Isso porque essa quantidade elevada de cortisol no organismo resulta em uma maior resistência à insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais desse hormônio para obter uma resposta. Com isso acontecendo continuamente, as células produtoras de insulina desgastam, causando o diabetes tipo 2.
Quando há a liberação de glicocorticoides em excesso por causa do estresse crônico, há a estimulação da glicose-6-fosfatase, promovendo maior liberação de glicose das células pancreáticas para a corrente sanguínea, favorecendo a hiperglicemia e a resistência dos tecidos à ação da insulina (NAMBI, 2002).
Sim! O stress desencadeia diversas alterações hormonais liberando mais energia para o seu organismo, transformando em açúcar solto dentro do seu organismo que sua insulina não consegue metabolizar, elevando assim seu açúcar sanguíneo!
Estar em alguma situação de perigo (ou de estresse) faz o corpo disparar uma reação conhecida como “luta ou fuga”. Nela, ocorre uma maior liberação de hormônios, como a adrenalina e o cortisol, que têm o efeito de subir a pressão arterial – e aqui mora o perigo em pessoas com hipertensão.
O stress pode fazer com que você tenha uma elevação de seus níveis de glicose no sangue. Isso ocorre porque em momentos de stress nosso corpo aumenta os níveis de hormônios, entre eles o Cortisol, que tem ação Hiperglicemiante, ou seja, tem o poder de aumentar os níveis de glicose no sangue.
O cortisol alto pode originar sinais e sintomas como:
O cortisol também irá proporcionar o transporte desses aminoàcidos da corrente sanguínea para dentro dos hepatócitos. O cortisol causa uma diminuição de captação de glicose nos tecidos periféricos, como por exemplo no tecido adiposo.
Situações stressantes são «ameaças» ao bem-estar e, por isso, o nosso cérebro interpreta o stresse como uma crise, criando estratégias para ultrapassar essa situação. São chamadas situações de fight or flight, como quem diz (estrangeirismos à parte) luta ou fuga. Mas de que maneira o stresse aumenta a glicemia?
Exercício físico: As concentrações de cortisol também aumentam durante o exercício, de maneira a aumentar o metabolismo proteico, liberando aminoácidos para serem utilizados pelo fígado no processo da gliconeogênese. Esse aumento do cortisol ocorre por estímulo do eixo hipotálamo-pituitária-adrenal (HPA). [2]
A secreção dos hormônios geralmente são influênciadas pelos estímulos ambientais, isto é, os estímulos externos. Isso quer dizer que o organismo libera um determinado hormônio em resposta a uma situação específica na qual ele se encontra. Mas então, qual seria o estímulo para a liberação do cortisol?
Como pagar dívida ativa de IPVA?
Como inovar na área da beleza?
Como os átomos se ligam entre si?
Como pagar o estacionamento do shopping?
Onde posso pagar fatura Marisa?
Como preservar a cultura e a identidade?
O que podemos fazer para promover os Direitos Humanos?
Como realizar uma pesquisa quali-quantitativa?
Como podemos reciclar ou reutilizar sacolas plásticas?
O que é uma produção de conhecimento?
Quais as formas de participação popular você conhece?
Como fazer mudas da begônia maculata?
Como elaborar uma síntese exemplos?
Como saber quantas dezenas Tem em um número?