São conhecidas como causas de aumento da lordose lombar doenças como distrofias musculares, nanismo e alguns tipos de artrites. Nessas situações, o aumento da curvatura da coluna ocorre por mecanismos distintos de cada afecção.
Estas curvas naturais são formadas pela forma das vértebras individuais que constituem a coluna vertebral. São muito importantes na absorção do choque para distribuir o estresse mecânico durante o movimento. Assim como, para ajudar a espinha dorsal funcionar de maneira adequada e desempenhar suas funções.
Como é feito o tratamento
Os exercícios que podem ser realizados em solo, como no pilates com ou sem equipamentos, ou na água, no caso da hidroterapia, são uma ótima opção para melhorar a postura global e corrigir a curvatura da coluna.
A cifose é uma curva com concavidade anterior que está presente na porção torácica da coluna (região mais central) e a lordose tem a concavidade posterior e está presente na cervical e lombar. Essas curvaturas funcionam como molas, auxiliando na absorção de impacto durante os movimentos do corpo.
Por Luciane Oliveira
Entre suas 33 vértebras, que se alternam com discos intervertebrais, passa a medula espinhal, via que transporta sinais elétricos do cérebro para resto do corpo. Tudo isso é responsável por manter seu corpo em pé. Ao contrário do que se pensa, ela não é totalmente reta, mas sim em formato “S”.
34 curiosidades que você vai gostar
Como é uma coluna normal? A coluna normal deve ser retilínea quando observada de frente. Porém, quando vista de lado, devem haver curvaturas normais chamadas de cifose e de lordose.
Esses segmentos fazem uma linha reta quando olhamos a coluna de frente. Porém, ao olharmos de lado, esses segmentos possuem curvas, que são: cifose (coluna dorsal) e lordose (coluna cervical e lombar). Essas curvas ajudam no equilíbrio da nossa postura e são determinantes para conseguirmos ficar em pé.
Em sua estrutura, a coluna vertebral apresenta curvaturas consideradas fisiológicas, a saber: Lordose/cervical (convexa ventralmente); Cifose/torácica (côncava ventralmente); Lordose/lombar (convexa ventralmente); Cifose/pélvica (côncava ventralmente).
Vários fatores podem causar a hiperlordose, entre eles: postura ruim, sedentarismo, lesão na região lombar, hérnia de disco, obesidade e gravidez. No entanto, a hiperlordose também pode estar associada a uma distrofia muscular, que faz com que a coluna se curve.
Como podem ser classificados os alimentos de acordo com sua AA?
Como ter o rosto de uma coreana?
Qual aplicativo para sacar FGTS emergencial?
Como saber porque meu nome está no Cadin?
Como compartilhar internet no celular LG?
Qual a margem de erro do primeiro ultrassom?
Como saber qual DLL está faltando no meu PC?
Como saber qual é o meu Quíron?
Como limpar a resistência da Air Fryer Walita?
Como sabemos o termo hematose se refere a passagem?
Quando é que não se confunde a letra G com a letra J?
Como identificar alimentos ultraprocessados?
Como saber a ploidia da célula?
Como é possível romper com as barreiras à inovação?
Quem foram os Pré-socráticos com o que eles se preocupavam?