Podemos cogitar os gigantes gasosos: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno? Nem pensar. Esses planetas não têm a superfÃcie rochosa de que necessitamos para viver, portanto não serão nossas futuras casas.
Um grande problema em mandar sondas para Júpiter é que o planeta não tem uma superfÃcie sólida para aterrissar, uma vez que há uma transição suave entre a atmosfera do planeta e seu interior. Qualquer sonda descendo na atmosfera é destruÃda pela imensa pressão.
Caso o interior de Júpiter fosse oco, caberiam 1300 Terras dentro dele. É um planeta gasoso, como Saturno, Urano e Netuno. Júpiter possui a maior velocidade de rotação entre os planetas do Sistema Solar. A força gravitacional em Júpiter é de 22,9 m/s², enquanto na Terra essa força é de 9,8 m/s².
Por que Júpiter é perigoso
#5 - Campo magnético poderoso Júpiter é muito maior do que a Terra (tem cerca de 300 vezes mais massa do que nosso planeta). Ainda assim, dá uma volta em torno de si mesmo em apenas 10 horas, o que gera um campo magnético descomunal em sua volta (20 mil vezes mais forte que o da Terra!).
Eis um bom candidato a núcleo de Júpiter. (Corajoso da parte do hidrogênio, já que você não exibiria propriedade alguma sob tão pressão – a verdade é que qualquer ser humano deixaria de existir quase instantaneamente se caÃsse em Júpiter.) O fato é que só podemos sondar o interior de Júpiter de maneira indireta.
16 curiosidades que você vai gostar
Ele é classificado como um gigante gasoso, porque é composto basicamente por gases (hidrogênio e hélio). Isso significa que Saturno não tem uma superfÃcie sólida, ou seja, não existe ali um chão para se pisar: se fizéssemos isso, irÃamos afundar, afundar e afundar.
Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visÃvel. Assim sendo, seria impossÃvel pousar qualquer sonda neles.
A ação da magnetosfera jupiteriana atrai e acelera partÃculas, produzindo cinturões de radiação em torno do planeta, semelhantes aos cinturões de Van Allen da Terra, mas milhares de vezes mais poderosos.
O maior planeta do Sistema Solar é Júpiter. Dentro dele cabem mais de 1.000 planetas iguais à Terra!
Júpiter: O maior Planeta
Os astrônomos estimam que a temperatura central seja de 20.000 graus Celsius, cerca de três vezes maior que a temperatura do centro da Terra. Acredita-se que o forte campo magnético do planeta seja gerado por correntes elétricas produzidas por hidrogênio pressurizado no manto.
Júpiter. Ilustração: NASA. Ele tem 1.300 vezes o volume da Terra, mas apenas 318 vezes sua massa. Isso porque, ao contrário de Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, Júpiter não possui uma superfÃcie sólida (os planetas assim sólidos são chamados de planetas telúricos), ele é composto por gases como o hélio.
De fato seu formato oblato é causado pela baixa densidade do planeta, o que faz com que a aceleração da gravidade em suas camadas superiores seja menor e, consequentemente, o planeta não consiga manter seu formato esférico. O eixo de rotação de Saturno é inclinado em 27° em relação ao plano de órbita do planeta.
Que Vénus está mais perto do Sol do que da Terra, elevando as temperaturas na superfÃcie para cerca de 462 °C, que sua pressão atmosférica é 90 vezes a da Terra e o impacto extremo do efeito estufa tornam improvável a vida baseada na água, como é conhecida atualmente.
Existe uma região magneticamente ativa em torno de Júpiter totalmente inóspita para a vida, então imagine para o nosso equipamento cientÃfico. Essa magnetosfera acelera partÃculas de alta energia que podem destruir a evidência quÃmica de vida que nossas sondas podem procurar.
Júpiter. Por se tratar do maior planeta do Sistema Solar, Júpiter exerce a maior atração gravitacional entre todos os planetas da nossa vizinhança. Sua aceleração gravitacional é cerca de 24,79 m/s². Se o planeta tem centenas de vezes a massa da Terra, logo sua força de atração será bem maior do que a terrestre.
Saturno é considerado um dos planetas mais bonitos e populares do sistema solar. Apesar de todos os jovens planetas possuÃrem anéis, nenhum os possui como Saturno.
Mercúrio: É o menor planeta do sistema solar, o mais próximo do Sol e mais rápido, formado basicamente por ferro, pode ser visto da Terra a olho nu.
O telescópio espacial Hubble da Nasa capturou imagens de uma galáxia espiral gigante, a UGC 2885, que pode ser considerada a maior do Universo já descoberta.
Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Apresentam uma atmosfera gasosa e são os maiores do sistema. Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos.
Os planetas gasosos são compostos por gases que, em função das baixas temperaturas, encontram-se em estado sólido. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. ... As camadas do planeta são compostas por hélio em forma lÃquida e hidrogênio molecular, sua atmosfera se formou com hidrogênio e hélio gasoso.
Após percorrer pouco mais de 150 quilômetros através da atmosfera jupteriana, a gente se depararia com temperaturas de mais de 150 °C e pressão equivalente a 23 atmosferas terrestres. Depois de 500 quilômetros, chegarÃamos a uma camada de nuvens de amônia e perderÃamos quase que completamente a visibilidade.
Quais os cuidados de enfermagem no pós operatorio?
Em que estado brasileiro foi construÃdo o primeiro estaleiro local onde se constrói navios?
O que é processo de renovação celular?
Como construir uma tabela é um gráfico?
O que é preciso para emancipar um filho?
Como emitir segunda via boleto financiamento Santander?
Como foi formado o império macedônico?
O que é preciso para se emancipar?
O que é identidade social Cite exemplos?
Como se dá o cálculo da pena pelo sistema trifásico?
Como são contados os pontos no tênis?
Como dividir os versos de um poema?
Como é o procedimento da cirurgia de fimose?
Como fazer o controle da TV Box funcionar?