Juízes (ju-í-zes) é uma palavra grave, em que o i é uma sílaba autónoma e, por isso, leva acento para não se confundir com um ditongo (ui).
Também cabe salientar que, nesta regra, se a vogal for seguida de Z, R, M ou NH, não haverá acento. Por isso, as seguintes palavras não são acentuadas: juiz, cair, ruim e rainha. Detalhe: juiz e raiz não são acentuadas, mas juízes e raízes recebem acento (por estarem no plural).
As palavras juíza e juízes não são palavras oxítonas, como juiz, mas sim palavras paroxítonas formadas pelo hiato ui: ju-Í-za e ju-Í-zes.
A forma correta é rainha. O i é acentuado oralmente, mas na escrita não tem acento gráfico. Esta vogal (i) quando seguida de nh dispensa o acento, de acordo com a regra para casos especiais como, por exemplo, bainha, moinho e campainha.
Por exemplo, você pode escrever:Meretíssimo Sr. Juiz [Nome completo do juiz], Primeira Vara Cível da Capital – Pça. ... Abaixo do nome e do endereço do juiz, forneça a saudação adequada. A saudação apropriada para um juiz é "Meretíssimo Juiz" ou "Excelentíssimo Senhor Juiz", ou ainda "Vossa Excelência".
24 curiosidades que você vai gostar
Significado de Juiz
substantivo masculino Funcionário público que tem por função ministrar a Justiça. ... expressão Juiz de direito ou juiz togado.
Meritíssimo; Excelentíssimo; Vossa Excelência; Sua Excelência e Excelência.
não ser seguido de nh.
Paroxítonas terminadas em ditongo oral crescente e ditongo oral decrescente são acentuadas. Exemplos – ditongo oral crescente: ânsia(s), série(s), régua(s).
Por que urubu não tem acento? Segunda as regras de acentuação da língua portuguesa, as palavras terminadas em r, l, z, x, i, u, im, um e om são naturalmente oxítonas, não sendo necessária acentuação gráfica para assinalar a sílaba tônica.
Exemplos: ju-iz.
São acentuadas as paroxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima) terminadas em i/is, us, r, l, x, n, um/uns, ão/ãos, ã/ãs, ps, on/ons: júri/júris, vírus, caráter, têxtil, tórax, hífen (hifens não tem acento), fórum/fóruns, órgão/órgãos, ímã/ímãs, bíceps, próton/prótons.
SEPARAR EM SÍLABASQuantas sílabas tem juizo? 3 sílabas.É uma palavra grave (Portugal) ou também chamado paroxítona (Brasil), acento tônico na penúltima sílaba.
Entretanto, o acento ainda permanece nas oxítonas terminadas em –éu, -ói e éis: chapéu – herói - fiéis... b) Não serão mais acentuados o “i” e “u” tônicos quando, depois de ditongo, formarem hiato. No entanto, o acento permanece se a palavra for oxítona e o “i” ou “u” estiverem seguidos de “s” ou no final da palavra.
Para serem acentuados, o i e o u precisam ser antecedidos de vogal. Se, em vez de vogal, aparecer um ditongo, cessa tudo o que a musa antiga canta. O agudo não tem vez. Veja: bai-u-ca, fei-u-ra, Sau-i-pe.
A forma correta de escrita desta palavra é após, com acento agudo na vogal o. ... A palavra após pode atuar como uma preposição ou como um advérbio. É usada, principalmente, para indicar posteridade no tempo ou no espaço. É, assim, sinônima de depois, atrás, detrás e a seguir.
A palavra história é uma paroxítona terminada em ditongo crescente. ... Alguns autores, inclusive, para assinalar o fato, dizem que as paroxítonas terminadas em ditongo crescente podem ser chamadas de proparoxítonas eventuais, relativas ou acidentais — mas elas continuam a ser paroxítonas.
Quando o som for aberto, acento agudo. Som fechado, acento circunflexo. Exemplos do Acordo Ortográfico: Com acento agudo: está, estás, olá, até, olé, pontapé(s), avó(s), dominó(s), paletó(s);
7ª - Marca-se com o acento agudo o e da terminação em ou ens das palavras oxítonas de mais de uma sílaba: alguém, armazém, convém, convéns, detém-lo, mantém-na, parabéns, retém-no, também, etc. Observação 1ª - Não se acentuam graficamente os vocábulos paroxítonos finalizados por ens: imagens, jovens, nuvens, etc.
A (nome da empresa), em atendimento aos termos do ofício supra, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência (ou Senhoria) informar que recepcionamos a solicitação e efetuamos as pesquisas necessárias visando o atendimento do mesmo no menor espaço possível.
Qualquer pessoa que consulta e que conhece um advogado sempre o trata como “Doutor”. O juiz também é chamado de Doutor. ... Academicamente falando, esta é a forma de se conseguir o título de Doutor.
Como abreviatura de meritíssimo, adjectivo usado no tratamento ou referência a juízes, é possível utilizar M. ou MM. Para o feminino, as formas M. ou MMª são possíveis, embora também se use MM, sem qualquer índice a indicar o feminino.
Os magistrados escusam de se preocupar com este problema. Os dicionários de português e os prontuários mais recentes já incluem a palavra juíza (como feminino de juiz) que também figura no novo dicionário da Academia das Ciências cuja publicação há muito se aguarda.
"Em geral, costuma-se utilizar nas petições judiciais dirigidas ao juiz o vocativo Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito . No entanto, o Manual de Redação da Presidência da República entende que o pronome de tratamento excelentíssimo só deve ser empregado em relação a altas autoridades.
1. Magistrado que administra justiça. 3. Árbitro.
Como se pode medir a inércia de um corpo explique?
Como melhorar a memória de longo prazo?
Quem tem problema de escoliose pode ser encostado pelo INSS?
Como o protozoário da malária se locomove?
Como o tempo geológico é medido?
Como normalmente se mede a passagem do tempo em um dia?
Qual é o poder do professor Xavier?
É possível magnetizar um prego de ferro?
Porque o Sasuke não tem um braço?
O que quer dizer ser ou não ser eis a questão?
Como saber se uma atuação é boa ou ruim?
Qual é a função do sistema nervoso periférico somático?
O que essa personagem quer que Alladin faca e qual é a sua verdadeira intenção?
Quando Sam recupera a alma dele?