A energia nuclear não é renovável, uma vez que não utiliza recursos que são naturalmente reabastecidos. Um dos principais argumentos utilizados para defender o uso da energia nuclear como uma alternativa limpa é o fato de que ela não emite CO2 para a atmosfera, não contribuindo para o aquecimento global.
Energia atômica é mais limpa, não sofre de intermitência, precisa de uma área até 360 vezes menor que a de uma usina eólica e 75 vezes menor que a de uma solar com a mesma capacidade instalada. Além disso, é mais segura e gera empregos de maior valor agregado.
A energia nuclear apresenta vários aspectos positivos, sendo de fundamental importância em países que não possuem recursos naturais para a obtenção de energia. ... - As usinas nucleares possibilitam maior independência energética para os países importadores de petróleo e gás; - Não contribui para o efeito estufa.
Contaminação pelos rejeitos da produção de energia nuclear: Um dos principais impactos causados por esse tipo de produção é a contaminação pelos rejeitos radioativos, que permanecem nocivos ao meio ambiente por milhares de anos.
Durante o processo de obtenção de energia nas Usinas Nucleares, não é gerado nenhum gás causador do efeito estufa, como, por exemplo, dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), Óxido nitroso (N2O), CFC´s (clorofluorcarbonetos).
30 curiosidades que você vai gostar
As usinas nucleares produzem uma elevada e variada quantidade de rejeitos, que incluem o próprio urânio utilizado nos reatores e os equipamentos contaminados pelo urânio e por outros elementos resultantes das reações ocorridas. Esses resíduos são altamente tóxicos e nocivos ao meio ambiente e à saúde humana.
Sabe-se que a energia provinda das Usinas Nucleares constitui a mais perigosa fonte de eletricidade, mas estudos mostram que em sua obtenção não é gerada nenhuma espécie de gás causador do efeito estufa, como: dióxido de carbono (CO2), metano (CH4), Óxido nitroso (N2O), CFC´s (clorofluorcarbonetos).
Abundância do urânio, enquanto elemento essencial na produção da energia nuclear. Assim, não há risco de escassez evidente. Não utilização de combustíveis fósseis, o que significa que não há emissão dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa, os quais seriam os causadores do aquecimento global.
Vantagens e desvantagens da energia nuclearNível menor de poluição atmosférica. ... Opção para países com poucos recursos hídricos. ... Disponibilidade do combustível. ... Imenso poder energético. ... Área para construção reduzida. ... Risco de acidente nuclear. ... Poluição térmica. ... Lixo nuclear.
Além de ser segura, a energia nuclear ainda tem a vantagem de ser considerada limpa, ou seja, não provoca emissões de gases estufa. Fora isso, a área ocupada por uma usina nuclear é pequena se comparada à quantidade de energia gerada.
A energia nuclear é uma das principais fontes produtoras (sendo as outras duas a hidrelétrica, que utiliza a energia dos rios e a termoelétrica, que utiliza combustíveis fósseis, como o carvão, petróleo e gás natural). ... O programa brasileiro abrange um amplo uso da energia nuclear, sempre voltado para fins pacíficos.
Essa fonte de energia ainda não é expressiva no Brasil porque o país possui muitos recursos energéticos que ainda não foram aproveitados. Mas o Brasil objetiva, principalmente, dominar a tecnologia da geração de energia nuclear, em vista também da sua importância para a segurança nacional e para o futuro do país.
Em termos de fontes energéticas, a energia nuclear consiste na produção de eletricidade a partir do processo de fissão nuclear e, em consequência, da reação de fissão nuclear em cadeia, o que libera uma grande quantidade de calor (energia térmica).
A energia solar possui a vantagem de ser uma energia limpa, sustentável, alternativa e renovável, além de possuir uma fonte de energia gratuita e trazer economia para seus consumidores.
As energias renováveis que não causam poluição pela emissão de substâncias são chamadas de energias limpas e incluem: solar, eólica, geotérmica, maremotriz e hidráulica. Os combustíveis fósseis são os meios de geração de energia mais utilizados atualmente.
A energia hídrica é considerada como um dos dos processos mais eficientes e menos poluidores de produção de energia elétrica, assim esta fonte de energia é considerada como uma energia renovável e sustentável.
A principal vantagem da energia hidrelétrica é a utilização da água, ou seja, um recurso natural renovável. Porém esse fonte possui inúmeras desvantagens, no geral, ligadas ao elevado impacto ambiental provocado pela sua instalação. O Brasil é um dos grandes produtores de energia hidrelétrica do mundo.
Em suma, algumas das vantagens da energia hidrelétrica são que ela:utiliza uma fonte limpa e renovável: a água;não emite dióxido de carbono;é uma fonte barata de eletricidade;gera um custo relativamente baixo para o consumidor final;controla rios propensos a enchentes;reforçam a economia com o turismo.
Vantagens e desvantagens da biomassa de resíduos orgânicosfonte de energia renovável;geração de poucos poluentes quando comparada à utilização de fontes não renováveis, exemplo, combustíveis fósseis;possui baixo custo para o reaproveitamento;possui alta capacidade de reaproveitamento dos resíduos orgânicos;
Produção de Energia: A fissão nuclear é uma alternativa na produção de energia de forma mais eficiente e limpa, pois não emite gases. Os reatores nucleares são capazes de controlar a violência do processo de fissão desacelerando a ação dos nêutrons para que não ocorra uma explosão.
Todas as vantagens da energia hidroelétricaA fonte mais barata. ... As centrais movidas à água são ágeis e responsivas. ... A água traz consigo uma enorme energia. ... A produção pode ser adaptada à demanda. ... As emissões indiretas são muito baixas. ... Fluxos hídricos secundários são adequados para as usinas pequenas.
Fontes Alternativas – Vantagens e desvantagensSão opções energéticas pouco poluentes, consideradas limpas e inesgotáveis por serem renováveis.Produzem menos impactos negativos no meio ambiente, se comparadas às fontes convencionais.Oferecem poucos riscos.
Uma usina nuclear introduz um risco de acidente radiológico, o que significa dizer o de causar um impacto ambiental por contaminação radioativa. Para Angra 3, esse risco é de uma vez a cada 10.000.000 de anos e é considerado pelos engenheiros de segurança e analistas de risco, como extremamente baixo.
A energia nuclear não é renovável, uma vez que não é gerada por meio de recursos naturalmente reabastecidos, tais como vento ou Sol. Apesar disso, a energia nuclear é considerada uma fonte limpa, uma vez que não emite gases do efeito estufa e nem prejudica o meio ambiente.
Energia NuclearNão libera gases estufa;Exigência de pequena área para construção da usina;Grande disponibilidade do combustível;Pequeno risco no transporte do combustível;Pequena quantidade de resíduos;Independência de fatores climáticos (ventos; chuvas)
Como habilitar camadas no Photoshop?
Como funcionam os sensores de pressão?
Como funciona a Letra de Câmbio?
Como ocultar faixa de opções no Word?
Como se deu o processo de independência do Peru?
Como funciona uma luta de judô?
Qual o meu valor para empresa?
Como ver o FPS pelo GeForce Experience?
Como funciona os assuntos do momento no Twitter?
Quais as características de um serviço de consultoria?
O que diz a lei sobre animais em condomínio?
Quem derrotou o Império Persa?
Como deixar de ser infantil e amadurecer?