A gordura saturada faz mal porque ela facilmente se acumula nas paredes internas dos vasos sanguíneos, podendo acelerar a formação de placas de gordura e o entupimento das veias, havendo a possibilidade de provocar aterosclerose, aumento do colesterol, obesidade e problemas cardíacos.
A principal corrente da ciência da nutrição diz que a gordura saturada em excesso aumenta os níveis de colesterol no sangue, o que pode entupir as artérias e aumentar a chance de um ataque cardíaco ou derrame.
Mas é importante ressaltar que, apesar da má fama, a gordura saturada tem suas funções. Ela aumenta um pouquinho a fração do colesterol HDL, que passa pelos vasos realizando uma limpeza na área. Além disso, participa da produção de hormônios e do transporte de vitaminas lipossolúveis, como A, D, E e K.
Ela faz com que o colesterol ruim (LDL) diminua no organismo, porém consumida em excesso poderá causar doenças coronarianas. A gordura insaturada é melhor do que a gordura saturada, quando consumida corretamente.
Já foi comprovado que substituir a gordura saturada pela gordura insaturada em sua alimentação pode ajudar a diminuir o colesterol “ruim”, um dos fatores de risco no desenvolvimento de doenças cardíacas*.
18 curiosidades que você vai gostar
Segundo Chueire, a gordura boa é a gordura insaturada, que está muito ligada com a saúde do coração. "Ajuda a diminuir os triglicerídeos e o colesterol e ainda contribui para elevar o colesterol bom.
A gordura trans é tão ou mais perigosa que a saturada. Ela aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL-c), o que causa o depósito de placas nos vasos sanguíneos e o desenvolvimento de hipertensão arterial, doenças cardíacas e AVC.
As gorduras boas para o coração são as gorduras insaturadas, encontradas no salmão, no abacate ou na semente de linhaça, por exemplo. Essas gorduras são divididas em dois tipos, monoinsaturadas e poliinsaturadas, e em geral são líquidas à temperatura ambiente.
As melhores opções de gorduras boas para colocar no pratoAbacate. A fruta é uma ótima opção para quem quer um gostinho a mais no pão, na salada ou na vitamina. ... Oleaginosas. ... Peixes. ... Leia mais: Benefícios do abacate que você precisa conhecer.Linhaça. ... Azeite. ... Chia. ... Chocolate amargo.
Na verdade, gorduras saturadas raramente passam pelo processo de oxidação. Segundo Grootveld, o melhor óleo para fritar e cozinhar é o azeite. "Primeiro porque esses compostos tóxicos são gerados em baixa quantidade e segundo porque os compostos que são formados são menos maléficos para o corpo humano."
A seguir, confira alguns dos principais problemas provocados pelo excesso de gordura na alimentação.Doenças cardiovasculares. ... Doenças renais. ... Doenças no aparelho gastrointestinal. ... Doenças no fígado. ... Obesidade. ... Doença arterial periférica. ... Câncer. ... Inflamação no cérebro.
Saiba como reduzir o consumo:Consuma frango sem a pele. ... Escolha carnes menos gordurosas, como frango e peixe.Retire o máximo de pedaços de gordura da carne. ... Coma menos massas de pastéis e folhadas, presentes em algumas tortas, pastéis e salgados.Utilize óleos insaturados, como o de girassol ou canola.
Gordura Saturada - são as gorduras encontradas em sua maioria, nos alimentos de origem animal e seus derivados (manteiga, nata, queijo, creme de leite, banha, carne bovina, de porco, ovelha, leite integral, torresmo, linguiça, salsichão, gema de ovo).
O consumo de gorduras saturadas é importante para formação de hormônios; É importante para a formação de estrutura celular; É importante pra a formação de enzimas; Os ácidos graxos saturados fornecem energia, principalmente para indivíduos praticantes de atividade física, porém, devem ser consumidos com moderação.
Ácidos graxos saturados: manteiga, dendê, leite integral, bacon, toucinho, carne bovina gorda, queijos amarelos, creme de leite. Efeitos negativos à saúde: Aumento da incidência de doença coronariana e aumento da colesterolemia.
O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis. Ele é o óleo extraído da azeitona e os tipos mais comuns são os refinados, virgem e extravirgem. A nutricionista recomenda o uso do extravirgem, que possui o menor teor de acidez dentre as outras opções, e possui menos de 1 g de gordura saturada.
“Com bom senso e equilíbrio na escolha, azeite de oliva, óleo de canola, nozes, amêndoas, castanhas e abacate, óleo de girassol, milho e soja, salmão, atum, sardinha e linhaça são ótimas fontes de gorduras do bem e consideradas essenciais para a saúde”, sugere Camila.
As gorduras saturadas e trans são as famosas gorduras ruins. Se consumidas em excesso, elas podem ser responsáveis pelo efeito contrário ao das gorduras boas. Elas aumentam o nível de colesterol no sangue, podendo levar a quadros de doenças cardiovasculares.
Você encontra gorduras boas em alimentos como azeite extravirgem, nozes, avelã, abacate, açaí, ovos, queijo branco, chocolate escuro, óleo de coco, semente de chia. As gorduras saturadas ou trans, que são as gorduras ruins, estão presentes em alimentos de origem animal como aves, carne vermelha, e produtos lácteos.
A gordura boa é aquela considerada saudável e que trazem mais benefícios para a saúde, como acontece com a gordura insaturada. Embora outros tipos de gordura também tenham qualidades, devem ser consumidos com moderação.
Gorduras mais saudáveis:
Gorduras insaturadas são reconhecidas como “gorduras boas” e há dois tipos: monoinsaturadas e polinsaturadas. As gorduras monoinsaturadas encontram-se, por exemplo: Azeite. Óleo de amendoim.
Enquanto a insaturada recebe o apelido de “gordura boa” e a saturada, quando consumida na dose certa, tem sua importância para o organismo, a gordura trans não é recomendada em nenhuma quantidade. Existe uma versão dela encontrada naturalmente em produtos de origem animal, como carnes e leites.
A gordura localizada no abdômen é considerada um importante fator de risco para doenças cardiovasculares, como o infarto e o AVC.
Saturados (quando os átomos de carbono são ligados entre si apenas através de ligações simples) e; Insaturados (quando ao menos uma dupla de átomos de carbono da cadeia está ligada através de ligação dupla).
As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto vegetal. - Gorduras saturadas: tipo de gordura presente em alimentos de origem animal, como carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão, iogurte.
O que é uma releitura de uma obra de arte?
O que é a ordem social prevista na Constituição Federal?
Quantas calorias tem um copo de 300ml de leite integral?
Que tipo de sistema é formado por medula espinhal nervos e o encéfalo?
Quantos dias de isolamento Covid OMS?
Quais são as plantas que pode ficar no sol?
Quais as doenças causadas por fezes de barata?
Qual a probabilidade de sair a soma 7 no lançamento de dois dados?
Qual a melhor plataforma para criar conteúdo?
O que a Constituição nos garante?
O que é Monofiletico e Parafiletico?
Quais são as 7 principais bacias hidrográficas do Brasil?
Quem pode arquivar o inquérito?
Quantas faces e arestas tem um cilindro?
Quais foram os primeiros povos?