Moral da história: como o verbo concorda com o sujeito, "pesar" deve ser flexionado no plural ("Em que pesem os argumentos do ministro, o presidente Lula deve..."; "Em que pesem as irreprocháveis observações do articulista, a banca optou por não anular a questão, o que compromete a reputação da instituição").
Exemplos: Em que pesem as suas contradições, a melhor tese ainda é a dele. A máquina estatal mostra-se ineficiente, em que pesem os esforços do governo. Em que pesem as dificuldades do momento, ele não recuará.
A expressão em que pese a, escrita com a preposição a, apresenta um significado diferente das expressões em que pese e em que pesem, escritas sem a preposição a. Em que pese a é sinônima de: por mais que desagrade a, ainda que lhe custe. Em que pese e em que pesem são sinônimas de: apesar de, ainda que, não obstante.
A expressão em que pese a, escrita com a preposição a, é uma locução prepositiva concessiva invariável. Portanto, o verbo pesar deve ficar sempre no singular. Usada para se referir a pessoas, indica que algo é custoso, desagrada, causa pesar, dor, incômodo a alguém.
A frase "O autor tem grave dever, qual seja o da lealdade processual" equivale a "O autor tem grave dever, o qual é o da lealdade processual". Se o antecedente está no plural, empregamos então "quais sejam": "Antônio possui algumas propriedades, quais sejam uma casa, um apartamento e uma chácara".
25 curiosidades que você vai gostar
1 a despeito de, não obstante, independentemente de, sem embargo de, nada obstante, malgrado. Exemplo: Apesar de tudo, sinto que nosso esforço valeu a pena! Apesar de que: 2 ainda que, embora, ainda quando, mesmo que, se bem que, posto que, conquanto.
O motivo é simples: se algo pesa a alguém e esse alguém é representado por uma palavra feminina que exige o artigo definido (feminino, é óbvio), ocorre crase (ou seja, fusão) da preposição "a" (de "pesar a alguém") com o artigo.
O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.
1 mesmo que, ainda quando, mesmo na eventualidade de que. Exemplo: Quero uma vida plena, ainda que diferente do que planejei. Embora: 2 embora, apesar de, não obstante, a despeito de, independentemente de, sem embargo de, conquanto, posto que.
Quais são os maiores desafios na atualidade para a proteção do direito internacional humanitário?
Para que serve água oxigenada 30 volumes?
Porque surgem manchas roxas no corpo?
Como Tobi deu o Rinnegan ao Nagato?
Quanto recebe um oficial do Exército?
Pode reprovar em 2020 Santa Catarina?
Como as pessoas se vestem em Israel?
O que ocupa o sertão nordestino?
Como fortalecer o músculo da alma?
Quem pode multar na Zona Azul?
Como é feito um estudo social?
Como usar o livro de encantamento no Minecraft?
O que é educação física inclusiva?
Como se vestir para um passeio de lancha?