem nos sistemas noradrenérgico e serotoninérgico que são importantes para o humor e, assim como em várias áreas do cérebro sendo importante para memória, raciocínio, libido, sono-vigília entre outros - diz a médica.
Evite alimentos que prejudicam a tireoideSoja. Esse grão é um ingrediente encontrado na composição de mais de 60% dos alimentos industrializados, seja na forma de proteína, óleo, lecitina, entre outros. ... Açúcar e farináceos. ... Óleos vegetais comuns e gordura trans. ... Alimentos industrializados.
Como saber se estou com problema de tireoide?Desconforto ou dor na garganta e no pescoço. ... Presença de caroços ou nódulos na garganta e pescoço. ... Dificuldade para se concentrar, memorizar e lembrar. ... Queda de cabelo. ... Pele seca e coceira. ... Aumento ou perda de peso sem razão aparente. ... Sonolência e cansaço constante.
O hipertireoidismo ocorre quando há uma produção excessiva dos hormônios da tireóide (T3 e T4). Em sua forma mais suave, não apresenta sintomas facilmente diagnosticáveis ou apenas distúrbios como fraqueza ou sensação de desconforto. Entretanto, em seu aspecto mais grave, a doença pode até matar.
Se a tireoide trabalha demais
Com o corpo acelerado, é comum confundir com estresse excessivo ou ansiedade puramente psicológica, fique de olho. É tanta energia que você pode ter dificuldade para dormir e insônia, além de falar demais, gesticular bastante, ter palpitações cardíacas e ansiedade.
Podemos notar que em relação à tireoide a reciprocidade entre essa glândula e as emoções, os estados emocionais mais contundentes e o estresse levam ao ativamento do sistema imunológico, que ataca a tireoide causando as alterações hormonais. Entretanto, as alterações da tireoide também levam à alterações emocionais.
Não há nenhum problema o uso da medicação para tireoide com os medicamentos psiquiátricos! Inclusive o hipotireoidismo pode ter acentuado a crise de ansiedade, uma vez que desequilibra o emocional! Uma vez que a tireoide esteja controlada, os sintomas da ansiedade já irão melhorar bastante!
Em sua forma mais suave, apenas dá sinais de fraqueza ou sensação de desconforto. Em seu aspecto mais grave, no entanto, a doença pode até matar.
Já no hipertireoidismo os sintomas característicos são: insônia, perda de peso, apesar do aumento do apetite, pele quente e úmida, tremores, fraqueza muscular, taquicardia, nervosismo e diarreia. O hipertireoidismo não tratado também pode levar a consequências graves: fibrilação atrial (taquiarritmia) e osteoporose.
"A falta de cuidado de quem já tem doença da tireoide pode promover alterações na pressão arterial e, principalmente no caso do hipotireoidismo, pode causar parto prematuro, QI abaixo do normal, problemas neurológicos e até aborto”, revela.
Exame de TSH
<4,5 μUI/mL: níveis normais de TSH no sangue, com baixa probabilidade de hipotireoidismo. de 4,5 a 10 μUI/mL: alteração no nível de TSH no sangue, podendo indicar um caso de hipotireodismo. > 10 μUI/mL: nível alto de TSH, com grandes chances de hipotireoidismo.
Remédios caseiros para hipotireoidismoChá de fucus. O fucus, conhecido como fucus vesiculosus ou bodelha, é uma alga marinha rica em iodo e por isso é muito utilizada para hipotireodismo, regulando os hormônios da tireoide. ... Chá de dente-de-leão. ... Chá de genciana. ... Chá de azedinha. ... Chá de centella asiática. ... Chá de ginseng.
TSH Alto: Sintomas para ficar atentoCansaço;Depressão;Queda de cabelo;Ganho de peso;Dores musculares frequentes;Lapsos de memória;Intestino preso;Colesterol alto.
Como é o crescimento da cartilagem hialina?
O que é o embargo econômico imposto a Cuba?
Como tirar a massinha do aparelho?
Como é formada a nossa identidade cultural?
O que é um voucher de compras?
Como usar a função ordem no Excel?
Como funciona a máquina de lavar Eletrolux Turbo Economia?
Qual a precisão de um relógio atômico?
Como estudar nos Estados Unidos com a nota do ENEM?
Qual o lado certo da máscara descartável azul?
É seguro fazer empréstimo com garantia de imóvel?
Quanto precisa tirar no ENEM para entrar na UFF?
Qual a diferença entre GPS e GLONASS?