A cor verde, desde a Idade Média, está relacionada com a Medicina. Por representar a esperança, essa é a tonalidade utilizada até hoje nas faixas de colação de grau e nos anéis de formatura.
Segundo um artigo de 1998 do Today s Surgical Nurse, a ideia dos jalecos coloridos foi difundida no começo do século 20, e a partir daí as roupas azuis ou verdes passaram a ser utilizadas nas salas de cirurgia. A intenção era fazer com que esses “fantasmas” se fundissem com a cor do tecido e fossem neutralizados.
Pois é, se as roupas e paredes da sala de cirurgia fossem brancas a visão dos médicos ficaria muito prejudicada em relação ao vermelho do sangue que eles olham fixamente durante a cirurgia. ... Foi aí que surgiu a ideia de usar roupas azuis ou verdes na sala de cirurgia.
Você sabia que existe uma razão muito importante para o Pijama Cirúrgico ser azul ou verde? Todos sabem que a cor tradicional da roupa do médico é branca, isso virou regra nos hospitais e clínicas, por questões da falta de assepsia, o que acabava ocasionando muitas doenças.
O verde e o azul são cores comuns de serem encontradas em serviços ou produtos relacionados à saúde. O roxo, por ser uma cor mais lúdica, muitas vezes é deixada de lado, mas ainda sim é válido utilizá-la dependendo do serviço oferecido. Dá uma olhada em algumas logos de planos de saúde e hospitais: Dica!
20 curiosidades que você vai gostar
Cor: verde-esmeralda – tom de verde único simboliza a natureza, a vida e o poder de cura.
Lembre-se sempre de utilizar roupas que não mostrem demais, confortáveis e os equipamentos de segurança (jaleco e pijamas cirúrgicos), mas sempre nos seus devidos locais. Com isso, você está protegendo os seus pacientes e também a você mesmo, impedindo a proliferação de germes.
O jaleco branco é a marca registrada dos profissionais de saúde – pelo menos no Brasil. Sempre que lembramos, ou até nos fantasiamos em alguma festa de médicos ou enfermeiros, lá está ele como parte essencial da vestimenta.
Porque são cores opostas ao vermelho. Os médicos e enfermeiros passam muito tempo olhando para sangue e órgãos, o que tira a sensibilidade da visão para as nuances róseas do interior do corpo. Olhar para o verde ou o azul de vez em quando dá uma calibrada nas retinas e aumenta o contraste.
Em meados do século 19, quando as causas das infecções estavam sendo estudadas, despertou-se a necessidade de um local limpo e estéril para trabalhar. Nesse momento, a veste branca foi incorporada com o objetivo de prevenção contra a contaminação e a sujeira externa.
A cor não deve ser um fim em si mesma, mas um meio estético para proporcionar conforto e tranqüilidade aos pacientes e àqueles que trabalham em hospitais.
Hipotermia perioperatória acidental é um fenômeno que pode ocorrer como resultado da supressão dos mecanismos centrais de regulação da temperatura pelos anestésicos e pela exposição prolongada de grandes superfícies da pele a baixas temperaturas no centro cirúrgico.
Além da climatização e conforto térmico, o ar condicionado para centro cirúrgico também executa a função de circular ar limpo (ar puro) em ambientes delicados, garantindo assim espaços com o mínimo de bactéria e fungos. O grande benefício disso é a redução considerável no risco de infecção hospitalar.
“O branco permite ver melhor se o uniforme está sujo e ajuda a evitar infecções”, afirma Jorge Curi, vice-presidente da Associação Médica Brasileira. Isso diminui as chances de uma mancha de sangue passar despercebida e contaminar uma cirurgia, por exemplo.
Portanto, a roupa privativa é uma barreira contra a invasão de micro- organismos no sítio cirúrgico dos pacientes e é proteção para os profissionais contra exposição a sangue e fluidos corpóreos.
O verde e o azul
Na área de cirurgia e nas áreas mais internas do hospital, onde eventualmente ficam os pacientes internados, a coisa muda de figura: o branco do jaleco é substituído por uniformes que variam entre tons de azul ou verde.
Especificações do jaleco:
O comprimento deve ser abaixo dos joelhos, com mangas longas, fechamento frontal com botões, até a altura do pescoço: Deve ser confeccionado em tecido de algodão ou misto, não inflamável.
O uso de cores frias, como o verde ou o azul por exemplo, oferecem uma constante atualização do cérebro, deixando-o mais sensível ao vermelho e laranja, além de proporcionar conforto na visão, melhorando assim a concentração dos profissionais da saúde durante os procedimentos cirúrgicos invasivos”.
O jaleco branco é considerado o uniforme dos profissionais da enfermagem e cuidadores, uma vez que é visto pelos colegas como um símbolo de respeito e está diretamente ligado à ideia de higiene e limpeza no ambiente clínico e hospitalar.
De acordo com o administrador do local, Marcos Paulo, o hospital estabeleceu regras para os trajes de entrada, tanto de visitantes, quanto de funcionários. O administrador diz que, no geral, os visitantes são mais orientados em relação ao comprimento da roupa. “Não pode ser roupa curta.
O vestuário, são as roupas privativas, tais como, jalecos, uniformes e aventais. Devem ser confeccionado de material impermeável para garantir barreira de material biológico, e as- sim, ser considerado equipamento de proteção individual (EPI).
Camisas e suéteres com muitas camadas ou repleto de babados e pregas além de não ficarem elegantes, podem diminuir a facilidade em movimentar-se. Entre os tecidos que mais se adequam aos looks que se encaixam aos jalecos estão: algodão sem elastano, malha fria, seda, etc.
“Durante a noite, ela fazia visitas aos feridos e, para iluminar seus passos, levava uma lamparina, hábito que a deixou conhecida como a dama da lâmpada . Por isso, a lâmpada tornou-se o símbolo da Enfermagem”, explica.
O símbolo da enfermagem, foi definido, segundo resolução 218/1999 do COFEN (conselho Federal de Enfermagem) para ser composto de uma lâmpada a óleo, uma cruz vermelha e uma serpente e no caso do técnico e auxiliar de enfermagem também por uma seringa.
A Pedra símbolo da enfermagem é a esmeralda e a cor que representa a categoria profissional é a verde esmeralda.
O que é uma estação elevatória de água e como ela é projetada?
Como se faz um bloco de concreto?
Qual o significado ponte estaiada?
Como deve ser tomado o Pyloripac?
Qual é o sinônimo da palavra siri?
Como prescrever oxigênio domiciliar?
Como funciona o núcleo celular?
Onde aplicar dipirona Injetavel?
O que é MVC e sua importância?
Como funciona o pagamento por débito online?
Como preparar a fibra de vidro para pintura?
Como recuperar uma árvore que está morrendo?
Quem tem direito ao Vem passe livre?