As costelas são ossos alongados, comparáveis a arcos, que se estendem da coluna vertebral até o esterno, ao qual se unem através das cartilagens costais. No ser humano, há doze de cada lado (sendo que o número é variável com a espécie animal).
Do 1º ao 7º arcos costais (arcos costais verdadeiros) articulam-se diretamente ao esterno por meio das cartilagens esternocondrais, enquanto as cartilagens condrocostais do 8º ao 10º (arcos costais falsos) estão articulados à cartilagem esternocondral do 7º arco costal ipsilateral, e os 11º e 12º (arcos costais ...
Uma caixa óssea (comumente chamada caixa torácica), formada pelo esterno, costelas e coluna vertebral, protege os pulmões e os outros órgãos no tórax. Os 12 pares de costelas curvam-se em torno do tórax a partir da parte posterior (costas). Cada par está ligado aos ossos (vértebras) da coluna vertebral.
Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.
Tem, portanto, natureza idêntica. Deus tampouco tirou de Adão um osso de uma parte inferior (de seu pé) ou superior (da cabeça) para dar vida a ela. A costela está na lateral do corpo. Este é o lugar da mulher: não abaixo nem acima, mas ao lado do homem.
As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins. Consiste em um arcabouço formado por 12 pares de ossos.
Os doze pares de costelas articulam-se diretamente às vértebras torácicas, estando em contato com o corpo vertebral e o processo transverso de cada uma das 12 vértebras. As costelas possuem algumas particularidades estruturais que as tornam diferenciadas das demais estruturas.
As costelas encontram-se fixadas junto às doze vértebras torácicas, protegendo assim órgãos importantes para o funcionamento do organismo. Cada uma das costelas articula-se diretamente à vértebra correspondente, ou seja: o primeiro par articula-se à vértebra T1, o segundo par articula-se à T2, e assim sucessivamente.
Costelas flutuantes: divididas em dois pares, são costelas falsas que não se articulam com o esterno e permanecem livres, servindo como origem e inserção de estruturas musculares e protegem órgãos como rins e parte do fígado. Articulam-se apenas às vértebras T11 e T12. Nomes dos principais ossos da caixa torácica.
Qual o tipo de piso ideal para área externa?
Quando devo comprovar imposto de renda?
O que colocar no desenvolvimento de um trabalho?
O que se entende por escusa de consciencia?
Palavras que rimam com ensinamento?
O que é depósito de crédito acolhido?
Quem pode fazer a segunda licenciatura?
Qual a fruta mais rara no mundo?
O que é considerado um trabalho insalubre?
Como funciona o amaciante de carne?
Quais as condições adversas do veículo?
O que pode ser feito para evitar a microcefalia?