Entre as principais causas estão o desgaste dos anéis, retentores de válvulas, obstrução do respiro de óleo ou da ventilação, alta quilometragem e defeitos na turbina. O consumo de óleo merece atenção especial, já que a queima pode reduzir rapidamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.
Aquela fumacinha azulada que aparece logo pela manhã é algo comum que acontece apenas na primeira partida enquanto o motor está frio. Normalmente isso não deveria acontecer em motos novas, mas também não significa que seu motor esteja precisando de retífica.
Como se prevenir: fazer a troca da peça em caso de queda. Evitar deixar a moto em posições indevidas, como deitada, pois isso altera o fluxo dos fluídos da moto e pode causar o problema da fumaça branca.
Fumaça Azul NO ESCAPAMENTO
A fumaça azulada é provavelmente a mais preocupante dessa lista e indica a queima de óleo lubrificante no motor. A lista de motivos pode variar, indo de desgaste em anéis e retentores de válvulas à obstrução da ventilação do motor (válvula PCV) e outros motivos.
Se há muito óleo no cárter, ele pode ser queimado e você vai notar o motor baixando óleo. Você mesmo pode fazer esse controle ao checar o nível de óleo com a vareta, fazendo a leitura regularmente. Caso tenha óleo demais, ele pode ser direcionado para a câmara de combustão, onde é queimado.
31 curiosidades que você vai gostar
Quando está saindo fumaça branca do escapamento pode ser que o líquido de resfriamento do radiador está sendo queimado na câmara de combustão, junto com a gasolina. Esse problema ocorre quando alguma junta do motor apresenta com algum dano, inclusive estando queimada ou corrompida.
As causas da fumaça preta. A fumaça preta é causada, predominantemente, pela admissão de uma mistura ar e combustível. Existe uma razão entre ar e combustível ideal para que a queima do combustível ocorra da forma correta. Quando há excesso de combustível na mistura, dizemos que a mistura está muito rica.
Ela pode ocorrer nos dias muito frios em que podem ser formados vapores por causa do ar condensado. Tirando este motivo, a fumaça branca costuma ser um sinal de problema. Se ela surgir quando o motor estiver aquecido, pode indicar que há líquido no radiador.
Atenção especial ao escapamento
Ligue o carro, deixe o motor aquecer e realize algum gasto de combustível que resulte em fumaça no escapamento. Se o resultado for uma fumaça anormal, de odor forte ou muito escura, há um claro indicativo de que o motor está com problemas.
Entre as principais causas estão o desgaste dos anéis, retentores de válvulas, obstrução do respiro de óleo ou da ventilação, alta quilometragem e defeitos na turbina. O consumo de óleo merece atenção especial, já que a queima pode reduzir rapidamente o nível do lubrificante no cárter e a vida útil do motor.
FUMAÇA COBRINDO A VISÃO
Quando a fumaça está impedindo-lhe de ver algo em sua frente, significa que você deve pensar melhor a respeito de seu comportamento. Quando a fumaça está cobrindo os olhos isso indica devaneio e ilusão em relação a sua realidade.
Ou seja, a fumaça preta é o que acontece quando não há ar suficiente para queimar o combustível. Essa anomalia pode ser resultado de um carburador mal ajustado, ou ainda do bloqueio do filtro de ar.
A cor preta e cheiro forte dessa fumaça indicam carbono pulverizado, ou seja, alta temperatura do combustível e ausência de ar para realizar a combustão, trazendo falhas na queima. Com isso, o motor consome mais combustível do que o comum, pois o aquecimento queima o diesel em maior quantidade.
Quais os malefícios? A fumaça preta é altamente poluente, além de conter substâncias prejudiciais à saúde. As partículas de carbono irritam os olhos e a garganta, e reduzem a capacidade do organismo de resistir a infecções. Além disso, também afeta a questão financeira.
A fumaça branca é inofensiva quando aparece em dias muito frios, devido ao vapor produzido pelo ar condensado. Fora isso, é um sinal de alerta. Nos carros, se ela aparecer enquanto o motor estiver aquecido, há grandes chances de ser líquido no radiador.
Alguma fumaça branca no escapamento é normal, especialmente quando você inicia o carro pela primeira vez na manhã. A condensação pode transformar-se em vapor. Mas a fumaça branca excessiva durante a aceleração provavelmente significa que o líquido de arrefecimento está vazando nas câmaras de combustão do motor.
– FUMAÇA BRANCA ou CINZA CLARA: Nos indica que há uma queima de combustível comum. Ex. Madeira, Tecido, Papel, Capim, etc. Combustão completa com rápido consumo do combustível e boa quantidade de comburente (oxigênio).
Em casos de vazamentos, fumaça excessiva, perda de potência e barulho (motor rajando), indicamos o uso do aditivo suplementar Bardahl Prolonga, na proporção de 10 a 25% em qualquer tipo de óleo.
“[A fumaça] acontece quando o veículo a diesel está mal regulado. É normal em veículo de combate no mundo inteiro não ter o diesel regulado. Não que isso seja vantagem, é desvantagem, porque, em caso de combate, a fumaça chama a atenção. Acontece quando o bico do diesel está sujo”.
O teor de enxofre do óleo diesel nacional, que é alto (1,3% no máximo, segundo especificação do CNP), contribui para a diminuição da durabilidade de componentes importantes do motor, como os bicos injetores de combustível, o que resulta em maior emissão de fumaça.
A fumaça preta acontece quando o motor não realiza a queima eficiente do combustível, gerando uma fumaça densa e escura. Trata-se de um sinal evidente de que algum problema está acontecendo na parte mecânica do veículo e pode provocar danos maiores, caso não seja investigado.
A ideia de fumaça é usada de quatro maneiras diferentes nas páginas da Bíblia Sagrada, a saber: Um símbolo visível da presença invisível de Deus em uma de suas manifestações divinas. O fogo simbólico da ira de Deus é acompanhado por fumaça, segundo se lê em Salmos 18:8.
Ectoplasma (do grego ektos,"externo", e plasma, "algo moldado ou formado") é o termo usado no espiritualismo para definir a energia espiritual "externizada" pelos mediums. O termo foi criado em 1894 pelo pesquisador Charles Richet.
No espiritualismo, plano espiritual é a realidade extra-física onde os espíritos se encontram. Tal ideia está presente na doutrina espírita, na rosa-cruz e na teosofia.
Como começar a construir uma lareira?
Como lavar roupas íntimas na máquina?
Como tratar varicocele grau 1?
Quanto tempo demora para aprender o hangul?
Como ler a revista Veja Digital?
Como ler a palma da minha mão?
Como iniciar uma nova profissão?
Como saber se meu dentista não está me enrolando?
Como saber a data de validade dos produtos Mary Kay?
Qual o resultado do exame de gravidez de sangue?
Como se ler uma anilha de pássaro?
Como saber se o diesel é de boa qualidade?
Como ver arquivo PDF na Smart TV?
Quando o ex fala que só quer amizade?
É seguro desativar o Firewall?