É uma resposta do organismo aos danos causados nos tecidos e, portanto, é considerada uma reação normal do processo de cicatrização da pele. O papel do exsudato na cicatrização da lesão é fornecer nutrientes essenciais como fonte de energia para ativar o metabolismo celular e regular a umidade da região.
Algumas feridas são de difícil cicatrização. Às vezes, um simples arranhão na perna de uma pessoa que tem varizes, ou um pequeno ferimento nos pés de alguém com diabetes são o suficiente para dar origem a uma lesão crônica, que persiste durante anos, não responde a tratamentos convencionais e corre o risco de apresentar complicações graves.
Assim como existem alimentos que auxiliam positivamente da cicatrização de uma ferida, outros prejudicam o processo de cicatrização. Exagerar nos doces e alimentos gordurosos resulta em uma cicatrização mais lenta. Por outro lado, manter uma dieta equilibrada favorece a cicatrização e resulta numa cicatriz mais amena.
Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão). 4 – A alimentação não influencia na cicatrização da pele.
Além desses fatores, a cicatrização perfeita ocorrerá apenas se houver a aproximação precisa das extremidades do osso que sofreu a lesão. A aproximação das extremidades de uma fratura deve ser feita por um médico, pois só assim serão evitadas complicações mais sérias.
Qual é a característica divina de dioníso?
Quais os evangelhos chamados sinóticos E porquê?
O que é subsidio social de desemprego?
Quais são as profissões que dá mais dinheiro?
Quantas bananas devo comer antes do treino?
Que significa UCI em medicina?
Quanto tempo a maionese pode ficar aberta na geladeira?
O que é o código na comunicação?
O que fazer depois da carboxiterapia?
Quais os sinais de um homem mulherengo?
Como é que o avião consegue voar?
Quanto tempo demora para aparecer a multa na carteira digital?