O derrame pleural acontece devido ao acúmulo excessivo de líquido no espaço pleural, que é o espaço criado entre o pulmão e a membrana externa que o cobre, podendo acontecer devido a problemas cardiovasculares, respiratórios ou auto-imunes, como o Lúpus, por exemplo.
– A obstrução da vasculatura pulmonar pode conduzir ao desenvolvimento de insuficiência cardíaca direita e elevar a pressão nos capilares da pleura parietal, aumentando a for- mação de líquido pleural, conduzindo ao acúmulo de líquido pleural, resultando em transudato. Isso ocorre em 24% dos casos(2).
Os sintomas podem incluir dificuldade respiratória e dor torácica, principalmente ao respirar e tossir. O diagnóstico é estabelecido por meio de radiografias torácicas, exames laboratoriais do líquido e, frequentemente, angiografia por tomografia computadorizada.
O derrame pleural é uma enfermidade que pode causar muito desconforto ao paciente, limitando sua capacidade respiratória, por causar dor ao respirar. O excesso de líquido entre as pleuras é o que gera este quadro clínico, aumentando a pressão nos pulmões que não conseguem se mover plenamente na caixa torácica.
O tratamento do derrame pleural é feito com a drenagem do excesso de líquido, por meio de punção e inserção de um fino cateter.
As principais causas do derrame pleural decorrem de inflamações dos tecidos do pulmão e da pleura. Algumas dessas condições são pneumonia, tuberculose, câncer no pulmão, embolia pulmonar, artrite reumatóide e lúpus.
Como o derrame pleural pode estar relacionado a diversas condições, outros sintomas, como febre, podem estar presentes devido ao problema que originou o derrame.
Fisioterapia para derrame pleural Após a retirada do excesso de líquido, o médico pode recomendar que fisioterapia respiratória que consiste num conjunto de exercícios respiratórios ensinados pelo fisioterapeuta que ajudam o pulmão a voltar o seu tamanho normal, após ter sido pressionado pelo derrame.
A insuficiência cardíaca congestiva pode ser causada por qualquer condição que altere o funcionamento do coração e o transporte de oxigênio para os tecidos, sendo as principais: Arritmia cardíaca, que é caracterizada pela alteração nos batimentos cardíacos, fazendo com o que o coração bata de forma mais lenta ou mais rápido.
O tratamento inicial de escolha é a drenagem do líquido pleural. Isso é feito por toracocentese (este procedimento pode ser tanto diagnóstico quanto terapêutico), onde um tubo é inserido no derrame e o derrame é drenado.
Para que serve a autenticação em cartório?
Como remover cartão de crédito bet365?
Como se cadastrar na promoção da Oi?
Quando começa a nascer o siso?
Qual será a população da China em 2030?
Qual é a principal função do caule?
Quanto tempo um corpo demora para se decompor no caixão?
Qual valor do casamento no civil 2021?
Quem pode exercer a profissão de psicanalista?