Tipos e causas de hipoglicemia
Produção excessiva de insulina pelo pâncreas; Uso incorreto de medicamentos utilizados no tratamento de diabetes (por exemplo, ao tomar doses maiores que as indicadas);
Quando o paciente tem uma crise de hipoglicemia, o corpo tem reações metabólicas que geram sintomas com o objetivo de sinalizar o problema. “Tremores, tontura, sudorese, sensação de fome e enjoos, irritabilidade ou mau humor, ansiedade e dor de cabeça são sintomas comuns”, cita a profissional.
No caso de hipoglicemia é muito importante aumentar rapidamente o nível de açúcar no sangue.
...
O que fazer numa crise de hipoglicemia
1 colher (de sopa) de açúcar ou 2 pacotes de açúcar debaixo da língua;
1 colher (de sopa) de mel;
Beber 1 copo de suco de fruta;
Chupar 3 balas ou comer 1 pão doce;
Os sinais da hipoglicemia
Confusão.
Tontura.
Fome.
Dor de cabeça.
Tremor.
Palidez.
Baixa coordenação motora.
Baixa concentração.
Estes incluem as doses de insulina que são excessivas ou inoportunas, a perda ou atraso de refeições ou lanches, a falta de compensação de carboidratos para aumento de atividade física, a ingestão de álcool, ou a administração errada de insulina.
36 curiosidades que você vai gostar
A hipoglicemia é uma alteração no metabolismo do carboidrato (não é uma doença), onde a concentração sérica (do sangue) de açúcar (glicose) encontra-se anormalmente baixa. Quando caracterizada como severa ou grave pode levar à inconsciência, coma ou até mesmo à morte.
A hipoglicemia pode ocorrer de diferentes formas e em diversas pessoas, mas é muito comum em pacientes com diabetes que fazem tratamento com insulina ou outros medicamentos que estimulam a produção de insulina pelo pâncreas.
A hipoglicemia é um baixo nível de açúcar no sangue que pode causar dores de cabeça, fraqueza e ansiedade.
...
Jantar
frango ou tofu com arroz integral e vegetais.
salmão com legumes cozidos no vapor ou salada.
um guisado de feijão com lentilhas, feijão, grão de bico e tomates enlatados.
Quanto mais baixos os valores de glicose no sangue mais severos são os sinais e sintomas. Os sintomas de hipoglicemia podem variar desde quadros de tremores, sudorese, dor de cabeça, taquicardia, dentre outros, até confusão mental, delírios, falta de coordenação motora, convulsões e perda da consciência.
A hipoglicemia mais grave reduz o fornecimento de glicose para o cérebro e provoca tonturas, fadiga, fraqueza, dores de cabeça, incapacidade de concentração, confusão, comportamento inadequado que pode ser confundido com embriaguez, alterações da fala, visão turva, convulsões e coma.
Tanto a insulina quanto alguns medicamentos orais usados no tratamento do diabetes podem causar hipoglicemia. Estes medicamentos incluem as sulfoniluréias (glibenclamida, gliclazida, glimepirida, glipizida, clorpropamida) e as meglitinidas (nateglinida e repaglinida).
Uma vez que a glicose é um importante combustível para o cérebro, quando a glicemia está muito baixa pode haver alterações no funcionamento do órgão, levando ao aparecimento de alguns, como tonturas, náuseas, confusão mental, palpitações e até desmaio.
Sintomas de Hiperglicemia
Excesso de sede;
Excesso de urina;
Fome excessiva;
Emagrecimento;
Cansaço;
Apatia;
Visão embaçada;
Pele seca;
É recomendado dar preferência a alimentos ricos em fibras, como cereais integrais, verduras e frutas, além de alimentos ricos em proteínas como carne magra, peixe e ovo e em carboidratos complexos como por exemplo pão integral, arroz e massa, sendo que a versão integral destes alimentos também possui mais fibra.
O diabetes pode causar o aumento da glicemia e as altas taxas podem levar a complicações no coração, nas artérias, nos olhos, nos rins e nos nervos. Em casos mais graves, o diabetes pode levar à morte.
Sinais de alerta para ir ao médico
O médico deve ser procurado nas seguintes situações: Açúcar alto, com uma glicemia capilar superior a 180 mg/dL por mais de 1 hora, em jejum, ou superior a 250 mg/dL por mais de 1 hora, após comer, ou quando o paciente fica inconsciente.
1 - Suco de laranja: A fruta é rica em carboidratos simples, que rapidamente elevam a glicemia, ajudando a diminuir os sintomas e o mal-estar. Ainda que com náuseas e enjoos, é de importante ingerir os suco. "150 ml de um suco de fruta já será o suficiente para sair do estado de hipoglicemia", explica a profissional.
O que comer para evitar crises de hipoglicemia?
Aveia: as fibras ajudam a regular e sustentar o nível de glicose no sangue por mais tempo.
Oleaginosas: gorduras boas e saudáveis que ajudam a manter os níveis de glicose ideais no sangue.
Iogurte com frutas: lanche com carboidrato, proteína e gorduras boas.
Tente se alimentar com alimentos com pouco carboidrato ou com carboidrato de baixo índice glicêmico, já que eles têm a digestão mais lenta e liberam menos insulina. Exemplos são os carboidratos integrais, cenoura, batata doce, lentilha, entre outros.
Glicose acima de 200 é perigoso? Estar com a glicose superior a 200 mg/dL, mesmo que após a refeição, é perigoso e pode indicar que o paciente está com diabetes, sendo necessária a repetição do exame outro dia para ter a confirmação.
A hipoglicemia é a baixa de açúcar no sangue e pode acontecer quando a pessoa não se alimenta em quantidade suficiente, atividade física intensa, ou o mais comum no caso dos diabéticos: usa medicamento que diminui a glicemia no sangue ou insulina de maneira errada.
A hiperglicemia acontece quando não há quantidades suficientes de insulina circulante no sangue, que é o hormônio relacionado com o controle da glicemia. Assim, devido à quantidade diminuída desse hormônio na circulação, o excesso de açúcar não é removido, caracterizando a hiperglicemia.
Coloque no cardápio
Canela. Auxilia no controle glicêmico, responsável por regular os níveis de glicose no sangue, impedindo a rápida liberação de grandes quantidades açúcar (hiperglicemia). ...
Maçã ...
Brócolis. ...
Carboidratos integrais. ...
Aveia. ...
Oleaginosas. ...
Açúcar. ...
Frutas secas.
A hiperglicemia é caracterizada por uma taxa muito alta de glicose no sangue (acima de 126 mg/dl em jejum e acima de 200 mg/dl até duas horas após uma refeição).
Normal: inferior a 140 mg/dl; Resistência à insulina: entre 140 e 199 mg/dl; Diabetes: igual ou superior a 200 mg/dl.
Como fazer inscrição INSS contribuinte individual?
Como é produzido o gás etileno?
Como criar uma conta no HBO Go?
Como descobrir o perfil do Facebook através do Tinder?
Para que serve a erva baleeira?
Como usar enxofre na plantação?
Como usar um ferro de solda 40W?
Como é feito o escarro induzido?
Quantas temporadas tem Scooby-doo Mistério SA?
Como fabricar gás com esterco de gado?
O que fazer para aumentar o hormônio feminino?
Como aumentar a produção de ATP?