A contratura muscular ocorre devido a uma rigidez ou contração muscular exagerada, que faz com que o músculo não consiga relaxar.
Segue a dor a limitação de movimento e o endurecimento do músculo. Pode ser aguda ou evoluir para contratura crônica, se persistir por um período igual ou superior a 3 meses.
Miosan, Dorflex ou Mioflex são alguns remédios que contêm relaxante muscular e que podem ser usados em situações de tensão e dor muscular e nos casos de contraturas musculares ou torcicolos.
A contratura muscular acontece no momento em que o músculo faz a contração de maneira incorreta e não retorna ao seu estado normal de relaxamento. Isso ocorre em resposta a uma sobrecarga de esforço exercido sobre um músculo ou tendão.
Ao contrário do estiramento, as contraturas não geram lesão na fibra muscular. O ESTIRAMENTO geralmente ocorre em uma situação de alongamento excessivo do músculo, muito comum durante as práticas esportivas, tendo 3 graus de variação de acordo com a gravidade.
44 curiosidades que você vai gostar
Contratura muscular é quando um pequeno grupo de fibras musculares se contraem excessivamente de forma não voluntária (espasmo). Ao contrário do estiramento e da distensão, a contratura não gera lesão na fibra muscular.
Dor intensa no local do estiramento; Perda de força muscular; Diminuição da amplitude do movimento; Diminuição da flexibilidade.
O tratamento da contratura muscular pode ser feito em casa e inclui:
Tomar um banho de água bem quente, deixando se possível o jato de água quente cair diretamente na região da contratura;
Usar uma bolsa de água quente ou toalha úmida aquecida na região dolorida, durante 15 a 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia;
Alguns dos sintomas que indicam a presença de uma contratura muscular são:
Dor e desconforto especialmente se for no pescoço, cervical, coxa, costas, panturrilha e glúteo por exemplo;
Presença de uma parte do músculo mais dolorida e dura, semelhante a uma bolinha ou caroço.
Dificuldade em esticar o músculo afetado;
Localize o nó muscular e use os dedos para massagear suavemente, concentrando-se em tentar soltar as fibras musculares tensas e aliviar a tensão. Logo depois, pressione firmemente na área afetada e faça pequenos círculos com os dedos.
Relaxantes musculares mais comuns
Carisoprodol (Mioflex)
Ciclobenzaprina (Miosan)
Orfenadrina (Dorflex, Ana-Flex)
Tizanidina (Sirdalud)
Os remédios com efeito relaxante muscular devem ser usados em períodos de maior cansaço, quando houver muita tensão muscular ou em casos de contraturas com dor, torcicolos ou lombalgias por exemplo.
Analgésicos opioides
Morfina.
Codeína.
Meperidina.
Fentanil.
Oxicodona.
Propoxifeno.
Hidrocodona.
Tramadol.
Quando o estiramento acontece, o indivíduo normalmente sente uma dor imediata e, no momento em que ela ocorre, pode ser ouvido o som de um estalido. É possível ocorrer perda de força muscular, da amplitude de movimento e também de flexibilidade.
Quando não há estímulo para o alongamento dos músculos, as fibras se amontoam e perdem a elasticidade. A pele, assim, também adere à posição inativa do músculo, o que limita a extensão dos movimentos. O corpo se adapta a essa baixa demanda muscular, levando ao encurtamento.
O tratamento fisioterapêutico pode ser feito com algumas medidas como:
Crioterapia com uso de água gelada, compressas de gelo ou crioflow até 48h após a lesão;
Uso de termoterapia com bolsas de água quente ou infravermelho;
Aparelhos como ultrassom, TENS e laser;
Exercícios de alongamento passivo e a seguir ativo;
Doenças mais frequentes tratadas pelo médico Fisiatra:
Lesões ocupacionais por esforço repetitivo. Artrose e artrite. Osteoporose. Síndrome miofascial (contratura muscular)
O músculo trapézio superior conecta o ombro à cabeça. Para exercitá-lo, sente em uma posição reta, coloque o braço direito atrás das costas e, gentilmente, puxe a cabeça na direção do ombro esquerdo, com a mão esquerda. O alongamento será sentido do lado direito.
Quanto tempo demora o tratamento
Lesões de estiramento muscular, Grau 1: demora cerca de 2 semanas para curar, Grau 2: demora cerca de 8 a 10 semanas para curar; Grau 3: podem demorar até 6 meses a 1 ano para curar.
O estiramento muscular é uma lesão indireta que se caracteriza pelo alongamento excessivo das fibras musculares, ou alongamento além dos limites normais, também chamados de fisiológicos.
A atual classificação separa as lesões entre leve, moderada e grave. Os sinais e sintomas das lesões grau I são edema e desconforto; grau II, perda de função, gap e equimose eventual; grau III, rotura completa, dor intensa e hematoma extenso.
O primeiro sinal de estiramentos é uma dor súbita durante a um treino esportivo e algumas vezes acompanhado de uma sensação de estalido. A intensidade da dor é variável e geralmente provoca desequilíbrio e interrupção do movimento.
A ressonância magnética e a ultrassonografia são os exames mais utilizados para se determinar com precisão a graduação e a extensão das lesões musculares.
Estiramento Muscular
Conhecido também como Distensão Muscular, essa lesão caracteriza-se pelo rompimento das fibras musculares de um músculo ou tendão que está ligado ao osso. Isso ocorre após um esforço é submetido sobre essas estruturas, provocando uma inflamação e a ruptura das fibras.
Ambas as substâncias são analgésicos eficazes e redutores da febre. O ibuprofeno funciona um pouco mais rápido e tem efeito mais duradouro, além de reduzir inflamações. O paracetamol é comparável em alguns aspectos, mas não tem as mesmas propriedades anti-inflamatórias.
Qual o objetivo da atividade mistura de cores?
Qual é o salário do jovem aprendiz na Petrobras?
O que tem que constar no contracheque?
Como trabalhar figura é fundo?
Como é o Certificado de Segurança Veicular?
Qual o salário de um funcionário da Jeep?
Como ocorre a calcificação na aterosclerose?
Quais as causas da carbonatação do concreto?
Como ocorre a captacao das ondas sonoras pela orelha humana?
Como ocorre a liberação de aldosterona?
O que significa brincadeira mímica?
Como saber Agência e Conta da Caixa?
Como ocorre o transporte de glicose para o interior da célula intestinal?
Como ocorre a captação de alimentos e digestão dos protozoários ciliados Paramécios?
Como fica o muco vaginal depois da fecundação?
Como recuperar cabelo pós luzes?