"Tudo em excesso faz mal. Se você consumir 1 dúzia de ovos no total das refeições, por exemplo, o colesterol vai aumentar. Tudo é equilíbrio. O que aumenta o colesterol são os maus hábitos alimentares, o sedentarismo, o estresse e a predisposição genética, e não o consumo de um alimento isolado, como o ovo", afirma.
O especialista aponta que o consumo excessivo de ovo deve ser evitado principalmente para pessoas com histórico de doenças renais na família, visto que a proteína que não é usada pelo corpo é eliminada por meio do órgão, sobrecarregando suas funções.
Ovos fritos ou mexidos são as maneiras menos recomendadas de consumi-los. Isso porque nessas formas de preparo as gorduras naturais são oxidadas, afirmou à BBC Mundo a especialista em nutrição integrativa Rebecca Eisenmann. Além disso, fritá-los em óleo aumenta a quantidade de gordura em 50%, segundo o NHS.
Use livremente legumes e verduras, seja crus em saladas, seja em sopas, refogados ou cozidos. Lembre-se de incluí-los em preparações com arroz, carne, peixe e ovos. Varie o consumo das carnes vermelhas com frango, peixe ou ovos, preferindo preparações assadas, grelhadas ou cozidas.
Estudos mostram um consenso na quantidade de ovos permitidos por dia. Segundo eles, consumir de 3 a 4 unidades diariamente faz bem para a saúde.
Porém, é importante se atentar para os acompanhamentos, evitar excesso de sódio ou gordura que são alimentos de difícil digestão e fazem mal à saúde. "Por ser um alimento rico em proteínas e gorduras, consumi-los em demasia à noite pode prejudicar a digestão, causando sintomas desagradáveis.
Acredita-se até que não se deve comer ovo durante a menstruação, pois isso causaria mau cheiro ou odor mais intenso no fluxo da menina. De acordo com a ginecologista Carolina Ambrogini, não existe comprovação científica de que o consumo de ovo ou produtos derivados durante o período menstrual podem fazer mal.
Então, sem mais delongas, comer ovo diariamente não faz mal à saúde. Juntamente com uma alimentação equilibrada pode até trazer vários benefícios para o organismo. Por exemplo, ajudar a controlar o colesterol, favorecer o ganho de massa muscular ou prevenir doenças nos olhos.
Comer ovo todo dia faz mal? Entenda qual é o limite saudável Ano após ano, o ovo ganha um novo papel, na sociedade, de vilão a mocinho na vida alimentar dos brasileiros.
Por tempos o ovo ficou conhecido por fazer mal à saúde porque sua gema é rica em colesterol, mas estudos recentes mostram que o colesterol presente em alimentos naturais tem baixo risco de fazer mal à saúde.
"Para aqueles que já têm altos índices de colesterol no sangue, o melhor é limitar o consumo de ovos a dois ou três por semana", disse à BBC Mundo a nutricionista Margaret Brown, da clínica Mayo. Qual é a forma mais saudável de comer ovos?
Porém, na clara há uma proteína que pode causar alergias alimentares. Por isso, não é bom abusar do consumo delas. Os especialistas consultados concordam que apesar do ovo ser uma das mais valiosas fontes de proteína animal, seu consumo deverá ser ajustado às necessidades da dieta de cada pessoa.
Pode fazer agachamento com dor na lombar?
Porque a rainha sempre usa bolsa?
É normal inchaço após histerectomia?
O que é Estado de Direito e qual sua importância?
Como saber o rito do processo?
Com quantos meses nasce os primeiros dentes do bebê?
Quanto tempo demora para fazer um passaporte?
Como devo tomar Enterogermina?
Quais são os carros mais bonitos do mundo?
Qual o chá que é bom para infecção?
Qual a praia mais calma do Nordeste?
Como desmarcar a vacina do Covid?