Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: arco-íris, guarda-chuva, mesa-redonda, porta-bandeira segunda-feira, vaga-lume.
Significado de Mesa-redonda
substantivo feminino Grupo de pessoas que, sem hierarquias, discutem assuntos sobre os quais são proficientes em lugares específicos; discussão: mesa-redonda com diversos autores contemporâneos. Etimologia (origem da palavra mesa-redonda). Mesa + redonda.
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.
O hífen é utilizado quando desejamos dividir as sílabas de uma palavra. Exemplo: ro-sa, ca-chor-ro, me-xi-ca-no, ca-ri-nho, en-gra-ça-do. Ainda, ele deve estar presente nos momentos em que uma linha acaba e as demais sílabas de uma palavra devem ir para a linha abaixo.
O hífen é usado na formação de palavras por derivação prefixal. De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
21 curiosidades que você vai gostar
O nosso VOLP considera o termo “não” – nesses casos – um prefixo da Língua Portuguesa. Embora existam prefixos originais que expressam negação: in e des, por exemplo, o termo não (antes hifenizado) é sim considerado prefixo. Por tradição, ele se trata de um advérbio. Nesse case gramatical específico, de um hífen.
Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
Plural: mesas-redondas.
É um encontro entre vários indivíduos unidos em torno de um interesse específico. Durante esta reunião de caráter oral, organizada e orientada por um moderador, é debatida uma temática ou uma matéria por meio de comunicações verbais.
A expressão joão ninguém é uma espécie de gíria brasileira para determinar alguém sem relevância social ou econômica, sem distinção.
Esta palavra obedece à regra de formação do plural das palavras compostas: vão para o plural ambos os elementos de uma palavra composta por dois nomes (couve e flor). Assim, a forma correta é couves-flores.
Plural: quebra-quebras.
rodas-gigantes | Definição ou significado de rodas-gigantes no Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.
A reforma ortográfica cassou o tracinho dos compostos por justaposição com um termo de ligação. São em geral três palavras que, soltas, nada têm a ver uma com as outras. Mas, juntas, formam um terceiro vocábulo. É o caso de pé de moleque.
A principal regra de formação do plural indica que se deve acrescentar -s à palavra no singular:amiga - amigas;bolo - bolos;troféu - troféus;degrau - degraus.
Plural: quebra-cabeças. Plural: quebra-cabeças.
Se a palavra for composta por verbo + substantivo, só o substantivo vai para o plural. – O/A caça-fantasma, os/as caça-fantasmas. – O beija-flor, os beija-flores. – Um cachorro vira-lata, uns cães vira-latas.
[ Botânica ] Planta da família das compostas cujas flores, grandes e amarelas, se voltam para o sol. 2. [ Botânica ] Helianto. Plural: girassóis.
Couves-flores, girassóis, pudins, gizes e lápis.
[ Botânica ] Planta (Saccharum officinarum) da família das poáceas, de cujo caule se extrai açúcar. Plural: canas-de-açúcar. Plural: canas-de-açúcar.
Como conservar o queijo por mais tempo?
O que é considerado música pop?
Qual a função do BCP na interrupcao de um processo?
Como entrar em contato com comunes na Itália?
Como fazer uma rifa online pelo Facebook?
O que assistir de legal no YouTube?
Qual o tipo de bomba para hidromassagem?
Qual a finalidade de uma descrição em uma narrativa?
O que precisa para assinar um certificado de curso?
O que são características qualitativas Cite exemplos?
O que é indicador de desenvolvimento econômico?
Quanto tempo a menstruação atrasada é normal?