O plural de lápis é lápis. Isso acontece porque, em português, as palavras paroxítonas (ou proparoxítonas) terminadas em “-is” ou “-us” não sofrem alteração alguma no plural.
Substantivos como água e paciência não admitem plural — são os chamados não-contáveis. Água só assume a forma de plural mudando de significado para designar um tipo ou uma certa qualidade dessa matéria («águas de mesa» = «marcas/qualidades de água de mesa»).
O plural de lápis é lápis. A forma plural da palavra lápis é lápis. O substantivo lápis designa, normalmente, um objeto composto por um pequeno bastão de grafite ou cera envolto por madeira, usado para escrever, desenhar e colorir.
O correto é OS óculos, AS férias, OS parabéns (mesmo que seja um único objeto, um único período de descanso ou uma única felicitação). Um dia, há muito tempo, havia ÓCULO, FÉRIA e PARABÉM, no singular. Mas essas formas entraram em desuso, e apenas os vocábulos plurais foram mantidos.
Em português, o plural do termo vírus é igual ao singular. As palavras em latim também aparentam não possuir uma versão em plural. Virii poderia ser o plural da palavra virius, e viri era o plural da palavra vir, que significa homem .
40 curiosidades que você vai gostar
A palavra vírus não tem singular, ela sempre será escrita no plural. Mesmo que esteja relacionado a apenas uma coisa, a palavra vírus sempre será escrita no plural. Na Língua Portuguesa, existem palavras que são admitidas somente no plural, assim como acontece com vírus.
/Dúvidas /Lápis ou lápises? A forma correta de escrita é lápis de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, escrevemos “lápis” quer seja no singular ou plural.
O plural de "gravidez" é como o de qualquer palavra terminada em "z", como "luz", "raiz", "juiz", "meretriz", "giz" etc., isto é, é feito com o acréscimo de "es" (luzes, raízes, juízes, meretrizes, gizes). Moral da história: "Suas três gravidezes foram bem difíceis".
O plural é «lápis de cor», igual ao singular: a) «Perdi um lápis de cor.» b) «Perdi vários lápis de cor.»
“Óculos” é representante de um tipo de substantivo que os gramáticos classificam como pluralia tantum, expressão latina que significa “apenas plurais”. São palavras que levam o plural em sua formação, embora se refiram a coisas singulares – na verdade, pares simétricos.
Nãos é o plural de não.
Regras do pluralPalavras terminadas em vogais, ditongo oral e “n”, formam plural com o acréscimo do “s”. ... Palavras terminadas em “m”, formam plural em “ns”.Palavras terminadas em “r” e “z”, formam o plural pelo acréscimo de “es”. ... Palavras terminadas em “al”, “el”, “ol”, “ul” formam plural trocando o “l” por “is”.
Assim como essa, há algumas outras palavras que mudam de significado quando empregadas no singular ou no plural.
...
Vejamos outros exemplos:bem: virtude.bens: propriedade.cobre: metal.cobres: dinheiro.copa: ramagem.copas: naipe de baralho.féria: lucro, dinheiro.férias: período de descanso.
Singular e pluralÀs palavras terminadas em vogal, ditongo oral e consoante N acrescentamos a consoante S . ... Às palavras terminadas em consoante M acrescentamos NS : ... Às palavras terminadas em consoante R e Z acrescentamos ES :
Temos como exemplo de palavras primitivas e suas derivadas: ferro: ferrugem, ferreiro; porta: portaria, porteiro; dente: dentista; flor: floricultura, floral; pedra: pedreiro, pedregulho; chuva: chuvisco, chuvarada; livro: livreto, livraria; sapato: sapataria, sapateiro; lápis: lapiseira; lixo: lixeiro, lixão.
Apesar de pouco usada, a palavra parabém existe e é o singular de parabéns. O mesmo ocorre com pêsame e pêsames . O professor Pasquale também explica o processo de formação dessas palavras. Confira.
O que são Vírus:
O termo vem do Latim virus que significa veneno ou toxina. Devido a propriedade de rápida contaminação, a palavra "vírus" é também aplicada no sentido figurado para denominar algo que se reproduza de forma parasitária, por exemplo, “vírus da corrupção”.
Um vírus é composto por um genoma de DNA ou RNA dentro de uma cápsula proteica chamada capsídeo. Alguns vírus possuem uma membrana externa chamada de envelope. Os vírus são muito variados. Eles podem ter diferentes formatos e estruturas, distintos tipos de genoma e infectar diferentes hospedeiros.
A característica mais marcante dos vírus é a ausência de células. Por isso, eles também não possuem organelas importantes, por exemplo os ribossomos, que produzem proteínas; nem mesmo enzimas, as quais são necessárias para a realização de diversas reações.
Como funciona o sensor de temperatura PT 100?
Como sair bem em uma prova de inglês?
Como tirar Band-aid sem machucar a pele?
Como tirar manchas do vidro do carro caseiro?
Como imprimir frente e verso na impressora Canon G3100?
Como colocar número privado Motorola?
O que causa o deslocamento do equilíbrio químico?
Como eu faço pra ver o andamento do meu processo?
Como oferecer banana método BLW?
Como arquivar todas as fotos do Instagram de uma vez?
Como surgem as sociedades empresárias?
Como consultar processo na Justiça do Trabalho pelo nome?