Porque no Recife e não em Recife?

Pergunta de André Vítor de Amaral em 31-05-2022
(59 votos)

As duas formas estão corretas. Sempre que quisermos referir o município brasileiro situado na região Nordeste, capital do estado de Pernambuco, podemos usar ou omitir o artigo definido o. Assim, é correto dizer: o Recife, no Recife, do Recife e Recife, em Recife, de Recife.

Porque se diz cidade o Recife?

O atual município do Recife tem sua origem intimamente ligada ao município de Olinda. No foral (carta de direitos feudais) de Olinda, concedido por Duarte Coelho em 1537, há uma referência ao "Arrecife dos navios", um lugarejo habitado por mareantes e pescadores.


Sou de Pernambuco ou do Pernambuco?

Pernambuco, como Sergipe, São Paulo, Goiás, Mato-Grosso e Mato-Grosso-do Sul, sofrem de incurável alergia ao artigo. Não aceitam o pequenino nem a pedido dos orixás. Fale e escreva com boca cheia e cabeça erguida: Sou de Pernambuco.

O que dizer de Recife?

Sobre a cidade de Recife

É destaque na capital pernambucana a infraestrutura da cidade com grandes hotéis, shoppings centers renomados, rodovias com várias pistas e hospitais bem localizados. É bom tanto para quem mora, quanto para quem visita. A cidade é enorme e a parte mais bonita e bem cuidada é a parte do litoral.

Como era a cidade de Recife antigamente?

Costumava andar de bonde até o centro da cidade, onde se concentravam as atividades comerciais e também de entretenimento, como bares e cinemas. Segundo Mota Menezes, o Bairro do Recife, hoje chamado Recife Antigo, ainda tinha cheiro de novo em 1950, devido a construções feitas principalmente na década de 1920.

NO RECIFE A PIPA DO BOZO NÃO SOBE MAIS !


31 curiosidades que você vai gostar

Como era o Recife no início do século XX?

Início do século XX até os dias atuais

Nos anos 1910, a cidade pretendia tornar-se moderna, tal como Paris, através da reforma do porto e construção de largas avenidas, sem preocupação com a preservação dos edifícios históricos, muitos dos quais completamente demolidos.

Como era a cidade de Recife no século XIX?

O Recife crescia para o subúrbio e as distâncias entre o centro e as áreas periféricas aumentavam. Na primeira metade do Oitocentos, a capital pernambucana era formada pelos bairros: do Recife, região do porto; de Santo Antônio, também conhecido como Ilha de Antônio Vaz; e da Boa Vista.

Como o Recife se destaca?

Destacam-se os centros de compras e os grandes supermercados, além de serviços médicos, de engenharia, de consultoria empresarial, de ensino e pesquisa e de turismo. A cidade também se destaca por seu polo de tecnologia da informação, o Porto Digital. Interior de uma fábrica de tecidos em Recife, Pernambuco.

Qual a cultura da cidade de Recife?

Maracatu, caboclinhos, coco-de-roda, ciranda, samba, afoxé e o frevo este último reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, segundo a Unesco, são alguns dos ritmos que animam os foliões em todas as RPA s da cidade, com especial destaque ao Bairro de Recife.



Outras questões

Como era feito o cimento antigamente?

Qual a cidade mais alta da América?

Onde vem o aviso de corte de energia?

Como somos salvo?

O que é golden hour parto?

Quantas rodovias são pavimentadas?

Como calcular o número de combinações?

Qual o tamanho da forma de bolo número 5?

Como funcionam as aulas de um mestrado?

O que é um requiem JoJo?

Qual o objetivo da desnaturação?

Qual o nome de cerveja?

Quem geralmente envia um cartão postal?

Como começa um processo?

O que é atraso motor de fala?

O que é um evento casual?

Porque é importante falar de sustentabilidade?

Quanto é um quilo em litros?

Que que é uma conjunção adversativa?

O que é e onde ocorre a glicose?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com