A temperatura corporal diz respeito a produção de calor e os mecanismos de regulação e manutenção da temperatura interna do organismo (termorregulação), que são essenciais para manter a homeostase (estabilidade fisiológica) sistêmica.
As aves são animais homeotérmicos capazes de regular a temperatura do corpo independente da temperatura do ambiente, graças a um centro termorregulador localizado no sistema nervoso central. Esses animais conseguem manter a temperatura entre 40° e 42°C.
A água possui elevados valores de calor específico, calor latente de vaporização e calor latente de ebulição, e isso faz com que ela não tenha variações bruscas em sua temperatura, possibilitando a vida de muitos organismos, que só conseguem sobreviver em uma faixa estreita de variação de temperatura.
A endotermia é uma característica derivada de aves e mamíferos, evoluindo de forma independente nas duas linhagens. Ela é definida pela natureza da fonte de calor desses animais ser interna, ou seja, eles possuem a capacidade de regulação da temperatura corporal a partir do seu próprio metabolismo.
A maioria dos répteis usa fontes de calor externo para termorregulação e são, portanto, ectotérmicos. ... Essas cobras enrolam-se em volta dos ovos e elevam sua temperatura corporal até 7,3° C acima da temperatura do ar usando fontes metabólicas para gerar o calor.
A regulação da temperatura do corpo também é conseguida pela água. Em dias quentes, nosso corpo começa a produzir o suor, que é eliminado para fora do corpo. Ao evaporar, o suor provoca a diminuição da temperatura.
Uma razão pela qual a água é apropriada para a vida é a de que as suas propriedades únicas ocorrem numa gama de temperaturas compatível com diversos processos biológicos. Além das forças de coesão, estabelecidas entre moléculas de água, a água também pode aderir a outras moléculas.
1) Para produção apenas de concentrado de hemácias (CH) e plasma fresco congelado (PFC), a temperatura de armazenamento do sangue total deve ser entre 2 e 6°C; 2) Para produção de concentrado de plaquetas (CP), a temperatura de armazenamento do sangue total deve ser entre 20 e 24°C, nunca abaixo de 20°C.
Estes materiais são bastante sensíveis a variações térmicas e de grande importância para a vida das pessoas envolvidas no processo de transfusão. Nestes ambientes a temperatura do sangue precisa estar sempre nas faixas ideais.
Aqueça o torso, a barriga e a virilha para estabilizar a temperatura corporal e acelerar o batimento cardíaco. O sangue quente deve espalhar-se através das veias do corpo. Segura as extremidades contra o corpo. Coloque as mãos sob as axilas ou cochas.
Ambientes como bancos de sangue, agências transfusionais e hemocentros lidam diariamente com o sangue, seus derivados ou componentes. Estes materiais são bastante sensíveis a variações térmicas e de grande importância para a vida das pessoas envolvidas no processo de transfusão.
Como entender a etiqueta de roupa?
Como usar o Authenticator Google?
Como usar açafrão como afrodisíaco?
Porque o padre usa chapéu preto?
Como dar banho de balde em bebê de 1 mês?
Qual o custo para registrar um funcionário?
O que é arquétipo da Cleópatra?
O que diz a Lei sobre divórcio?
Como ajustar o time lapse do iPhone?
Como usar ModLoader Minecraft?
Como registrar nome de clínica?
Como usar o autobronzeador nas estrias?
Como lançar uma marca de cosméticos?
Como limpar monitor sujo por dentro?
Como fazer contato com a Intermédica?