Porque os insetos noturnos se orientam pela luz lunar para voar e retornar a seu habitat. Quando encontram uma luz artificial, eles se confundem e mudam a direção de vôo. Os insetos noturnos se orientam pela luz do luar.
O que acontece é que os insetos usam a luz para se localizar. E para isso precisam de pontos fixos de luz, como o Sol, a Lua e as estrelas.
De acordo com os resultados obtidos que foram apresentados na Associação Americana do Avanço da Ciência, ficou claro que as lâmpadas incandescentes tradicionais são as que mais atraem mosquitos. Já a opção que menos atrai, são as lâmpadas de LED de cores quentes (amarelo, laranja e etc).
Você pode fazer uma mistura de água, sabão, óleo essencial de citronela e espirrar nas paredes (perto das lâmpadas) ou até deixar um aromatizador de ambientes. Outra alternativa é fazer um saquinho de pano com óleo essencial + cravos-da-índia pendurado próximo à lâmpada.
A melhor lâmpada para evitar mosquitos é a de luz LED de cor quente (amarela ou laranja). O resultado surpreendeu, porque elas afastaram mais os insetos do que as lâmpadas LED de cor azulada que garantem ser antimosquitos .
32 curiosidades que você vai gostar
De acordo com os resultados, a pior opção para iluminação exterior foram as lâmpadas incandescentes tradicionais, enquanto que a melhor (e menos atraente para insetos) foi uma luz LED de cor quente – amarela ou laranja – em vez da tradicional azul clara.
São as cores amarela e azul que atraem os insetos.
O método mais utilizado de como acabar com cupim de luz é utilizar uma bacia de água embaixo da lâmpada. Estes insetos são atraídos pelo reflexo da luz na água. Com isso, acabam mergulhando na bacia e morrendo afogados.
O especialista conta que todos os mosquitos têm duas asas, sem exceção, e que os “mosquitos de luz” são, na verdade, insetos de um grupo chamado térmitas, que incluí formigas, abelhas, baratas e eles, os cupins. Os bichos não provocam mal algum, mas podem gerar prejuízos, já que consomem madeira de móveis e árvores.
Para se livrar dos cupins voadores, a primeira alternativa é a mistura de aproximadamente 500 ml de álcool, com cerca de 10 pequenas porções de cravinho da índia e óleo de andiroba.
Luz branca atrai mais insetos por ter cor da luz da lua.
Isso acontece porque alguns comprimentos de onda, reconhecidos pelo ser humano e utilizados em lâmpadas de LED, são extremamente atraentes para os insetos.
Plantas. Quem tem plantas e jardins em casa precisa tomar bastante cuidado. Pernilongos e mosquitos gostam bastante de se esconder nas plantas, principalmente quando sujas e empoeiradas.
Porque os insetos noturnos se orientam pela luz lunar para voar e retornar a seu habitat. Quando encontram uma luz artificial, eles se confundem e mudam a direção de vôo. Os insetos noturnos se orientam pela luz do luar.
Insetos noturnos em geral, principalmente mariposas, saem em busca de alimento e se orientam através da luz da Lua para retornarem a seu hábitat sem se perder.
Esse voo, que acontece em dias quentes, geralmente no final da tarde e ao anoitecer, serve para o macho e a fêmea reprodutores se encontrarem. É uma espécie de voo de acasalamento. Essa fase dura pouco tempo. Assim que ele perde as asas e cai no chão, o siriri se torna um cupim.
Os cupins se orientam com a iluminação e são atraídos por ela. Não devemos deixar que entrem em casa, fechando janelas e apagando as luzes. Mas, se entrarem, basta colocar uma bacia com água logo abaixo das lâmpadas, que logo cairão na água atraídos pelo reflexo da luz", orienta.
Porque os cupins reprodutores, machos e fêmeas, deixam a colônia para acasalamento. Eles criam asas e voam na busca de parceiros.
Os mosquitos são atraídos por CO2, que expelimos constantemente no processo da respiração. É por isso que esses insetos voam perto de nossas orelhas, nariz ou boca. Adultos, obesos e mulheres grávidas, portanto, emitem mais CO2 e são mais atraentes para mosquitos do que crianças.
Suor e temperatura corporal: substâncias expelidas durante a transpiração, tais como ácido lático, ácido úrico e amônia, são atrativas para os mosquitos. Além disso, o aumento da temperatura corporal durante exercícios físicos também pode atrair mais pernilongos.
A luz branca por trazer mais concentração é indicada para iluminação de cozinha, home office, áreas de estudo e trabalho. Já a luz amarela é recomendada para quartos, sala e varanda.
Acenda as velas de citronela ou o incenso
Para afastar os insetos, acenda algumas velas de citronela ou incenso para perfumar o ambiente. O aroma de alguns produtos como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda pode ser responsável por afugentar os insetos.
Isso acontece porque a luz ultravioleta é o comprimento de onda mais curto de todas as cores e, embora quase não seja visível ao olho humano, é muito visível para a maioria dos insetos.
Diferenças entre o pernilongo e o mosquito da dengue
O pernilongo possui hábitos noturnos e se abriga durante o dia em locais úmidos, escuros e protegidos do vento. Ele prefere água, rica em matéria orgânica para depositar os seus ovos. Se o inseto estiver contaminado, pode transmitir doenças como filariose.
Eles costumam ficar próximos da cabeça justamente por haver uma maior concentração de dióxido de carbono (CO2), eliminado com a respiração. 5. Por que costumam atacar em locais escondidos ou à noite? Os mosquitos enxergam melhor em ambientes mais escuros.
Como adotar um nome artístico?
O que é a polarização de um diodo?
Quando se pode fornecer calor ao gelo sem derretê lo?
Como assegurar o direito à vida?
Qual modelo atómico já explicaria o teste de chama?
Como poderemos garantir que o nosso conhecimento é absolutamente seguro?
Quais são as doenças mentais mais comuns?
Quais são as características da essência humana Segundo Hegel?
O que vai identificar um ácido carboxílico?
Como podemos justificar que a luz seja uma onda eletromagnéticas?
Como a Geografia pode estabelecer relações com outras disciplinas?
Por que borracha fica grudenta?
O que se entende por percepção e qual a sua importância para a organização?
O que é como eram os hieróglifos?