Gramática. O não como prefixo, antes grafado com hífen, mediante a nova reforma ortográfica passou a ser grafado sem hífen.
# Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de “r” ou “s”. # O hífen não deve ser usado quando o prefixo termina em consoante e a segunda palavra começa por vogal ou uma consoante diferente.
De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
substantivo masculino Ação de recusar, de não aceitar; negativa, recusa: conseguiu um não como conselho. Etimologia (origem da palavra não). A palavra não deriva do latim "non", partícula negativa por oposição ao sim.
Não se usa hífen nas locuções dos vários tipos (substantivas, adjetivas etc). à vontade, cão de guarda, café com leite, cor de vinho, fim de semana, fim de século, quem quer que seja, um disse me disse. A) Certas grafias consagradas agora são exceções à regra.
42 curiosidades que você vai gostar
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: contrarregra. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: contra-regra.
No geral, as locuções não possuem hífen, mas algumas exceções continuam por já estarem consagradas pelo uso: cor-de-rosa, arco-da-velha, mais-que-perfeito, pé-de-meia, água-de-colônia, queima-roupa, deus-dará.
Don t worry!
Não se preocupe!
Significado de Numa
contração [Gramática] Combinação da preposição "em" mais o artigo indefinido "uma" (em + uma): o professor recebeu o prêmio numa de suas aulas. Etimologia (origem da palavra numa). Em + uma.
adjetivo Que se habituou ou se acostumou mal; que se acostumou ao que é cômodo ou fácil; mal-habituado. Etimologia (origem da palavra mal-acostumado). Mal + acostumado.
Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.
As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.
Não-formal - Dicio, Dicionário Online de Português.
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Como falamos no começo dessa explicação, a palavra admite a flexão de gênero e número. Portanto, além da forma “nenhuma”, também existe “nenhuns” e “nenhumas”. Chocante, né? O plural quase nunca é usado, mas se “nenhum” estiver antes de um substantivo no plural, ele precisa ir para o plural também!
Numas é uma palavra derivada de num.
Significado de Preocupe
Preocupe vem do verbo preocupar. O mesmo que: incomode, inquiete, desassossegue, impressione, interesse.
1. Causar preocupação a. 2. Inquietar-se, recear.
Significado de Preocupo
Preocupo vem do verbo preocupar. O mesmo que: incomodo, inquieto, desassossego, impressiono, interesso.
Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.
Exemplos com hífen - segunda palavra começa com a mesma letramicro-organismo;micro-ondas;contra-ataque;contra-atacante;anti-inflamatório;sobre-exaltar;sobre-erguer;extra-amazônico;
Chamamos hífen o sinal gráfico (-) que empregamos na língua portuguesa a fim de indicar a ligação entre palavras compostas ou aquelas que são derivadas por meio do processo morfológico conhecido como prefixação.
Após a reforma ortográfica, o prefixo contra- passou a ser separado do segundo elemento por hífen somente nos casos em que este inicia por "a" ou "h". ... Como a palavra "regra" inicia com "r", o correto é contrarregra, sem hífen e com a consoante "r" dobrada.
Contrarregra (pré-AO 1990: contra-regra) é o profissional de teatro que tem a função de marcar a entrada e saída dos atores em cena, acompanhar o espetáculo responsabilizando-se pela mudança dos cenários e figurinos, colocar e tirar os móveis nos seus devidos lugares em cena e indicar o início do espetáculo.
A forma correta é contra-ataque. Segundo o Acordo Ortográfico, nas palavras formadas com um elemento não autónomo terminado em vogal, este liga-se geralmente por hífen ao elemento seguinte, se começado pela mesma vogal.
Como saber se alguém apagou seu número no WhatsApp?
Como falar que vai dormir fora?
Qual é a chave de acesso Sicoob?
Como saber combinar minhas roupas?
Como saber a agência que vou receber meu auxílio doença?
Qual a consequência da altitude em relação ao clima local?
Como saber o 3-4 de um número?
Como saber se algo está em movimento?
Como executar um programa em C pelo terminal?
Como criar uma situação problema em matemática?
Como tirar o traduzir da bio do Twitter?
Como pedir visto de estudante na Alemanha?
O que acontece quando deixamos de amar alguém?
Como descobrir contas abertas pelo CPF?