Porque cárie tem acento?

Pergunta de Sara Doriana Simões Melo Pacheco em 03-10-2025
(35 votos)

Quer em cárie, quer em anticárie, o acento tónico está na sílaba cá. As duas palavras terminam no grupo vocálico postónico ie; logo, são acentuadas na sílaba tónica, de acordo com as normas portuguesas e brasileiras (quanto a esta última, na alínea 2.

Por que vários tem acento?

Por que a palavra várias é acentuada??

A sílaba tônica é aquela que é mais forte na palavra, ou seja, é a que pronunciamos com mais ênfase. ... No caso da palavra VÁRIAS é uma paroxítona, onde a sílaba mais forte é o VÁ.


Porque irmã é acentuado?

Só recebem acento gráfico as palavras paroxítonas que não terminam em a, e, o, am, em e ens. No mais, são acentuadas as que terminam em: ... Compare as oxítonas com as paroxítonas: Sua irmã tem o ímã que você procura.

Porque arroz não tem acento?

Palavras oxítonas sem acento:

Terminadas em -z: arroz, capaz, talvez,... Terminadas em -x: pirex, durex, botox,... Terminadas em -i: guri, saci, abacaxi,... Terminadas em -u: urubu, angu, jururu,...

Porque história e Proparoxítona?

A palavra história é uma paroxítona terminada em ditongo crescente. ... Devido à elasticidade dos ditongos crescentes na pronúncia, a sílaba final pode, numa pronúncia escandida, ser dividida em duas (/mi-sé-ri-a/), o que transforma palavras desse tipo, NA FALA, em proparoxítonas.

SAÚDE BUCAL: POR QUE VOCÊ TEM CÁRIE?


42 curiosidades que você vai gostar

Qual a classificação tônica da palavra história?

Quantas sílabas tem história? ... No Brasil é uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba. No Portugal e restante CPLP, é uma palavra proparoxítona (acento tónico na antepenúltima sílaba).

Qual é a origem do termo história?

História é a ciência responsável por estudar os acontecimentos passados. ... A palavra “história” tem origem no idioma grego e é oriunda do vocábulo “hístor”, que significa “aprendizado”, “sábio”. Sendo assim, faz referência ao conhecimento obtido a partir da investigação e do estudo.

Porque a palavra não é acentuada?

Apesar da palavra só ser acentuada, a palavra somente não é acentuada porque deixa de ser a sílaba tônica. A vogal o passa a ser apenas uma vogal subtônica e, segundo as regras de acentuação do português, não são acentuadas as vogais subtônicas das palavras formadas por derivação sufixal.

Onde é o acento?

É o acento da escrita. Na língua portuguesa, os acentos gráficos empregados são: Acento Agudo (´ ): utiliza-se sobre as letras a, i, u e sobre o e da sequência -em, indicando que essas letras representam as vogais das sílabas tônicas. Sobre as letras e e o, indica que representam as vogais tônicas com timbre aberto.

Tem com acento ou não?

A diferença entre tem e têm é simples: o primeiro se usa no singular e o segundo no plural. Dessa forma: Use tem, sem acento, na terceira pessoa do singular do presente do indicativo. Use têm, com acento circunflexo, na terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

Qual é a regra da acentuação?

As regras de acentuação estão relacionadas com o posicionamento da sílaba tônica (a sílaba pronunciada com maior intensidade). Há regras específicas para palavras oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.

Porque fácil é acentuado?

Fácil, adjectivo, leva acento agudo, porque é uma palavra grave terminada em l. Facilmente perdeu o acento (mas continua a ser acentuada na pronúncia), como qualquer advérbio terminado em -mente, depois da reforma ortográfica luso-brasileira de 1971-73.

Porque órfão e acentuado?

É uma palavra paroxítona (grave), ou seja, o acento tónico é na penúltima sílaba e quando estas são terminadas em -ão levam acento gráfico. Orfão não está gramaticalmente correto na Língua Portuguesa. Advém do latim orphanus.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.

Quais palavras deixam de ser acentuadas?

Veja abaixo outras palavras terminadas em eem e oo(s) que perderam o acento:abençôo → abençoo.crêem (verbo crer) → creem.dôo (verbo doar) → doo.enjôo → enjoo.perdôo (verbo perdoar) → perdoo.vêem (verbo ver) → veem.

Como se escreve de várias?

A palavra várias deriva como feminino de vários, plural de vário, do latim "varius.a.um", com o sentido de diversos, variados, numerosos.

Qual o sinal gráfico?

Sinais gráficos ou diacríticos são certos sinais que se juntam às letras, geralmente para lhes dar um valor fonético especial e permitir a correta pronúncia das palavras. Indica nasalidade. Indica que o u dos grupos gue, gui, que, qui é proferido e átono.

Como colocar o trema?

O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.

Quais são os acentos?

Acentos gráficos e diacríticosAcento agudo.Acento grave.Acento circunflexo.Cáron.Til.Trema.Cedilha.Anel.

Porque uma palavra tem acento gráfico e outra não?

O acento tônico está relacionado com a intensidade dos fonemas, e o acento gráfico, como o agudo e o circunflexo, marca a sílaba tônica.

Quais palavras não tem acento?

Sem acento: voo, voos, enjoo, enjoos, abençoo, perdoo; creem, deem, leem, veem, releem, preveem.

Qual é a diferença entre história e estória?

Alguns estudiosos defendem a utilização de “história” para narrar fatos reais e documentados, que digam respeito ao passado da humanidade. Em contrapartida, o termo “estória” deveria ser usado para a narração de ficção e fatos imaginários.

Qual o significado de história e estória?

Estória é uma palavra classificada como brasileirismo, que significa um gênero narrativo de ficção, onde a ação não é baseada em fatos verídicos. Muitas vezes é usada como sinônimo de história. Como este é um caso de regionalismo brasileiro, a palavra estória não consta em dicionários de português de Portugal.

O que é história a resposta?

A história estuda as mudanças e permanências ocorridas na sociedade. Procura perceber o modo como às pessoas viviam nos tempos antigos e como vivem hoje, bem como a relação entre aqueles tempos e os tempos atuais. ... Por isso, pode-se dizer que dizer que a história é o estudo dos seres humanos no tempo e no espaço.

Qual a classificação da palavra história?

Dúvidas de Português

Por se pautar no Novo Acordo Ortográfico, o Dicio considera his-tó-ri-a a separação silábica correta para a palavra história, classificando-a como proparoxítona, ao invés de paroxítona terminada em ditongo crescente.



Outras questões

Como funciona a lei para quem trabalha 12 horas por dia?

Quantas tatuagens Larissa Manoela tem?

Qual a diferença do sal mineral para o sal branco?

Quem são os povos astecas?

Quais são os 7 dias úteis?

Quem tem hipotiroidismo engorda?

Tem faculdade de astrologia?

Qual a diferença entre PcD e PNE?

Quanto tempo demora um processo judicial contra o INSS?

Qual o signo dos participantes da Fazenda?

Quando devo tomar prednisona?

Qual país tem mais reatores nucleares?

Quantos quilos de bolo para 40 pessoas?

Como pagar boleto exclusivo Banco do Brasil?

Qual obra do artista retrata o folclore brasileiro?

Quem tem stent no coração pode pegar peso?

O que causa a nulidade da sentença?

Qual caixa de bombom é mais gostoso?

Política de privacidade Sobre nós Contato Receitas
Copyright 2026 - todasasrespostas.com