Acentuação de chapéu Tanto chapéu quanto chapéus são acentuadas em decorrência da mesma regra – são palavras oxítonas terminadas com o ditongo aberto “éu”.
Mas se essa explicação não foi tão profunda, você pode pensar de outra forma. As palavras que têm as seguintes terminações são acentuadas: éu, éus, éi, éis, ói, óis. (Veja, são todas ditongos!) Uma dica: o plural de chapéu é chapéus!
as oxítonas (palavras com acento na última sílaba) e os monossílabos tônicos terminados em éi, éu e ói continuam com o acento (no singular e/ou no plural). Exemplos: herói(s), ilhéu(s), chapéu(s), anéis, dói, céu.
As palavras terminadas em ditongo "eu" fazem plural com o acréscimo da desinência "s": céus, réus, meus, seus, troféus. As palavras terminadas em "el" fazem plural em "éis": anéis, coquetéis, papéis.
Plural: sóis ou soles. Plural: sóis ou soles.
29 curiosidades que você vai gostar
Aí vai a regra: sempre que a primeira palavra do composto derivar de verbo, usa-se hífen; portanto: guarda-sol; na formação do plural, mantém-se o hífen e apenas o substantivo “sol” flexiona: guarda-sóis.
Significado de Sois
substantivo deverbal Ação de ser; ato de expressar permanentemente uma condição, característica ou capacidade particular: vós sois o melhor amigo que tenho; sois o único Deus acima de todos os outros. Não confundir com: sóis. Etimologia (origem da palavra sois).
Pães é o plural de pão.
Pasquale tira a dúvida de um ouvinte sobre o plural da palavra arroz . O professor explica que o correto é arrozes , uma vez que, no caso das palavras terminadas em z , o plural é formado com o acréscimo da terminação es .
Aí, com acento agudo, é um dissílabo formado por um hiato. A vogal tônica é a vogal i (a-Í).
Antigamente, algumas palavras formadas por derivação sufixal eram acentuadas graficamente para marcar a vogal subtônica da palavra original. Quando as palavras de origem tinham acento agudo, como só, as palavras derivadas eram escritas com acento grave, como sòmente e sòzinho.
Quando usar Porque? "Porque", escrito junto e sem acento, é utilizado em respostas. Ele exerce a função de uma conjunção subordinativa causal ou coordenativa explicativa. Pode ser substituído por palavras, como “pois”, ou pelas expressões “para que” e “uma vez que”.
Por isso, o plural de chapéu é chapéus.
...
Já o plural das palavras que terminam com ditongo “eu” se faz apenas acrescentando o “s”.Chapéu/chapéus;Céu/céus;Véu/véus.Degrau/degraus;Troféu/troféus.
[Antigo] Que tem cabelos brancos. Feminino: cã. Plural: cãos.
Essa diferença deve ser observada no plural do diminutivo: CHAPÉU > CHAPÉU (S) = CHAPEUZINHOS; PASTEL > PASTÉI (S) = PASTEIZINHOS.
Como observamos, pão flexiona em número como pães, pois a palavra plural original latina era panes. Explicação diferente tem o grupo órfão, sótão, irmão, chão, mão; nessas palavras e outras semelhantes apenas acrescentamos a nossa desinência -s.
Com o passar do tempo, houve a supressão do “n” e a nasalização da vogal “a”, gerando, em português, as palavras grão e grãos. pão vem do latim panem (no singular) e panes (no plural). Também com o passar do tempo, tais palavras evoluíram, respectivamente, para pão e pães.
pãezinhos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.
Significado de Troféu
substantivo masculino Taça, placa ou outro objeto que recebem os vencedores. [Figurado] Símbolo de vitória; triunfo, glória, vitória.
Bom, a gramática brasileira não permite o uso da palavra degrais, tornando “degraus” a única alternativa possível de aplicação. Isso acontece porque ela é um substantivo terminado em ditongo, ou seja, duas vogais na mesma sílaba tônica.
Sóis é o plural da palavra sol: dois sóis. Sois é uma forma conjugada do verbo ser: vós sois. Assim, estas duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas.
...
Exemplos:Imagina se o Sistema Solar tivesse dois sóis!Meus filhos são os sóis da minha vida.Aqueles dois bailarinos eram os sóis da companhia.
5 guias, estrelas, faróis, bússolas, tochas. Grande talento ou capacidade: 6 talentos, gênios, prodígios, portentos, espíritos, engenhos, inteligências, intelectos.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
O que levar no dia do Enem 2021?
Onde e como surgiu os Jogos Olímpicos?
Quem criou o controle estatístico de processo?
Como tirar o certificado da Microsoft?
Como se preparar para uma boa pregação?
Como aguentar comer mais comida?
Como influenciar pessoas a fazer o que você quer?
Quanto tempo dura ostra aberta?
Como mapear a cadeia de valor?
Como fortalecer o sistema gastrointestinal?
Qual o papel do enfermeiro na área de saúde mental?
Como manter a água da tartaruga limpa?
Como o endocrinologista pode ajudar a emagrecer?
Como transportar comida quente?
Como o endomarketing pode ser aplicado?
Como conservar o fermento levain?
Como enfermeiro no desenvolvimento do processo de liderança pode favorecer o trabalho em equipe?