Resuma Gênesis 44:18–29 e explique que Judá disse a José o quanto o pai Jacó se preocupara em permitir que o filho caçula Benjamim fosse ao Egito, com medo de perdê-lo como havia perdido outro filho — José.
Por ser filho da mulher que amava e por quem trabalhara por 14 anos, Jacó amava muito a José e esse amor fortaleceu o seu caráter. Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.
Chegando ao Egito, o José, sendo governador, era responsável pelas vendas dos mantimentos. Logo que viu os seus irmãos, José os reconheceu, todavia eles não o reconheceram. Seus irmãos voltarão para a terra de Canaã, contudo Simeão ficou preso no Egito, pois José queria ver a Benjamin e ele era a garantia.
Gênesis 43:16–34
Quando José viu que eles tinham trazido Benjamim com eles, instruiu seu servo a recebê-los em sua casa. Os irmãos temeram que José os prendesse por causa do dinheiro que havia sido devolvido em seus sacos de cereais na visita anterior.
No caso de José seu pai comete um erro gravíssimo que se qualquer um de nós o cometermos terá um resultado desagradável. – Ter preferência por um filho. ... Vendo, pois, seus irmãos que seu pai o amava mais do que a todos eles, odiavam-no, e não lhe podiam falar pacificamente.” (Vv.
34 curiosidades que você vai gostar
Com orientações do Faraó, José recebe o nome de Safanet-Fanec e ganha uma esposa, Asenet (Letícia Almeida), filha de Potifar, percorrendo o Egito durante os anos de abundância, quando consegue armazenar tanto trigo que até o próprio servo fica surpreso.
Mimado quando criança, José foi vendido como um escravo antes de governar o país. "Vós, na verdade, intentastes o mal contra mim; porém Deus o tornou em bem, para fazer, como vedes agora, que se conserve muita gente em vida." Para saber mais sobre ele, leia Gênesis 37 e 39-50.
Quando José foi levado para o Egito tinha só dezessete anos, quando os irmãos o encontraram, já era um homem maduro. Eles imaginavam que nunca mais veriam José e não faziam idéia de que ele fosse o segundo homem mais poderoso do Egito.
7 E José, vendo os seus irmãos, reconheceu-os; porém, agiu como um estranho para com eles, e falou com eles asperamente, e disse-lhes: Donde vindes? E eles disseram: Da terra de Canaã, para comprarmos mantimento. 8 José, pois, reconheceu os seus irmãos; mas eles não o reconheceram.
Nele, José (Juliano Laham) finalmente revelou aos irmãos, que o tinham vendido como escravo no passado, sua verdadeira identidade. A sequência emocionou os espectadores da novela bíblica da Record, que choraram muito nas redes sociais.
Nome. O nome Benjamim (em hebraico: בנימין) dado pelo pai Israel, significa "filho da felicidade", porém seu nome de nascimento dado por sua mãe Raquel, é Benoni (em hebraico: בנוני) que significa "filho da dor" ou "filho da aflição".
A túnica tinha uma grande representatividade, ou seja, não era apenas um presente. ... A ideia dessa vestimenta era que todos que olhassem para quem estivesse a vestindo entendesse a importância daquela pessoa pois quem usava a túnica colorida seria o herdeiro do patriarca.
A tribo de Benjamim, inclusive mulheres e crianças, foi quase dizimada por outras tribos israelitas na Batalha de Gibeá. Os homens sobreviventes foram separados, mas foi-lhes permitido casar com mulheres de outras cidades, cujos maridos tivessem morrido, de modo a permitir que a tribo continuasse.
Introdução. Enquanto estava na prisão por causa das falsas acusações da mulher de Potifar, José interpretou os sonhos do copeiro e do padeiro do Faraó. Dois anos depois, quando o Faraó teve sonhos que ninguém conseguia interpretar, o copeiro lembrou-se de José. O Faraó mandou buscar José e descreveu os sonhos.
Depois de três dias, José disse aos irmãos que, a fim de provar que eles eram homens honestos, um deles ficaria preso no Egito enquanto os outros deveriam retornar para casa e trazer o irmão mais novo, Benjamim, ao Egito.
Sendo assim, como Jacó viveu no total 147 anos, ele chegou na terra do faraó aos 130 anos de idade. José viveu 37 anos a menos que Jacó, o filho do patriarca com Raquel morreu aos 110 anos, também no Egito. O personagem bíblico passou 93 anos de sua vida por lá.
Mandatário do território do Egito
O Faraó, satisfeito com a interpretação dada ao seu sonho, dá a José um anel de seu dedo, o faz vestir vestes de linho fino, põe um colar de ouro no seu pescoço e o constitui mandatário de toda a terra do Egito. José tinha então a idade de trinta anos.
O que se sabe é que toda a trajetória de José ao ser vendido até se tornar governador do Egito durou 13 anos. As escrituras dizem que o rapaz tinha 17 anos quando foi traído pelos irmãos e completava 30 anos quando se apresentou ao faraó para ajudá-lo a interpretar os sonhos que o atormentavam.
José cresceu sendo o favorito de seu pai – dentre mais 10 irmãos – e frequentemente tinha sonhos que contava à sua família, os quais revelavam o futuro glorioso que ele teria em posição de autoridade em relação aos irmãos – o que piorou ainda mais o relacionamento que José tinha com eles.
O primogênito de Jacó até tenta ajudar José, mas Simeão o impede.
Israel (Petrônio Gontijo) descobrirá que José (Juliano Laham) está vivo na reta final de Gênesis. Após ter mentido durante anos sobre a morte do irmão, Judá (Thiago Rodrigues) finalmente revelará ao pai que vendeu o hebreu como escravo no passado. O pastor de ovelhas passará mal ao receber a notícia.
Três vezes, na história de José, a frase “Mas o Senhor estava com ele” (Gênesis 39:2, 21, 23) é repetida, lembrando-nos de que, por mais terrível que seja a forma como somos tratados – vendidos, traídos, falsamente acusados, injustamente presos, esquecidos – a presença de Deus pode nos ajudar a passar pelos momentos ...
Teruel a ajudará a voltar para o Baixo Egito e a levará até uma estrada no meio das areias do Saara, para evitar que a mulher sofra retaliações, mas não poderá seguir com ela por todo o caminho. A mulher então partirá sozinha, andando pelo deserto, e morrerá.
Foi após a saída do povo de Israel do Egito, que o Senhor designou a separação da tribo de Levi para servi-lo no sacerdócio, e justamente por terem esta missão não teriam um local específico na terra prometida chamada Canaã. Então, em seu lugar e no lugar de José, assumiram a condição de tribos, Efraim e Manasses.
BENJAMIM, O LOBO QUE DESPEDAÇA.
Benjamim é o lobo que despedaça; pela manhã, comerá a presa e, à tarde, repartirá o despojo (Gênesis, 49.27).
Como fazer uma linha pontilhada no Corel?
Como conectar a impressora HP DeskJet 2376?
Como desfraldar uma criança autista que não fala?
Como tirar a casca dura das amêndoas?
O que fazer quando a pessoa fala muito?
Pode ligar ring light na tomada?
O que é Diabetes tipo 2 como a doença é diagnosticada quais são os principais sintomas?
Como reagir ao tratamento de silêncio?
Porque sai sangue debaixo da unha?
Como tratar água de piscina Desmontavel?
O que fazer para tirar a gordura das grades do fogão?
Que tipo de conclusão se pode fazer sobre o pensamento de Sócrates?
Como diminuir as veias nos olhos?
Como tratar água da piscina de vinil?
Qual o melhor antiinflamatório para água no joelho?
Qual melhor colírio para úlcera de córnea em cães?