Efeitos prejudiciais da luz azul Excesso de luz nas faixas ultravioleta e azul violeta pode causar lesões no olho humano. Além de causar inflamação dolorosa da conjuntiva e da córnea, ela pode produzir lesões no cristalino do olho (p. ex.: catarata) e, sobretudo, na retina (degeneração macular).
Ela é ruim para os seres humanos, principalmente à noite. Isso acontece porque a luz azul violeta, presente nas fontes artificiais, como smartphones, TVs e lâmpadas de LED, induzem o nosso cérebro a pensar que ainda é dia. Dessa forma, atrapalham o nosso ciclo circadiano, comumente conhecido como relógio biológico.
Usar por mais de 6 horas ao dia os eletrônicos que emitem a luz azul pode ocasionar dores de cabeça, cansaço visual e envelhecimento precoce da retina. Existem dois tipos de luz azul: a turquesa e a violeta.
Isso acontece porque a luz emitida pelas telas eletrônicas é azul, o que estimula o cérebro a permanecer mais tempo ativo e, consequentemente, atrapalha a pegar no sono. Hoje, evitar a luz azul é praticamente impossível, mas podemos adotar práticas cotidianas que ajudam a minimizar o seu efeito nocivo.
Fuja da luz azul
A intensidade da luz azul – que se aproxima da luz do céu, do meio dia – pode suprimir a produção de melatonina, enquanto estimula a produção de dopamina, serotonina e cortisol (que nos deixam em alerta).
42 curiosidades que você vai gostar
Azul é a cor mais relaxante
Como resultado da pesquisa, o azul foi considerado o melhor para a qualidade do sono. Quem descansa em quartos com o tom predominante chega até 8 horas de repouso.
Um estudo realizado pelo programa de pesquisas sobre luz e saúde do Lighting Research Center, mostrou que a luz vermelha pode ser mais apropriada para uso à noite. “A luz vermelha tem menos poder de mudar o ritmo circadiano e suprimir a melatonina. Além disso, ela não afeta a visão noturna”, finaliza Dr.
A luz atrapalha o sono profundo. Mesmo com o olho fechado, a luminosidade é capaz de atravessar a pálpebra, que é um tecido muito fino, e chegar até o sistema nervoso central. Quando o ambiente está escuro, a glândula pineal, que fica dentro do cérebro, produz uma substância chamada melatonina.
Usar o celular à noite, antes de dormir, pode causar insônia e diminuir a qualidade do sono, e ainda aumentar as chances de depressão ou de pressão alta.
Como podemos descrever o homem sertanejo?
O que o Fantasma do Natal Passado mostrou ao Scrooge?
Porque o Colosso de Rodes foi construído?
Como o Excel pode ser usado por um comerciante?
Como os vacúolos atuam para controlar a quantidade de água dentro da célula vegetal?
Quais são os componentes do território brasileiro?
O que é cooperativismo e como ele funciona?
Como podemos definir a arte ABC?
Como classificar os artigos definido e indefinido?
Como baixar Pokémon Trading Card Game Online?
Como podemos contribuir para convivência pacífica entre as pessoas?
Como conectar vários leds a um Arduino?
Como limpar a casa com giárdia?
Qual é a principal característica da religião dos hebreus?
Como limpar a caixa de entrada no celular?
Como higienizar bolsa coletora de urina?