O verdadeiro estopim do conflito mundial, cultivado em meio às crescentes tensões políticas e econômicas na Europa, foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono austro-húngaro, império cuja extensão abrange as atuais Áustria e Hungria, além de partes da Romênia, da República Checa e da ...
Primeira Guerra Mundial (1914-1918) Segunda Guerra Mundial (1939-1945) Terceira Guerra Mundial (hipotética e futura ou a Guerra Fria)
A guerra pode ocorrer entre países ou entre grupos menores como tribos ou facções políticas dentro do mesmo país (confronto interno). ... O confronto ou a guerra pode ter motivos religiosos, étnicos, ideológicos, econômicos, territoriais, de vingança, ou de posse (quando um grupo deseja algo do outro).
A Guerra Civil é comumente definida como uma disputa ou conflito armado entre grupos civis opostos dentro de um país. ... Ou seja, a guerra civil é um confronto em que a população é o ator participante, diferente de uma guerra entre Estados, que é uma luta entre os seus exércitos nacionais.
O objetivo último da guerra é o aniquilamento das forças armadas inimigas e da sua vontade de combater. Assim, todas as operações militares devem ser planejadas por forma a contribuir para este objetivo último.
Durante milénios, a guerra criou (ao longo do tempo) paz e a destruição criou riqueza, mas na nossa própria era, a humanidade tornou-se tão boa nos confrontos — as nossas armas tão destrutivas, as nossas organizações tão eficientes — que a guerra está a começar a tornar a guerra deste tipo impossível.
Não são só as duas Coreias que até hoje nos recordam como o mundo em que vivemos ainda é muito ditado pelos acontecimentos de 1939-1945, essa guerra com que Hitler quis fazer da Alemanha a senhora da Europa, arrastando consigo a Itália de Mussolini, e na qual o Japão pretendeu também conquistar a Ásia, aproveitando a ...
Em 28 de junho de 1914, o assassinato do arquiduque Francisco Fernando da Áustria, o herdeiro do trono da Áustria-Hungria, pelo nacionalista iugoslavo Gavrilo Princip, em Sarajevo, na Bósnia, foi o gatilho imediato da guerra, o que resultou em um ultimato da Áustria-Hungria contra o Reino da Sérvia.
A guerra sem duvida nenhuma desempenha um papel fundamental na história da humanidade e através dela que a sociedade transformou no que é hoje a historia da humanidade e a história das guerras estão associadas sendo que ascensão e quedas de impérios, reinos e civilizações dependem da aplicação de forças militares.
Os motivos que podem causar uma guerra civil são vários, e, geralmente, estão ligados a fatores econômicos, políticos ou ideológicos, ou a uma reação a algum tipo de injustiça. Os objetivos principais serão, quase sempre, tomada de poder, mudanças no governo ou separação de uma parte do território.
Guerra mundial ou guerra global - Que envolve nações de diversos continentes diferentes, com confrontos em mais de uma grande região ou oceano do mundo. Geralmente apresentam características de "Guerra Total" para alguns dos países que participam do conflito.
A Segunda Guerra teve fim com o uso das primeiras bombas atômicas utilizadas na história da humanidade. As bombas foram lançadas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, nos dias 6 e 9 de agosto de 1945, respectivamente. Essas bombas ficaram conhecidas como Little boy e Fat man, por causa dos seus formatos e da capacidade de explosão de cada uma.
No início do século passado, a Primeira Guerra Mundial ficou marcada pelos combates em trincheiras. Nelas, os soldados eram obrigados a batalhar até terem suas forças esgotadas — não apenas com disparos de armas de fogo, mas também com alguns combates corporais.
Alguns casos de conflitos deste tipo acabaram levando a confrontos ainda maiores, ou se tornando parte de uma Guerra Mundial, como o caso da Segunda Guerra Sino-Japonesa (19), que se tornou uma parte da II Guerra Mundial. Ex: Guerras púnicas, Guerras Médicas, Guerra do Paraguai (18), Guerra dos Sete Anos (17).