O roteamento entre domínios sem classes, CIDR (do inglês Classless Inter-Domain Routing), foi introduzido em 1993, como um refinamento para a forma como o tráfego era conduzido pelas redes IP.
Sua principal função era de desacelerar o crescimento das tabelas que continham os roteamentos dos roteadores na rede. Desta forma, foi possível auxiliar a desacelerar a rapidez com que os endereços IPv4 estava alcançando.
CIDR (Classless Interdomain Routing) O CIDR, ou endereçamento IP sem classes, otimiza a distribuição dos endereços IP de 32 bits, permitindo máscaras de rede de qualquer tamanho.
A idéia básica por trás de CIDR consiste em alocar o restante das redes classe C em blocos de tamanho variável. Por exemplo, se uma organização precisa de 2000 endereços, é destinada a ela 2048 endereços (oito redes classe C contíguas) e não uma rede classe B inteiro (65536 endereços).
Definido na RFC 4632 (tornou obsoleta a RFC 1519), o CIDR tem como idéia básica o fim do uso de classes de endereços, permitindo a alocação de blocos de tamanho apropriado a real necessidade de cada rede; e a agregação de rotas, reduzindo o tamanho da tabela de roteamento.
32 curiosidades que você vai gostar
a) A implementação do IPv6 em uma rede LAN faz com que não seja necessária a utilização de NAT, pois o protocolo em sua nova versão possui endereços válidos o suficiente para dispensar seu uso, além de proporcionar maior velocidade na troca de informações.
O endereço IPv6 tem 8 hextetos de comprimento, separados por dois pontos. O endereço IPv4 tem 4 octetos e geralmente é escrito ou exibido em notação decimal. O endereço IPv6 tem 8 hextetos e geralmente é escrito ou exibido em notação hexadecimal.
O Bloco CIDR (Classless Inter-Domain Routing) foi uma solução encontrada para resolver a escassez de endereços IP. O Bloco CIDR utiliza máscaras de comprimento variável (VLSM - Variable Length Subnet Masks), para alocar endereços IP em subredes de acordo com as necessidades individuais de cada empresa.
Então caso desejemos falar que o endereço IP 192.168.0.35 utiliza a máscara padrão, podemos utilizar a notação /24 . Ficando assim 192.168.0.35 /24 . O nome dessa notação é CIDR.
Revisando, a máscara de subrede determina qual parte do endereço IP é usada para endereçar a rede e qual é usada para endereçar os hosts dentro dela.
O protocolo DHCP é um protocolo de cliente/servidor que fornece automaticamente um host ip (protocolo IP) com seu endereço IP e outras informações de configuração relacionadas, como a máscara de sub-rede e o gateway padrão.
Dentro desta faixa, as sub-redes 169.254.0/24 e 169.254.255/24 foram reservadas para uso futuro. O endereço privado classe A permite 1 rede, o endereço privado classe B permite 16 redes e o endereço de rede privado classe C permite 256 redes.
Os endereços IP classe A vão de 1.0.0.0 a 127.255.255.255 , com uma máscara padrão de 255.0.0.0 (ou /8 em CIDR). Isso significa que o endereçamento de classe A pode ter um total de 128 (27) redes e 16,777,214 (224-2) endereços usáveis por rede.
Um outro benefício do CIDR é a possibilidade de agregação de prefixos de routing. ... Isto permite uma redução significativa do número de routes, prevenindo a explosão da tabela de routing de sobrecarregar os routers e impedir a expansão da internet.
o que é nat (Network Address Translation)?
O NAT protocolo aplicado na camada de rede e tem como função fazer a tradução dos endereços IP e Portas TCP da rede local para o mundo (Internet).
O que é sub-rede
Um endereço IP, digamos de número 192.168.0.50, que possui uma máscara de número 255.255.255.0, possui como seu endereço de rede o número 192.168.0 e o seu host como 50. Para que essa rede possa ser dividida, é necessário dividir o número da máscara.
Digite as palavras ipconfig/all exatamente como aparecem, com um espaço entre elas. Pressione a tecla ↵ Enter . O Ipconfig do Windows é o programa que mantém o controle de todas as suas conexões de rede. Esse comando listará todas as suas informações de rede.
Clique em “Prompt de Comando”; Digite “ipconfig” e tecle “Enter”; O endereço IP interno será exibido no campo “Endereço IPv4”.
Por isso o termo VLSM (Variable Length Subnet Masking), ou seja, Sub-Redes de Tamanhos Variáveis.
3.1 Cabeçalho
O cabeçalho em IPv6 é mais simplificado, pois contém somente sete campos, ao contrario do IPv4 que possui treze. Com isso, os roteadores conseguem processar os pacotes com mais rapidez melhorando, assim, o problema de atraso quanto ao processamento.
128 bits de comprimento (16 bytes).
Um endereço IPv4 possui o formato x.x.x.x, em que x é chamado de octeto e deve ser um valor decimal entre 0 e 255. Os octetos são separados por pontos. Um endereço IPv4 deve conter três pontos e quatro octetos.
Logo, ativar o IPv6 na rede reduz os custos com a mesma. Grandes sites como Google, Youtube, Facebook, Amazon e praticamente todos os principais serviços da internet da atualidade já funcionam com o IPv6. Então, boa parte do tráfego do provedor vai acabar passando pelo IPv6.
Não é recomendável desativar o IPv6 em condições normais, mas usuários avançados recorrem à prática para resolver alguns problemas de conexão. Por ser relativamente novo, o protocolo pode ter sido mal implementado pelo provedor, causando problemas de rotas e incompatibilidades com sistemas.
Como saber se tem uma amizade tóxica?
O que é preciso para estudar à distância?
Como se pronúncia a palavra impregnar?
Como entrar no E-mail acadêmico IFMA?
O que significa a palavra Cthulhu?
Qual é a pronúncia da letra u em inglês?
Como entender a pronúncia de Cant e Can?
Como se livrar do inimigo no trabalho?
Qual o passado do verbo to read?
O que é bom para vir a furo um abscesso?