É importante pensar na classe gramatical da palavra, pois, se for verbo e estiver na 3ª pessoa do pretérito perfeito do indicativo, como: cantou, falou, comprou e resolveu, será escrito com u, pois essa é a desinência (terminação) dos verbos para esse tempo, modo e pessoa.
“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.
a) O plural das palavras terminadas em U é formado com o acréscimo da letra S.
Dicas para não errar na hora de escrever as palavras terminadas em uou em l. Alguns substantivos coletivos são formados a partir do sufixo – al : bananal, laranjal, areal; Os adjetivos que são formados a partir de substantivos ou de outros adjetivos, como causal, dorsal e pessoal, recebem o sufixo – al, neste caso, indicam relação ou pertinência;
Essa característica não é restrita a essas letras, existem outras como x, c, ch, g, j, que também causam dúvidas. Para dificultar ainda mais para o falante, há letras diferentes que representam o mesmo fonema, é o caso do u e do l quando aparecem no final das palavras, como em sol, sal e laranjal.
A oposição o/u é responsável pela diferença de significado de algumas palavras. Veja os exemplos: Grafam-se com a letra O: bolacha, bússola, costume, moleque. Esta letra, em início ou fim de palavras, não tem valor fonético. Conservou-se apenas como símbolo, por força da etimologia e da tradição escrita.
Quando usar esse Este é aquele?
Para que serve a eritromicina?
Como explicar identidade de gênero para crianças?
Como fazer amuleto com Espada de São Jorge?
Como trabalhar na Disney da Califórnia?
Como usar o modal do Bootstrap?
Como usar farinha de casca de ovo para plantas?
Como trabalhar os insetos na educação infantil?
Como usar o elevador de pH Genco?
Como trabalhar o socioemocional na escola?
Como trabalhar grandezas e medidas no ensino fundamental?
Quando usar aspas e exclamação?
Qual o papel do professor na construção da identidade na educação infantil?