Iansã carrega consigo o Irukerê/Eruexim (artefato feito com o rabo de búfalo), usado pra conduzir os Eguns (espíritos desencarnados) na passagem da morte. Na outra mão Oyá carrega uma espada de cobre afiada - só sendo maluco pra mexer com quem ela protege!
Iansã tem forte espírito guerreiro e já foi de grande serventia quando Oxalá precisava vencer uma batalha e Iansã, antes de se casar, se pôs a ajudar na fabricação das armas para Oxalá soprando o fogo que as forjavam. “Vemos que Iansã tem sua força ligada à participação nas guerras e no domínio dos ventos.
A divindade faz sincretismo com Santa Bárbara. Iansã tem domínio sobre os ventos e todos os fenômenos naturais como furacão, chuva e raios. Além disso, Iansã é responsável por conduzir os espíritos desencarnados que lhe foram entregues por Obaluaiê.
Orixá Iansã Flores Vermelhas e Amarelas.
As oferendas para Iansã levam velas e flores amarelas, espadas de Iansã (igual as espadas de São Jorge, mas com as bordas amarelas), bebidas doces, frutas (em especial o melão) e acarajé. São entregues, preferencialmente em bambuzais e pedreiras.
43 curiosidades que você vai gostar
Prato – As comidas prediletas do orixá reverenciado como pai da criação são o inhame cozido com mel, a canjica branca e o arroz com mel.
Junta-se um pouco de pimenta e azeite-de-dendê na massa,da mesma maneira que se faz com o acarajé , vai-se tirando pequenas quantidades de massa e faça bolo , duas colheres de sopa formam um bolinho. Embrulhando-se em folhas de bananeira previamente aquecidas. Cada embrulho leva um camarão seco inteiro.
Símbolos: iruquerê, espada de cobre. Proibições: Abóbora, arraia e carneiro.
Outra relação das rosas vermelhas na Umbanda é a relação com as Yabás (As orixás femininas): Iansã, Nanã, Oxum e as entidades ciganas e pombagiras.
Iansã é quem assopra o fogo da forja de Ogum, representando que só com o uso das forças da natureza o homem alcança a evolução. Iansã junto com Xangô vibram na força do fogo, e o vermelho das velas trazem a mensagem do fogo que constrói, transforma e faz crescer, mas que também pode queimar.
Os filhos de Iansã são grandes defensores de seus filhos. Se alguém faz algo de mal contra um filho seu, ganha um inimigo eterno. Eles não medem esforços para defender suas crias, são muito apegados a elas e não poupam palavras para quem quer que seja!
Um dos perfumes que melhor representa a sensualidade de Iansã que posso indicar neste breve artigo é Allure Sensuelle de Chanel, com sua carga picante e sensual assim como o arquétipo de Iansã.
São pessoas com grande energia e força, se dedicam inteiramente ao trabalho. Costumam ter atitudes inesperadas, desde a ira até a vontade de comemorar a vida sem nenhum motivo específico. Os filhos da Orixá Iansã são ao mesmo tempo ciumentos, autoritários, dóceis e intempestivos.
Também gosta de champanhe branca, licor de menta, anis ou cerejas, rosas e palmas amarelas, que devem ser deixados em campo aberto, pedreiras, praias ou cachoeiras.
A cor de rosa está ligada a certas orixás femininas como Oxum, Iansã, Iemanjá, Ewá e também aos Erês. Significa amor e paixão na Umbanda e quando usadas no quarto de dormir aumentam a sensualidade e a libido naturalmente.
A Pomba Gira Rosa Negra faz parte das Falanges das Pombas Giras que trabalham com rosas, como a Dona Rosa Caveira, a Rosa Vermelha, Sete Rosas, Dama das Rosas, etc. Entretanto, e aparição da Rosa Negra é rara, por isso ela é pouco conhecida. Saiba mais sobre ela.
Simbolizam o amor e o afeto mútuo entre um casal. 3 rosas.Um bouquet perfeito para dar no aniversário do primeiro mês ou ano, o desejo de continuar com a pessoa amada.
Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.
É considerada mãe de todos os demais ORIXÁS. É o Orixá dos mares, das águas salgadas. Yemanjá sempre protege seus filhos contra as mágoas, Responsável pelos bens materiais, grande provedora e mãe, grande absorvedora de energias negativas.
Significado de eparrêi: É uma saudação a Orixá Iansã e significa um olá com admiração.
Um filho de santo cabeça de Iansã como aquele ligado ao odu Ossá, um odu relacionado com o caminho de Iansã, não deve comer carne de carneiro (Genivaldo de Omolu)" (BASSI, 2012, p.
Para ter uma resposta rápida de Oyá Oníra: Faça nove acarajés e frite-os no azeite doce. Depois forre um prato de papelão com folhas de mamona e coloque por cima os acarajés. Faça quatro bandeirinhas vermelhas e finque-as nos acarajés.
Inhame, azeite de dendê, cebola ralada, gengibre, camarão sêco e sal. Lelê – milho vermelho, coco ralado, açúcar e leite de coco, muito apreciado por Odé, Oyá.
Ao acender a vela ao Orixá, coloque embaixo um pratinho limpo, que não precisa ser novo e pode ser reutilizado após a queima da vela. Ao lado da vela, sugere-se colocar um copo de água cheio. Acenda a vela, ajoelhe-se e faça seu pedido ou agradecimento.
Vale lembrar que se em sua casa ou Terreiro você faz oração para Iansã de outra forma, com mais, menos ou até com outras palavras e versos, fique tranquila (o). Não existe certo ou errado e sim o seu desejo de se conectar com a energia espiritual do (a) Orixá.
Quais são as áreas mais ocupadas do território japonês?
Quanto tempo dura a pulseira magnética?
Como termina a história de João e Maria?
Como funciona termostato de cafeteira?
Como testar uma chave de seta?
Como se caracterizou a colonização?
Como baixar o Adobe Acrobat Reader no Windows 7?
Qual o melhor teste de memória RAM?
Como terminou a monarquia na época da Assembleia Nacional fran cesa?
Como se caracterizou o fordismo como o filme o retrata?
Como fazer teste de resistência?
Quais as principais características do beisebol?
Quando começou a guerra pela independência dos Estados Unidos quando terminou?