A Bacia do Araripe é uma bacia interior, com destaque para as sequências mesozóicas onde se predominam os sedimentos posteriores à formação do Oceano Atlântico Sul, que aconteceu após a separação da América do Sul e África.
Os rios intermitentes, também chamados de temporários, são alimentados por escoamento superficial e subsuperficial. Eles desaparecem temporariamente no período de seca porque o lençol freático se torna mais baixo do que o nível do canal, cessando sua alimentação.
ENDORRÉICA => Quando as drenagens são internas e não possuem escoamento até o mar, desembocado em lagos ou dissipando-se nas areias do deserto, ou perdendo-se nas depressões cársticas. Ex : Rio Jacuí.
Uma bacia endorréica é um tipo de bacia hidrográfica onde, por motivos geográficos ou climatológicos, a água não chega a atingir o mar. ... A maior bacia endorréica do mundo é a bacia da Ásia central, com uma extensão que vai desde os países bascos até o norte da China.
Geralmente, o nome da bacia hidrográfica leva o mesmo nome do rio principal. As bacias possuem a seguinte estrutura: nascente, rio principal, divisores de águas, afluentes e foz. Esses elementos juntos drenam as águas da bacia para uma bacia maior ou para o oceano.
38 curiosidades que você vai gostar
Desníveis dos terrenos orientam os cursos d água e determinam a bacia hidrográfica, que se forma das áreas mais altas para as mais baixas. Ao longo do tempo, a passagem água da chuva vinda das áreas altas desgasta e esculpe o relevo no seu caminho, formando vales e planícies.
Uma bacia hidrográfica constitui-se no conjunto de terras delimitadas pelos divisores de água e drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A bacia hidrográfica é considerada a unidade territorial de planejamento e gerenciamento das águas.
Os principais rios africanos são o Nilo, Níger, Zambeze e Congo. O Nilo, considerado o rio mais importante da África, nasce em área de clima tropical a maior parte do seu curso atravessa o Saara.
Está localizada em grande parte no norte do país e uma porção do centro-oeste, nos estados do Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Roraima, Rondônia e Mato Grosso.
Endorreica: bacia que desagua em um lago ou em um mar fechado, não chegando ao mar aberto. Exorreica: bacia com águas levadas diretamente para o mar aberto.
Exorreica - Corresponde às bacias que escoam as águas dos rios em direção aos oceanos. Endorreica - Corresponde às bacias que escoam as águas para o interior do continente. Existem ainda: Arreica - Drenagem no qual o relevo não favorece o escoamento, esse ocorre em áreas desérticas.
Existem três tipos de rios: os efêmeros, os rios intermitentes ou temporários e os rios perenes. Os rios efêmeros existem somente quando fortes chuvas acontecem, que são as chamadas torrentes. Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano.
Tipos de drenagemEndorreica: São os rios que deságuam em outro lago ou rio.Exorreica: São os rios que deságuam no mar.Arreica: O rio não possui uma direção certa, simplesmente desaparece por evaporação ou por infiltração (existem rios que desaparecem no meio do deserto)
No Brasil, a maioria dos rios são perenes, como o Amazonas e o São Francisco, mas, no Nordeste brasileiro, a maioria dos rios são temporários, como o Jaguaribe e o Rio Piranhas-Açu. Esse tipo de rio ocorre muito em países árabes, onde são considerados um oásis.
Rios perenes: Os rios perenes são aqueles que correm durante o ano todo, mesmo durante a estação seca ou fria. Os rios perenes não secam devido ao fato de receber uma alimentação contínua e suficiente para manter o nível do rio acima da superfície terrestre mesmo na época de estiagem.
Rios intermitentes ou temporários – são aqueles que correm em apenas um período do ano, ou seja, secam nas épocas de estiagem. Existem casos em que essa dinâmica é natural, sobretudo em regiões de grande variação climática anual.
No Brasil essa bacia abrange 3,8 milhões de quilômetros quadrados, envolvendo sete Estados, são eles: Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Amapá. O rio principal da bacia, o Amazonas, é o maior do mundo, ele nasce na cordilheira dos Andes (Peru) e quando entra no Brasil é intitulado de Solimões.
Primeiramente, a bacia ou cintura pélvica é formada por três ossos denominados Ílio, Ísquio e Púbis, que se fundem a fim de formar o acetábulo (encaixe para o fêmur na articulação do quadril).
Está localizada no Brasil e em mais sete países da América do Sul, sendo eles:Bolívia;Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Colômbia;Guiana;Guiana Francesa;Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Peru;Suriname;Venezuela.
Além do Rio Nilo, há outros rios importantes para a África são o Congo e o Zambézia. Menos extensos, mas igualmente relevante, são o Senegal, o Orange, o Limpopo e o Zaire não podemos esquecer do rio vitória nome dado em homenagem a rainha da Inglaterra na época.
Neste episódio de Os Rios e a Vida você vai saber um pouco mais sobre o rio mais extenso do mundo, o Nilo. Ele flui do coração da África e é considerado a força vital de uma das maiores civilizações da Terra, a egípcia.
Lago Niassa ou Malawi, partilhado por Moçambique, Malawi e Tanzânia;Lago Tanganica, que faz a fronteira entre a República Democrática do Congo, a Tanzânia e o Burundi;Lago Kivu, que separa o Ruanda e República Democrática do Congo;Lago Eduardo e Lago Alberto, que separam o Uganda da República Democrática do Congo;
Região Hidrográfica é o espaço territorial brasileiro compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas, com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares, com vistas a orientar o planejamento e gerenciamento dos recursos hídricos.
A bacia hidrográfica pode ser entendida como uma área onde a precipitação é coletada e conduzida para seu sistema de drenagem natural isto é, uma área composta de um sistema de drenagem natural onde o movimento de água superficial inclui todos os usos da água e do solo existentes na localidade (Magalhães, 1989).
A bacia ou pelve é o conjunto de ossos que liga o tronco aos membros inferiores e sustenta o corpo. As fraturas na pelve ou bacia podem partir de traumas leves em idosos ou acidentes de alta energia em jovens. Os resultados variam de simples avulsões ósseas até disjunções pélvicas.
Como funciona a tração do trator?
Como surpreender com o pedido de casamento?
Como conseguir teste de paternidade gratuito?
Como funciona o 4x4 Grand Vitara?
Como funciona a classificação da NBA?
Quais os males que a sinvastatina pode causar?
Como funciona a saída óptica de áudio?
Como funciona a tração 4x4 do EcoSport?
Como calcular IR sobre fundos de investimentos?
Como tirar os anúncios do app YouTube no celular?
Como desativar as notificações do celular?
Como tirar as folhas do espinafre?
Como funciona o aplicativo Amor em Cristo?
O que é certidão de casamento com averbação?
Como funciona aplicador de comprimido?